Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Como melhorar a gestão dos pagamentos com cartão de crédito

By 28/03/2016dezembro 5th, 2022No Comments

É raro encontrar uma empresa que não possua um mínimo de controle sobre suas finanças. Seja a boa e velha planilha ou um sistema de gestão, eles sempre existem. Entretanto, há um furo em alguns deles: entre a venda e recebimento do dinheiro na conta pode existir um intervalo, principalmente no caso do cartão de crédito – e isso influi muitas vezes de forma negativa no fluxo de caixa e operação do e-commerce.

Se você não planejou estes fluxos durante a implantação do e-commerce e percebe problemas, é preciso fazer uma análise profunda de seus meios de pagamento, contratos com adquirentes e todos os detalhes envolvidos.

Para conviver com a burocracia e garantir o lucro, é preciso criar métodos e processos para controlar os recebíveis de cartões de crédito para saber se as vendas foram confirmadas – chargeback é sempre uma questão – e quanto foi realmente pago. As informações das adquirentes, os extratos eletrônicos, são fundamentais para a gestão das vendas com cartões.

A questão, claro, é que cada rede tem um modelo próprio de extrato eletrônico, o que complica muito a gestão e conciliação das vendas por este meio de pagamento. E, claro, o e-commerce precisa de uma boa ferramenta de conciliação que ajude o departamento financeiro a manter sua produtividade e reduzir esforço.

Os itens fundamentais do processo de recebimento com cartão de crédito

  • Administração das despesas financeiras – vendas feitas, taxas das adquirentes, tarifas de locação de terminais.
  • Controle de cancelamentos e chargebacks – é fundamental saber as comprovações atendidas, apuração de cancelamentos e evitar ao máximo o chargeback.
  • Gestão das operações de antecipação – é preciso saber quais foram as antecipações, em qual rede e o impacto delas no fluxo de recebimentos.
  • Contabilização e baixa das liquidações – se o sistema for separado do sistema de gestão, é importante ter todas as informações de liquidação e outros movimentos financeiros para que a contabilidade fique correta.

Ao implantar estes métodos o departamento financeiro ganha agilidade – e a sua empresa terá informações confiáveis e em tempo real dos recebíveis, garantindo uma melhor saúde financeira e planejamento mais realista.

Designed by Freepik

Compartilhe