A aplicação da Inteligência Artificial (IA) ao e-commerce proporciona inúmeros benefícios às empresas. Afinal, estamos nos referindo não apenas à otimização do trabalho, mas também à possibilidade de aprimorar a experiência do cliente.
Considerando que essa frente tornou-se uma das mais importantes para a decisão de compra, faz todo o sentido que as operações invistam cada vez mais em soluções que elevem o nível de satisfação do consumidor.
Neste artigo, mostramos quais são as principais aplicações de IA no comércio eletrônico. Confira!
1. Atendimento ao cliente
Uma das aplicações mais comuns de IA para o atendimento do e-commerce são os chatbots. Relatórios como o da Gartner indicam que, nos próximos anos, eles devem responder por pelo menos 25% das interações de atendimento aos clientes.
Hoje o mercado brasileiro dispõe de muitas opções, das gratuitas às mais avançadas. O principal, considerando o cenário atual do e-commerce, é avaliar a facilidade de uso e as possibilidades de integração com os demais sistemas empregados pela loja.
Ao organizar o fluxo de mensagens, vale lembrar que ele deve ser organizado para atender diferentes tipos de público.
O consumidor exige interações personalizadas, então, é fundamental que os chatbots estejam preparados para oferecer respostas adequadas para diferentes situações.
Uma das vantagens da AI é justamente a possibilidade de se empregar informações disponíveis sobre histórico de compras, preferências de navegação ou mesmo dados das contas.
E, vale lembrar, a proposta é que o chatbots possam resolver as questões mais simples e, assim, a equipe possa se dedicar aos casos mais complexos.
Ou seja, cuidar para que o sistema faça a transferência da demanda no momento adequado pode fazer muita diferença nos resultados do e-commerce.
2. Recomendações de produtos e serviços
Os sistemas de recomendação via IA estão muito presentes no dia a dia do consumidor, ainda que ele nem mesmo se dê conta.
Basicamente, eles vão filtrar as informações referentes ao usuário e, a partir delas, fazer ofertas mais assertivas.
No caso da loja virtual, a proposta é que os sistemas consigam fazer as sugestões de acordo com o perfil do cliente, como nos sistemas convencionais, mas com a vantagem da agilidade.
Como se trata de um sistema de machine learning, os resultados tendem a ser mais precisos e gerados em tempo real.
Outro benefício importante: a IA tem proporcionado ganhos também nas pesquisas online, uma vez que não se limita a analisar apenas a descrição dos produtos, baseando-se também nas referências visuais do usuário.
3. Segurança
A prevenção de fraudes é outra área que tem contado com a contribuição das soluções de IA.
As aplicações têm gerado redução de prejuízos para as operações e, consequentemente, criando ambientes seguros para os usuários.
Os sistemas inteligentes identificam atividades suspeitas, baseadas em padrões de comportamento dos clientes, a partir da análise de seus históricos de compra ou mesmo de navegação na loja.
Ainda nessa frente, as soluções podem ser usadas ainda em métodos mais eficazes de identificação, como autenticação biométrica.
4. Busca inteligente
Os sistemas de busca baseados em inteligência artificial têm se tornado cada vez mais sofisticados, acompanhando a evolução em termos de processamento de dados.
Um dos destaques dessas aplicações são as técnicas avançadas de processamento de linguagem natural (NLP) ou mesmo de análise semântica, que permite às operações avaliar também as intenções dos usuários no momento da pesquisa.
O refinamento dos filtros empregados é uma das vantagens, tornando os resultados mais efetivos para o cliente.
5. Remarketing
O princípio do uso do emprego da IA no remarketing segue a mesma lógica: com o aprendizado adquirido, a tendência é que as campanhas se tornem ainda mais assertivas.
Não é difícil entender porque as soluções têm impactado nos resultados. Afinal, com o processamento de um volume maior de informações, a proposta é prever atitudes e, assim, oferecer experiências realmente individualizadas.
Ou seja, estamos falando da possibilidade de as lojas ganharem escala nas abordagens personalizadas, o que gera maior engajamento.
6. Mensuração
As análises preditivas são os principais destaques da IA no caso da mensuração dos resultados das operações.
Além das aplicações mais básicas para o dia a dia, uma das possibilidades são as análises vinculadas a usuários específicos.
Estamos nos referindo, por exemplo, à oportunidade de prever o valor do cliente ao longo do tempo (LTV), possibilitando a criação de ações voltadas a consolidar base maiores de clientes fiéis à marca.
A IA facilita, ainda, a análise prescritiva que, baseada no comportamento do consumidor, indica o que precisa ser feito para se alcançar os objetivos.
Essas opções já vêm sendo empregadas com sucesso pelo e-commerce, mas o avanço das soluções inteligentes geram previsões mais precisas, ajudando, portanto, a otimizar os processos.
O feeling dos gestores continua sendo importante nesse cenário, mas as informações captadas e processadas podem ser usadas para garantir mais exatidão no planejamento das estratégias.
7. Precificação
Ainda recentes, o emprego da IA na precificação funciona para tornar as táticas nessa frente mais precisas.
Mais uma vez, a vantagem é a redução dos riscos, uma vez que é possível aplicar diferentes estratégias, até pela possibilidade de usar regras distintas para o catálogo de produtos.
O objetivo é otimizar o processo de tomada de decisão, de forma que a loja tenha como refinar o trabalho nessa área.
Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, os ajustes podem ser feitos em tempo real, com base na demanda, na concorrência e em outros fatores definidos pela empresa, como aumento das margens de lucro.
A proposta dos sistemas é simples: identificar padrões e, a partir daí, fazer previsões mais precisas.
8. Logística
Esse tipo de análise mais refinada também tem ajudado bastante na gestão do controle de estoque e no próprio serviço de entrega.
Neste caso, além da maior precisão nos resultados, pesa a favor da IA a redução de trabalho humano dedicado às tarefas de rotina e repetitivas.
Temos muitas soluções disponíveis, ainda, para otimizar as rotas de entrega, o que impacta positivamente no aumento da eficiência da logística.
Além desse aprimoramento, destaca-se a possibilidade de monitoramento em tempo real, importante para se prever, por exemplo, eventuais atrasos ou mesmo a necessidade de eventuais ajustes nos meios de transporte.
Como vimos neste artigo, hoje a IA está muito presente não apenas no dia a dia do consumidor, mas também na gestão das operações de e-commerce.
O aprimoramento da eficiência operacional é uma vantagem importante, principalmente se considerarmos que as demandas têm sido cada vez maiores para as empresas.
Oferecer melhores experiências é fundamental para assegurar não o sucesso, e sim a própria sobrevivência, até por termos um público cada dia mais exigente.
No desenvolvimento das estratégias, além das questões técnicas, é importante considerar as questões éticas.
Na medida em que assistimos aos avanços das possibilidades, como do próprio ChatGPT, importante para vários processos do e-commerce, temos que evoluir também no chamado “letramento digital”.
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