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Loja Virtual

5 dicas para ter uma loja virtual de destaque

By 27/05/2022junho 6th, 2022No Comments

Estar presente no e-commerce com múltiplos canais é importante, mas é fazendo um bom trabalho na loja virtual que se consegue bons resultados e o escalonamento desejável nas vendas online. 

Atualmente, vender no e-commerce continua sendo uma oportunidade, mas é cada dia mais desafiador se adequar ao cliente que está mais exigente em relação às experiências da compra online. 

Neste artigo, vamos abordar dicas importantes para o empreendedor de e-commerce ter uma loja virtual de destaque. Continue a leitura e confira!

Os primeiros passos para vender online

Diferentemente do que muitos pensam, não basta apenas cadastrar os produtos e sair vendendo online. 

É preciso alguns passos para que o processo inicial seja bem definido, de forma a conseguir uma melhor organização interna quando a operação for ampliada. 

    • Registro online: O primeiro passo é abrir um endereço online para que a sua loja tenha um local virtual no qual o consumidor sempre será reportado quando precisar conhecer o vendedor. Nesta etapa, já é interessante contar com uma plataforma de gestão especializada em e-commerce para que as integrações com os canais de venda e parceiros de logística possam ser habilitadas. 
    • Integrações: A partir dos marketplaces, é possível vincular suas vendas em grandes canais já com audiência, sem grandes esforços, pois é um local que conecta consumidores e lojistas e traz vendas mais ágeis e seguras para o seu negócio. 
    • Organização interna: diferentemente do negócio físico, a loja online acaba sendo mais abstrata, por isso é importante contar com um ERP de gestão para visualizar estoque, vendas, área financeira e entregas. 

5 dicas para que a sua loja tenha destaque no e-commerce

Todo o comércio, seja virtual ou físico, precisa de estratégias para se destacar dos concorrentes. 

No meio virtual, no qual o concorrente está a um clique de distância, é importante contar com alguns cuidados para que o seu negócio seja referência na sua área de atuação. Confira algumas dicas que destacamos: 

Faça pesquisa de mercado

Para saber quais estratégias seguir, é importante estudar o mercado e os concorrentes. Entender quais são os potenciais “buracos” na sua área e poder preencher com anúncios, produtos e marketing é importante para encontrar os clientes. 

Integre a loja aos marketplaces

Quando se pensa em expansão de vendas no e-commerce, um caminho fundamental é o de integração a canais de vendas como os marketplaces. Com a possibilidade de integrar o seu ERP de gestão diretamente aos marketplaces, fica mais fácil ampliar as vendas e conquistar novos mercados. 

Considere os principais canais e avalie o mercado e o percentual de comissão de cada canal antes de realizar a integração. É nos marketplaces que a maior parte das vendas dos negócios virtuais iniciantes acontecem. 

Apresente bem o seu produto

Como citamos, os concorrentes no e-commerce estão muito próximos do consumidor. Assim, caso as informações do produto não estejam claras ou ele não tenha segurança na compra, logo o cliente passa a pesquisar em outros canais de venda e, certamente, encontrará o que procura. Na hora de criar bons anúncios para vender online, se preocupe em ter títulos atrativos, fotos de todos os ângulos do produto em boa qualidade e informações completas. Se contar com um chat de atendimento, então, a experiência do cliente estará completa! 

Conte com uma gestão integrada

Se o desejo é vender em diversos canais com o e-commerce, é importante contar com a automatização da gestão desde o início. Isso fará com que o negócio cresça de maneira sustentável e a loja se desenvolva com rapidez. Com a gestão financeira, de estoque, de vendas e de logística de entrega sincronizadas, o gestor passa a ter mais tempo para pensar no negócio de maneira mais criativa e menos processual, deixando que o sistema ERP conecte os setores e automatize alguns processos. Além das vantagens citadas, o ERP também realiza a emissão de notas fiscais, faz a gestão de estoque e cuida da integração dos parceiros de logística. 

