Ter o melhor produto ou oferecer o melhor serviço nem sempre é o suficiente para que um negócio seja bem-sucedido.
Muitas empresas têm soluções excelentes, mas deixam de trabalhar de forma adequada a promoção e a divulgação da sua marca, o que impacta negativamente os resultados da operação.
E se considerarmos que as vendas hoje devem ser baseadas em relacionamento, mais importantes são os investimentos em boas estratégias de marketing.
Por meio delas é possível atuar de forma proativa com a base de clientes, além, é claro, de continuar trabalhando para ampliá-la.
Neste artigo, reunimos 5 dicas de estratégias de marketing que funcionam muito bem para ativar as vendas e reforçar as ações de retenção.
Como veremos, nem todas exigem investimentos volumosos. O mais importante é fazer um planejamento adequado, de forma a concentrar esforços nas iniciativas mais adequadas para o seu negócio!
1. Inbound Marketing
A proposta no inbound marketing é acolher e engajar pessoas e, assim, prepará-las para se relacionar com a marca ou receber a sua oferta.
Assim, no caso de uma loja virtual, a estratégia vai envolver tanto as produções destinadas ao blog, como as postagens em redes sociais, campanhas de e-mail marketing, mensagens enviadas via WhatsApp etc.
A partir daí, o objetivo é ter ações destinadas a fazer a atração do cliente e, na sequência, a nutrição do lead.
Importante registrar: a diferença em relação ao outbound marketing não está na mídia empregada, e sim no objetivo da ação.
No outbound, a proposta é promover e vender o produto ou serviço para um público-alvo por meio de uma abordagem direta.
Isso vai ser feito usando as mídias convencionais, mas também via anúncios nas redes sociais, via Facebook Ads, Google AdWords, LinkedIn Ads etc.
Enquanto no inboung teremos a criação de conteúdo e comunidade; no outbound a empresa precisa comprar tempo de exposição e atenção.
Essa é uma questão importante, até para evitar aquele pensamento de que inbound marketing exige não envolve custos.
Nas ações nas redes sociais, por exemplo, por melhor que seja o conteúdo, hoje é fundamental reservar recursos para a mídia paga. Num ambiente cada vez mais concorrido, o impulsionamento dos posts tornou-se essencial para as estratégias.
E o mesmo raciocínio é válido para outros tipos de abordagem, como a participação de sua empresa em feiras e exposições da sua área de atuação.
No próximo tópico, sobre marketing de conteúdo, vamos detalhar melhor as iniciativas mais adequadas para o sucesso do inbound marketing.
2. Marketing de conteúdo
A produção de conteúdo é um dos pilares mais importantes do inbound marketing.
A proposta é simples: criar um conteúdo relevante e informativo ao público-alvo, que poderá ser divulgado em alguns canais.
Um dos mais relevantes nesta estratégia é o blog, que funciona muito bem para o e-commerce, justamente pela possibilidade de se trabalhar diferentes formatos de conteúdo.
O sucesso depende, essencialmente, de um planejamento bem-feito, que começa pela defnição do público-alvo e, consequentemente, do tipo de informação ele busca.
Além da atração de leads mais qualificados, o principal benefício é a percepção do consumidor, que vai reconhecer a autoridade da marca.
Dicas relevantes:
– diversifique o conteúdo, explorando os vários formatos disponíveis: post blog, vídeos, infográficos e e-books, guias etc.
– elabore um calendário editorial é primordial, para alinhar os interesses da empresa, sem perder a atratividade para o públlico.
Se ainda tem dúvidas de como desenvolver ações nessa frente, veja este artigo Marketing de conteúdo para e-commerce: veja como fazer!
3. Redes Sociais
As redes sociais concentram muita audiência e, portanto, ajudam muito na geração de tráfego para suas estratégias de divulgação.
Além disso, são altas as chances de que as pessoas compartilhem informações sobre suas experiências de consumo.
Assim, é prioritário para o e-commerce participar dessa conversa e, sempre que possível, conduzi-la a seu favor.
Fique atento: os usuários consomem, produzem informação e partem para outra roda de conversas levando o conteúdo absorvido.
Ou seja, se o conteúdo produzido pela marca for interessante, essa pessoa vai atuar como uma promotora da marca, o que é algo bem importante no cenário atual.
Nesta era das vendas por relacionamento, vale ainda enfatizar a relevância das redes sociais para que a marca se aproxime de seu público.
A premissa básica para ter uma estratégia bem executada nas redes sociais é lembrar-se que estamos num ambiente informal, de interação. Portanto, é fundamental entender a linguagem de cada rede social e adotar o tom adequado.
É preciso, também, acompanhar de perto a evolução de cada rede. Para o e-commerce, Instagram e TikTok são as que mais têm se destacado, principalmente pela importância dos conteúdos em vídeo.
4. E-mail marketing
O e-mail mantém sua relevância para os consumidores e deve ser usado para estabelecer contato direto com o público.
Uma das ferramentas mais importantes, neste canal, são as newsletters. Boas produções nessa área ajudam o público-alvo a acompanhar as novidades do segmento.
A curadoria de conteúdos funciona bem para atrair o cliente. Por isso, é fundamental ter um instrumento de coleta de e-mails dos integrantes de seu target (pode ser um cadastro em sua loja virtual, ou mesmo na loja física).
E, para garantir a adesão, deixe explícito que serão enviados e-mails informativos e não deixe de disponibilizar a opção de cancelar o recebimento do newsletter.
Além disso, fique atento: cada vez mais, os consumidores exigem conteúdos devidamente customizados para suas necessidades, como detalhamos neste artigo sobre e-mail marketing personalizado!
5 . Técnicas de SEO
Mais do que inovar com as estratégias de marketing, é importante aplicar com excelência as ações que podem gerar resultados.
Como vimos, a produção de conteúdo é um dos principais pilares do marketing atual, mas ele deve ser aplicado com inteligência.
Reside neste ponto a importância da otimização dos conteúdos para os buscadores, como o Google.
Quanto melhor o posicionamento do link, maior o número de clientes que ele vai atrair.
E isso vale não apenas para o blog, mas para tudo o que é publicado na sua loja virtual, como as descrições dos produtos.
Sintetizando boas práticas de SEO para o e-commerce, podemos indicar:
– invista na produção de conteúdo original e relevante. Ele é o principal chamariz para atrair clientes, e tudo isso por um motivo: ele atende às necessidades do seu público-alvo, cria um relacionamento e conduz o consumidor pelo funil de vendas.
– redobre a atenção com o planejamento das palavras-chave. É importante estudar quais são as mais importantes no seu negócio, entendendo o comportamento de navegação de seu público. O desafio é tentar sempre encontrar um termo que seja muito procurado, mas não muito disputado pelos seus concorrentes.
– atualize sua estratégia permanentemente. Esta é uma regra básica para ter uma estratégia bem-sucedida de SEO: entender que se trata de um processo contínuo. Ou seja, é preciso monitorar os links e buscar novas informações que apontem mudanças nos critérios do Google. A proposta não é apenas chegar no topo, mas manter-se nele!
Detalhamos 5 estratégias de marketing consideradas fundamentais para o sucesso do e-commerce. O principal, no momento da execução, é organizar tudo com antecedência.
E atentar para a necessidade de mensuração adequada dos resultados obtidos. Esta é uma das vantagens do digital: a loja pode monitorar todas as suas iniciativas e, assim, concentrar esforços nas mais relevantes para o negócio.
Gostou do artigo? Quer mais dicas para o seu negócio? Leia também este artigo sobre Marketing de retenção: o que é como utilizar a estratégia no e-commerce.