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Vendas

8 dicas de Mídia Social para preparar o Natal

By 15/10/2015abril 5th, 2022No Comments
rede social

Todo mundo já está pronto para a temporada mais quente do ano: as compras de Natal. E, sim, você pode usar seus canais de mídia social para aumentar as vendas, atrair mais tráfego e espalhar a sua marca internet afora. Nunca é cedo demais para construir e planejar sua estratégia para aumento de vendas, interesses, atividade e vendas online. Quem tem e-commerce já se preparou para o aumento das vendas em novembro e dezembro.

E os seus canais de mídia social são, sim, ferramentas que ajudam a aumentar a presença digital da sua marca, o tráfego e as vendas. Confira estas dicas para preparar seu negócio também para as redes sociais.

  1. Facilite o compartilhamento
    A difusão de produtos, listas de desejos e descobertas fica muito mais fácil com botões de compartilhamento bem colocados e otimizados. Assim, quando um cliente colocar um produto em uma lista de desejos ele também poderá compartilhar nas redes e marcar seus familiares ou amigos.
    Estas opções existem no seu painel da Plataforma JET. A referência na prática é a Amazon, que faz isso com clareza e leveza.
  2. Você incentiva a avaliação de produtos?
    Existem muitos produtos à venda online e muitos revendedores do mesmo produto – ou produtos parecidos. As avaliações de seus produtos são um ótimo jeito de se destacar da multidão. Ative as avaliações na sua Plataforma e crie campanhas para incentivar seus clientes a publicarem suas opiniões – muitas vezes basta um e-mail na hora certa para conseguir isso. Nos Estados Unidos, 88% dos consumidores consideram avaliações em sites como recomendações pessoais. Além de ter avaliações, é importante também interagir – deixar respostas em avaliações negativas, por exemplo, muda a forma como o consumidor as vê, transformando uma falha do processo em experiência positiva.
  3. Lembre que a experiência móvel é fundamental
    Já temos 10,1% dos consumidores brasileiros comprando de seus smartphones ou tablets – e o número vai aumentar cada vez mais. Nem todo tráfego móvel começa nas redes sociais, mas é importante saber como seu conteúdo nestes canais aparece nos aparelhos, principalmente quando você cria um bom chamado à ação neles. Se o internauta clicar no link de um produto no Facebook ele vai para uma página otimizada para telefones (e conexões móveis?)? Suas mensagens e imagens estão adequadas para este formato?
  4. Retargeting para clientes no Facebook e no Twitter
    Os consumidores começam a pesquisar os presentes muito tempo antes de comprar. Para se manter presente em suas vidas até que eles voltem para fechar negócio, você precisa criar campanhas de retargeting. Facebook e Twitter oferecem tags de retargeting para você criar e administrar a sua campanha e também existem redes de display que ajudam a aumentar a sua visibilidade. O importante, aqui, é ter as campanhas ativas nos canais apropriados.
  5. Crie guias de presentes para ajudar seu cliente
    Criar conteúdos direcionados para as necessidades de seus clientes é um ótimo jeito de conquistar engajamento e conseguir tráfego nas redes sociais. Guias de presentes são muito interessantes. Você pode criar estes guias por dados demográficos – para os pais, mães, crianças, fãs de futebol, por exemplo – ou por faixa de preço.
  6. Pinterest ajuda a vender
    A rede que mais converte, na mídia social, é o Pinterest. Isso faz dela o lugar perfeito para mostrar suas novidades e promoções no fim do ano. Se você criou guias de presentes, aproveite e replique a informação por lá, criando vários quadros por categorias – sejam elas quais forem.
    Colocar os botões “Pin It” nas fotos e páginas de seu site, permite também que seus clientes compartilhem seus achados por lá. Se você seguiu nosso guia para usar o Pinterest e implementou os Rich Pins, as usuárias da rede verão preço, descrição e disponibilidade dentro do Pinterest.
  7. Crie um plano de respostas e treine todos os envolvidos
    Sim, as redes sociais podem levar para o mundo o seu negócio, seus produtos, e todas as promoções que você colocar no ar. E há outras razões para estar por lá também. Os clientes usam as redes sociais para conseguir respostas ou reclamar. Por isso é preciso ser proativo e transformar os usuários em compradores da sua loja.
    Enquanto você planeja os recursos para administrar as redes sociais, sempre leve em conta o aumento das interações e conversas. Assim você vai ter uma equipe pronta para responder e ajudar seus clientes antes, durante e depois da temporada de fim de ano.
  8. Integre com suas outras ações digitais.
    Os clientes não se importam se viram seu post no Facebook, receberam seu e-mail marketing, viram a promoção na loja física, no site ou qualquer outro canal. Você é uma marca única para ele. Para você, pode ser que existam vários departamentos ou equipes diferentes – às vezes até em escritórios diferentes. Não importa quais canais, táticas ou locais estão envolvidos – o seu marketing tem que oferecer uma experiência idêntica em qualquer um destes ambientes. Integre as redes sociais em toda a sua cadeia de ações.

Sabemos que o fim de ano é um período estressante para todos que atuam no e-commerce, afinal é a data de melhor desempenho para todos. Planejar antes as suas estratégias de mídia social faz com que Novembro e Dezembro sejam meses mais lucrativos ainda – e sem muitos sobressaltos.

Via: ClickZ

Imagem: Pixabay. Geralt, uso livre

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