Quer dicas para tornar os anúncios do Facebook mais rentáveis? Aqui estão! Use e crie as melhores campanhas no Facebook.
1. Use o Informações do Público para ter informação sobre seu público
Para começar clique em Informações do Público no Gerenciador de Anúncios. Na janela que vai aparecer, escolha pessoas conectadas à sua página.
Agora você verá as informações sobre a sua audiência. No menu horizontal, a primeira informação será a demográfica. Role a página até encontrar o menu dropdown na barra esquerda que diz “Pessoas conectadas a”. Embora você esteja usando a ferramenta na sua página precisa dizer qual o nome dela para o sistema.
Você verá uma variedade de métricas, inclusive idade e gênero, estilo de vida, estado civil, educação e trabalho.
Usando as informações que o Facebook reúne, crie novos públicos alvo e faça um teste A/B, ou acrescente este novo público às suas audiências. Use o que descobriu sobre o seu público para inventar anúncios que conversem com ele.
2. Alinhe o anúncio com a página de destino da campanha
O conteúdo do Facebook tem que se alinhar com o conteúdo da landing page por duas razões. Primeira: você terá maior pontuação por relevância do anúncio – e vai pagar menos pelo clique. Nos últimos anos, a competição pelos anúncios no Facebook levou ao aumento do custo.
Em segundo lugar, o alinhamento garante a sua taxa de conversão. Se a pessoa clicou, espera encontrar o que foi prometido. Em caso positivo, sua marca e seu site ganham credibilidade e clientes em potencial tenderão a confiar mais.
Confiança é uma parte importante das campanhas no Facebook – se o seu objetivo é vender um produto ou serviço – porque os clientes estão mais dispostos a compartilhar suas informações com uma marca confiável. Além disso, o bom alinhamento dos anúncios com as landing pages diminui abandono de carrinho.
3. Teste um elemento por vez
Em vez de criar diversos anúncios e usar o teste A/B, crie variações dos anúncios que convertem melhor e mude um elemento por vez.
Por exemplo: pegue seu anúncio com melhor performance, faça cópias e mude apenas o título em cada versão. Faça o teste. Depois de descobrir qual anúncio dá melhor retorno, teste outro elemento – a foto, por exemplo.
Lembre-se de fazer combinações de diferentes testes A/B. Depois de testar a manchete, experimente a descrição. De posse da melhor descrição, teste novamente as manchetes. E assim por diante.
4. Experimente exibições diferentes
Em vez de colocar o anúncio na coluna da direita da timeline ou usar os anúncios dentro da timeline, teste os locais de exibição também. Se você tem uma campanha com a coluna – e também anúncios para desktop e celulares – teste mexer no lugar de exibição e veja qual a performance.
O ideal é ter três campanhas ou conjuntos de anúncios: uma para a coluna da direita, outra para a timeline no desktop e outra para a timeline nos celulares. Isso permite que você controle melhor sua verba.
5. Conquiste novos públicos com campanhas de likes
Quando você cria uma nova campanha, sempre é possível excluir as pessoas que já curtiram a sua página. Veja como:
Faça o login e clique em criar anúncio no canto superior direito. Vai aparecer o administrador de campanhas. Role até conexões, clique em adicionar nova conexão, escolha Páginas do Facebook. Então selecione Excluir pessoas que curtem a página.
Esta é uma boa prática, já que a sua campanha é por curtidas – e pessoas que já curtem são irrelevantes.
6. Melhore o direcionamento com pixels de conversão
Se você instalar um pixel de conversão, pode excluir pessoas que já converteram, evitando impressões e cliques irrelevantes.
Na janela Editar o Anúncio: clique em Audiência personalizada > selecione excluir > o Facebook vai prover as audiências para o campo. Depois que realizar todas as configurações, cheque a mudança na visão geral das configurações.
7. Use geolocalização
Para economizar dinheiro, sempre crie regiões de interesse para o seu anúncio. O ideal é que cada campanha tenha como alvo uma única área porque o custo por clique varia muito.
Ao separar os públicos por regiões, você pode participar do leilão de forma justa. E apostar mais onde faz sentido – excluindo ou ignorando outras regiões que não interessam ao seu negócio.
Se seu negócio é só no Brasil, tenha em mente que você pode usar cidades ou CEPs para fazer isso.