Quem cuida da gestão do e-commerce no dia a dia precisa usar os diferentes recursos disponíveis no mercado. Nem sempre é fácil, contudo, escolher quais são as soluções mais adequadas para a necessidade de cada empresa.
Para ajudar nessa tarefa, preparamos um guia básico com 6 ferramentas essenciais para e-commerce.
Como mostramos a seguir, estamos falando de recursos (muitos deles, gratuitos) importantes para que a loja virtual consiga proporcionar uma experiência melhor para o cliente final e, ao mesmo tempo, acompanhar de perto os resultados.
O crescimento do e-commerce tem aumentado a exigência para que as operações se profissionalizem e, assim, tenham mais propriedade para explorar o enorme potencial das vendas online.
Desenvolvidas justamente para facilitar o dia a dia dos gestores, as ferramentas indicadas são bem intuitivas. Ou seja, o seu emprego no dia a dia não demanda que a pessoa seja uma expert em tecnologia.
O principal, então, é entender como essas ferramentas funcionam e como podem contribuir para a loja. Confira as dicas que separamos sobre cada uma delas!
O Google Analytics é uma ferramenta que coleta e faz a compilação dos dados referentes aos sites.
Para acessar os relatórios, basta fazer a configuração, por meio do registro de uma conta do Google, e indicar suas preferências, de acordo com as demandas específicas do seu negócio.
A partir daí, o gestor tem à disposição diversos tipos de relatórios relacionados ao tráfego do site, entendendo melhor o perfil do visitante e o seu comportamento antes, durante e após a visita.
É óbvio que ter acesso aos dados é importante, contudo, isso fará pouca diferença na sua operação se a empresa não definir os KPIs do seu negócio. Ou seja, os números devem ser analisados a partir dos objetivos determinados para a operação.
Ao integrar o uso do Google Trends ao seu planejamento estratégico, o e-commerce aprimorará suas atividades em SEO, marketing de conteúdo e campanhas de mídia paga.
Outro aspecto importante é o uso da ferramenta para impulsionar a criatividade do seu time.
Isso acaba acontecendo o Google Trends é uma ferramenta que indica o que está em alta no serviço de busca do Google que, vale lembrar, processa por dia cerca de 8,5 bilhões de pesquisas.
Ao acessar a página, o gestor consegue entender quais são os assuntos e termos-chave que estão despertando o interesse da audiência em todo o mundo.
Entre os filtros que podem ser utilizados para refinar a pesquisa, é possível indicar:
* o país de sua preferência;
* o período (última hora, por exemplo, caso tenha interesse numa busca em “tempo real”; ou período mais longos, uma vez que há dados disponíveis desde 2004);
* as categorias de produtos;
* e também o tipo de conteúdo que será pesquisado – imagens, notícias, Google Shopping e YouTube.
O acesso aos recursos do Google Trends é bem simples e o refinamento da pesquisa depende da estratégia de cada negócio. Para quem está iniciando o uso da ferramenta, a recomendação é fazer a inscrição na plataforma para receber alertas específicos sobre o segmento.
Ainda nessa linha de apoio às empresas, o Google ainda disponibiliza o Tag Manager.
A ferramenta foi desenvolvida para automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento nos sites. Ou seja, o principal ganho para o gestor de e-commerce é em relação à autonomia na hora de instalar pixels e scripts.
Por meio do recurso, então, é possível fazer esse tipo de configuração sem precisar abrir um chamado na área de TI.
E por que é importante ter tags? Simples, você consegue inserir vários pontos de monitoramento no site, o que vai possibilitar uma visão muito mais refinada sobre as atividades dos usuários.
E não estamos falando apenas do rastreamento de visitas, mas da possibilidade de ter também tags de remarketing do Google Ads e do Facebook, por exemplo.
O uso do Google Tag Manager é muito simples, assim como nos demais serviços do Google. Basta fazer o login e realizar a configuração da página.
Na linha do Google Analytics, o Hotjar é uma ferramenta ideal para que o gestor do e-commerce consiga otimizar o site e, claro, conhecer melhor o seu público.
O que ele mostra, de forma bem atrativa, é a movimentação de seus visitantes por meio de seus conteúdos.
O foco, então, é complementar a própria informação do Analytics, até porque estamos falando de recursos mais refinados para se analisar o comportamento dos usuários.
Entre os seus diferenciais, destacam-se, justamente, os recursos visuais, uma vez que o acesso às informações é feito por meio de mapas de calor, gravações da movimentação dos usuários e análises do funil de conversão e dos formulários.
Com relação ao acesso, existe uma versão básica gratuita da ferramenta, que coleta dados de sites com até 2.000 pageviews por dia.
No caso das opções pagas, é importante analisar as demandas do e-commerce e, assim, escolher o plano mais adequado para suas necessidades.
Olhando para as aplicações possíveis no e-commerce, a vantagem é conseguir visualizar as áreas que estão sendo ignoradas ou valorizadas no site pelos usuários.
Numa vitrine com vários itens, é útil ter como identificar quais estão captando a atenção do visitante.
Importante para aprimorar as estratégias de SEO do e-commerce, o Ubersuggest apresenta parâmetros relacionados aos primeiros resultados trazidos pelo Google.
Com isso, ao inserir palavras-chaves importantes para a loja virtual, é possível entender as iniciativas dos concorrentes e, claro, buscar estratégias que permitam melhorar o desempenho da empresa.
De forma simples, então, o gestor tem acesso ao título do artigo, link original, domínio raiz, número de visitas estimadas por mês, total de compartilhamentos gerados em mídias sociais e pontuação de domínio, o que também influencia no ranqueamento.
Considerando que o CAC – Custo de Aquisição de Clientes é um dos desafios do e-commerce, contar com esse tipo de ferramenta pode fazer a diferença, permitindo otimizar os investimentos em comunicação.
Também focada em otimização, a Semrush é importante para aprimorar as ações relacionadas à presença digital do e-commerce.
Basicamente, trata-se de um software que facilita bastante o marketing de conteúdo da loja, permitindo uma visão bem completa dos resultados das produções em diferentes canais online.
Assim, com base nos dados, fica mais fácil estudar possibilidades de crescimento da audiência.
Como acontece com outras ferramentas do gênero, o e-commerce deve analisar bem suas demandas para escolher entre os planos oferecidos pela empresa: Pro, Guru e Business.
Os valores dependem, essencialmente, da quantidade de palavras-chave que a empresa precisa monitorar e, claro, do volume de projetos que serão realizados.
Como vimos neste artigo, hoje o e-commerce dispõe de muitas soluções que podem ajudar a aprimorar suas estratégias e, assim, otimizar seus investimentos.
Além de facilitar a gestão do e-commerce, é importante lembrar que essa busca por aprimoramento faz muita diferença na relação estabelecida com seu público. Afinal, quanto mais assertiva for a abordagem feita pela marca, melhor a experiência proporcionada ao usuário.
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