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Clientes, Experiência e Atendimento

Loja de cosméticos online: por que tem tudo para dar certo?

O crescimento exponencial das vendas do segmento é uma boa razão para você considerar abrir uma loja de cosméticos online.

De acordo com a última edição da Webshoppers, publicada no início de 2023, o setor de perfumaria e cosméticos liderou o crescimento do mercado de e-commerce no Brasil em 2022, com uma alta de 21,2% em relação a 2021.  

A categoria, aliás, é uma das mais expressivas do varejo nacional. Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) confirmam que o setor gerou R$ 169 bilhões de vendas no varejo e oportunidades de trabalho para mais de 5,6 milhões de pessoas. 

Este foi um dos setores que mais se destacaram no período de isolamento social, com ênfase em categorias como as de hidratantes corporais e produtos para pele do rosto, ou mesmo do álcool em gel, cuja utilização tornou-se hábito comum no cotidiano do brasileiro.

A seguir, vamos entender melhor as vantagens de montar uma loja virtual de cosméticos.

Detalhe: ter um negócio online não significa abrir mão da loja física. Para quem já tem uma operação nessa área, o ideal é apostar no conceito omnichannel, ou seja, explorar as oportunidades nos diversos canais.

Abrir loja de cosméticos online: entenda o potencial

Mesmo diante das dificuldades do país no campo econômico, o e-commerce tem conseguido crescer nos últimos anos, comprovando que as vendas pela internet configuram excelentes oportunidades de negócios para quem deseja empreender.

Tanto é que temos assistido à evolução no uso das plataformas de e-commerce em praticamente todos os setores econômicos. Com a facilidade de acesso à internet por parte da população, não existe mais restrição: empresas de todos os ramos e portes podem ampliar suas oportunidades de venda com uma loja virtual.

Em meio ao cenário positivo do comércio eletrônico, um dos destaques é justamente o mercado de beleza e cosméticos.

Na 47ª. edição da Webshoppers, da eBit/Nielsen, essa categoria é apontada – como destacamos no início do texto – como a responsável por impulsionar o crescimento do setor.

A relevância do setor é fomentada, principalmente, pelo crescimento no número de pedidos, que, em 2022, alcançou a marca de 149 milhões, alta de 22,5% em relação a 2021.

A categoria de Cosméticos e Perfumaria liderou o ranking das mais pedidas. Ela manteve o ticket médio de R$ 123,00, o que tem ajudado a sua performance.

Ainda segundo o estudo da eBit/Nielsen, que é um dos principais do mercado, as categorias com ticket médio baixo são as principais responsáveis pelo expressivo aumento no número de pedidos em 2022. 

Perspectivas para a área de cosméticos

Mercado promissor em termos de oportunidades de negócio, a área de cosméticos e perfumaria exige alguns cuidados da parte dos gestores.

Primeiro, é preciso atenção: esse segmento ainda registra um alto volume de vendas em sites de fora do Brasil. 

Essa é uma movimentação importante, uma vez que significa que existe espaço para as operações nacionais aumentarem suas vendas.

Ao analisar as oportunidades na abertura de uma loja virtual de cosméticos, considere:

– não são apenas as mulheres que têm investido em beleza e impulsionado o crescimento do setor. O segmento masculino, apontam os especialistas, têm aumentado de forma exponencial nos últimos anos.

– além do autocuidado, as empresas têm normalizado o uso contínuo e recorrente desses produtos em todas as gerações, ainda que o mercado reconheça que os homens mais novos costumam ser consumidores mais ativos.

O Brasil figura entre os principais mercados mundiais. E as empresas nacionais ganham representatividade. Foi o que aconteceu com a compra da Avon pela Natura. O negócio fechado em maio de 2019 deu origem à quarta maior empresa mundial do setor.

Detalhe: para recuperar os investimentos a empresa aposta, justamente, na força das vendas multicanais, ou seja, um dos destaques é a importância das plataformas digitais.

Dicas para ter uma loja de cosméticos bem-sucedida

A “receita” para ter um negócio bem-sucedido na área de cosmético não é muito diferente da ditada para outros setores, porém, existem algumas especificidades.

Faça um bom planejamento

Como nos demais setores econômicos, para abrir uma loja online é preciso dedicar algum esforço ao planejamento do negócio.

Analisar com antecedência os fatores críticos é primordial, uma vez que é nesse momento que o gestor pode definir com mais precisão os melhores nichos de mercado para o negócio.

Nesse caso, estamos falando sobre determinar o público da loja (mulheres, homens, jovens etc.) e a área de atuação e outros detalhes que influenciam no posicionamento da marca. Maquiagem? Produtos para o cabelo? Produtos mais populares? Itens de luxo?

As possibilidades são praticamente infinitas, daí a necessidade de estudar bem os caminhos que podem ser seguidos e, claro, escolher os melhores fornecedores.

Independentemente da opção, garantir produtos de qualidade é o primeiro passo para ter um negócio bem-sucedido no setor de cosméticos e perfumaria.

Invista na experiência do usuário

Além de contar com os produtos de qualidade, ter sucesso na internet depende muito do tipo de experiência proporcionada ao usuário.

A primeira dica, nesse caso, é investir numa plataforma de e-commerce baseada no conceito omnichannel. O consumidor hoje trafega pelos diversos canais, então, ele precisa ter opções.

Loja física, website, mobile, redes sociais, aplicativos de mensagens,  marketplaces etc. É o cliente quem deve escolher como e onde se relacionar com a marca.

Pensando no momento da compra, certifique-se de contratar uma plataforma de e-commerce que ofereça a melhor experiência, desde a seleção dos produtos até a finalização da compra.

Importante, também, ter um sistema de vendas online focado em conversão. Ou seja, avalie as ferramentas oferecidas para a gestão a loja.

Pense nisso: para aproveitar os avanços da tecnologia é imprescindível ter um sistema que facilite as integrações. Não faz sentido deixar de contar com as inúmeras soluções disponíveis para organizar sua loja de cosméticos online.

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