Ofereça vantagens aos clientes

O cliente de e-commerce valoriza bastante as vantagens que terá ao fazer a compra na sua loja. Pelo fato de a pesquisa do produto desejado ser simples e rápida, ele pesa muito as vantagens na hora da compra. Muito mais do que só pensar no preço do produto, o cliente passa a analisar vantagens como Frete Grátis ou preço do frete, prazo de entrega e também “mimos” adicionais à compra. 

 

As vantagens de vender e expandir online

Acompanhando a tendência de consumo do consumidor que cada vez mais tem por hábito fazer as suas compras online, o lojista precisa considerar as vendas no e-commerce, seja em loja virtual, nos marketplaces e até mesmo nas redes sociais. Mesmo que se mantenha uma operação física, vender online traz muitas vantagens para quem deseja ampliar os negócios. 

Além disso, existem outros benefícios são importantes para quem está iniciando no comércio: 

 

  • Abertura rápida e econômica do negócio: o investimento necessário para começar um comércio online é bastante inferior se comparado ao investimento de um negócio físico. A agilidade para iniciar a operação também garante ao lojista que os lucros do comércio já saiam pagando os investimentos iniciais. 
  • Mais mobilidade e segurança: Com um ERP integrado, o negócio online também passa a ganhar nos quesitos mobilidade e segurança. O empreendedor de e-commerce poderá trabalhar de qualquer lugar, gerenciando as suas vendas, cobranças e entregas. Também existem diversos intermediários para garantir segurança e facilidade nos pagamentos, tanto para os consumidores como para o lojista. Lembre-se de que uma das principais preocupações dos compradores virtuais é o momento do pagamento. 
  • Oportunidade de oferecer boas experiências de compra: Para a reputação do negócio no ambiente online ser positiva, é importante que sejam realizadas bastante vendas e que as experiências de compra sejam bem avaliadas. Desde a pesquisa na loja até a entrega na casa do cliente, todo esse processo faz parte da jornada de consumo do cliente e conta como experiência de compra no seu negócio. É importante pensar em detalhes como navegabilidade, boas ofertas, vantagens, segurança e agilidade para que o cliente fique satisfeito no final do ciclo. 
  • Dar escalonamento de vendas ao negócio: Devido a oportunidade que o e-commerce proporciona aos negócios de estar em vitrines virtuais em múltiplos canais, é um formato importante para quem deseja escalar as suas operações e vender mais. 

 

Por que investir em marketing digital é fundamental? 

Quando se está no ambiente virtual, é preciso jogar o jogo conforme as suas regras. Investir em marketing digital é uma estratégia fundamental para quem está iniciando e também para quem já está consolidado no e-commerce.

Isso porque o público que compra online também consome conteúdo online, e é neste ambiente que o seu negócio deve marcar a sua presença digital. Seja por meio de anúncios, redes sociais, e-mail marketing, vídeos ou blogs, todas as estratégias de marketing digital são bem-vindas na hora de trabalhar a sua marca online. 

Conte com o auxílio de agências ou profissionais da área para que os esforços sejam direcionados para o público certo e terá bons resultados!

Gestão integrada para vender mais

Sempre que falamos em e-commerce e venda em múltiplos canais, a integração é uma premissa básica para o negócio dar certo. 

Os desafios de vender online e sincronizar as experiências, notas fiscais e entregas são muitas, mas o ERP de gestão integrada vem para descomplicar a gestão do negócio. E acompanhar todos os resultados do negócio em só lugar é essencial para atingir o retorno esperado.

Além de ser uma estratégia inteligente, que otimiza tempo e recursos do negócio para a administração da empresa, também aumenta a produtividade e faz integrações diretas com canais de venda como marketplaces e parceiros de logística, evitando erros e melhorando a experiência do cliente na compra online. 

Os desafios de vender online ainda são muitos, mas com a gestão integrada, o empreendedor passa a ter mais tempo livre para captar novos canais, fazer melhores campanhas de venda e pensar em novos produtos. 

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Artigo produzido pelo parceiro Bling.

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