O Pinterest é a rede social das imagens. Seus clientes estão por lá, pinando como se não houvesse amanhã, criando wishlists e quadros com seus interesses. Já que a imagem é mesmo o centro da venda no e-commerce, você pode, sim, usar a rede para conquistar olhares – principalmente nas duas categorias mais vendidas no e-commerce brasileiro (moda e acessórios e cosméticos).
A rede social, que acaba de fundar seu escritório local, tem lá no site algumas dicas para a criação e configuração do seu perfil, bem como as melhores práticas dentro da rede. Confira aqui: https://business.pinterest.com/pt-br/getting-started . (Infelizmente o pdf com todas as instruções ainda está em inglês, mas as páginas já estão traduzidas).
Com mais de 70 milhões de usuários em todo o mundo, o Pinterest é a segunda rede social que mais gera tráfico para os sites (a primeira é o Facebook). Só que o Pinterest, gera o melhor ticket médio para o e-commerce no mundo inteiro. Pouco usada pelo marketing brasileiro, trata-se de uma rede importante para qualquer setor da economia digital.
- Adicione o botão Pin It às suas imagens
O botão é muito fácil de configurar (https://developers.pinterest.com/on_hover_pin_it_buttons/ ) aparece em hover sobre as imagens e torna mais fácil que os seus clientes espalhem suas imagens pelos álbuns.
A rede também oferece uma página em que é possível gerar automaticamente o seu botão (e outros widgets).
- Atenção à dimensão das imagens
Como todas as redes sociais que se prezem, também o Pinterest tem tamanhos de imagens ideais para publicação. Confira abaixo
(via Community Manager)
- Escreva uma boa descrição da empresa
É importante dizer quem é, onde está, ter seu site verificado pela rede (eles explicam como fazer isso na página institucional) e uma boa descrição do seu negócio.
- Crie álbuns que representem a sua empresa.
É uma oportunidade única usar painéis para mostrar o que a empresa faz. A Camiseteria criou vários bastante interessantes: Os Camiseteiros e o Camiseteria por aí e Reaproveite suas camisetas, bem ao estilo da marca – jovem, descontraída, acostumada com o cliente no centro do negócio.
[dica: eles têm uma página com as histórias de sucesso e você pode aprender com o que já foi feito]- Explore os Rich Pins
O Pinterest oferece 6 tipos de RichPins – que permitem adicionar detalhes específicos às imagens:
- App – incluem descrição e botão de instalação para que possam ser acessados diretamente do Pinterest (disponível apenas para iOS).
- Artigos – com título, autor, descrição e link
- Produtos – incluem preço em tempo real, disponibilidade e onde comprar
- Receitas – incluem ingredientes, modo de fazer e como servir
- Filmes – Classificação, elenco, opiniões/críticas
- Lugares – endereço, telefone e mapa (útil, por exemplo, para hotéis, restaurantes, bares)
- Otimize o Pinterest para os motores de busca
A ideia é garantir que os pins serão facilmente encontrados e levarão ao seu site.
- Escolha um nome de usuário otimizado
- Use palavras-chave na seção sobre;
- Links para o seu site;
- Diferencie os painéis;
- Imagens com as palavras-chave no nome e atributo alt, sempre;
- Use hashtags
- Aproveite para usar palavras-chave longas.
- Use palavras-chave que te interessam nos títulos dos álbuns
São elas que aparecem nos melhores resultados da busca, seja no site como no Google.
- Olhe sempre os números.
Crie conteúdo, teste, analise, crie mais, teste mais, analise mais. Dica: você só verá os números se seu site for verificado.
- Seja transparente e comunique os valores da sua empresa
Se imagens valem por mil palavras, imagine contar histórias sobre a sua empresa e o que vocês realmente fazem. Vale painel sobre as iniciativas de responsabilidade social, ecologia, medidas de eficiência.
[Isso vale para qualquer rede social: ser de verdade e transparente é fundamental, sempre]