Visitar várias lojas para buscar produtos e pesquisar preços é uma prática cada vez mais rara.
Devido à conveniência das plataformas digitais, um número crescente de consumidores prefere usar a tela do smartphone ou do computador para conhecer as opções do mercado, consultar a opinião de outros compradores, comparar valores e fechar negócio.
É por isso que abrir um e-commerce tornou-se prioridade para o varejo. Neste artigo, vamos mostrar por onde começar e abordar também quais são as ferramentas necessárias para fazer uma loja virtual funcionar. A proposta é tirar as dúvidas de quem está pensando em investir nessa área. Confira!
Por que devo abrir um e-commerce?
Para quem está iniciando uma empresa ou já possui um comércio, a abertura de um e-commerce é vantajosa por uma série de motivos. Listamos alguns:
– O e-commerce permite que você alcance o público de outras regiões, cidades, estados ou até mesmo países;
– A loja virtual é uma maneira de alcançar outros mercados sem os custos referentes à abertura de novas unidades;
– O e-commerce fica disponível para seus clientes 7 dias por semana, 24 horas por dia, aumentando suas chances de vender mais;
– O e-commerce vai ao encontro do cliente onde ele estiver por meio dos diversos dispositivos conectados à internet, o que facilita a comercialização de produtos;
– Hoje, o cliente busca empresas nas quais possa transitar livremente entre canais on-line e off-line, e um e-commerce facilita esse relacionamento;
– Enquanto o varejo convencional ainda está sofrendo para se recuperar dos efeitos da pandemia do Covid-19, o comércio eletrônico brasileiro passa por um período de franca expansão.
– A pesquisa da Neotrust, referente ao primeiro trimestre de 2021, indica que o setor registrou no período 78,5 milhões de compras online – um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O faturamento chegou a R$ 35,2 bilhões (72,2% a mais do que em 2020).
– A previsão de faturamento do comércio eletrônico para 2021 é de mais de R$ 110 bilhões, com crescimento esperado na faixa dos 30%, o que revela perspectivas bastante otimistas para as vendas online.
– Outro aspecto a ser considerado, além dos dados quantitativos, é a importância de a marca estar devidamente inserida no ambiente digital. O comportamento do consumidor hoje é omnichannel, então, as empresas devem estar disponíveis em todos os canais.
Como você deve ter deduzido, motivos não faltam para que um comerciante invista em um e-commerce. É por essas razões que agregar esse canal à estratégia de vendas tornou-se prioridade até mesmo para as grandes redes de varejo.
Quais são os documentos necessários?
Talvez você esteja se perguntando: o que é preciso para abrir um e-commerce?
Reunimos aqui as etapas para formalizar esse tipo de comércio:
1- Faça uma consulta pública para verificar se outra empresa já foi registrada com nome igual ou semelhante ao que você pretende adotar no seu negócio;
2- Se houver uma empresa já constituída com o nome escolhido, é preciso buscar outra opção;
3- Também é importante escolher um nome que tenha domínio disponível na internet;
4- Verifique nos órgãos municipais quais são os critérios para a concessão do Alvará de Funcionamento: alguns tipos de negócios exigem autorizações especiais, como a licença sanitária para o ramo de alimentação e a licença ambiental para atividades industriais;
5- Providencie o registro na Junta Comercial apresentando o Contrato Social da empresa, documentos pessoais dos sócios, a capa da Junta Comercial preenchida e os comprovantes de quitação de taxas cadastrais;
6- Quando o processo na Junta Comercial for aprovado, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE);
7- Solicite o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no site da Receita Federal. Para isso, você vai precisar preencher a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ), o Quadro de Sócios Administradores (QSA) e entregá-los nos Correios ou na Junta Comercial conveniada à RF;
8- Com o auxílio de um contador, obtenha a Inscrição Estadual da empresa, que será usada para o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
9- Além disso, providencie o cadastro na Previdência Social, que deve ser feito até 30 dias após o início das atividades e é obrigatório mesmo que a empresa não tenha funcionários.
Embora essas sejam orientações gerais, existem enquadramentos específicos, como o Microempreendedor Individual.
Por isso, é recomendável que o procedimento de abertura seja feito por um contador. Mesmo que recorrer a esse profissional gere alguns custos, trata-se de boa opção para poupar tempo e garantir que todos os procedimentos sejam feitos da forma correta.
Como criar a loja virtual?
Com a documentação pronta, é hora de fazer a sua loja virtual funcionar. Selecionamos um passo a passo para estabelecer seu comércio na rede. Confira:
Compre um domínio
O domínio é o endereço do seu comércio na rede. A compra pode ser feita na página registro.br. É recomendável comprar várias extensões, como sualoja.com.br e sualoja.net.
Escolha uma plataforma
É importante começar a sua loja com soluções profissionais. Por isso, quem leva o negócio a sério, tem planos de crescimento e quer atuar de forma eficiente sabe que essa é uma das principais escolhas.
Uma plataforma profissional é indispensável para acompanhar o crescimento do negócio e garantir a satisfação dos clientes.
Ela precisa ter alta performance, permitir a personalização, priorizar a segurança e se manter em evolução.
A JET, por exemplo, oferece plataforma com todas as características fundamentais para o sucesso de um negócio virtual:
– Modelo SaaS, que garante agilidade, segurança e escalabilidade;
– Possibilidade de personalização com ferramentas e layout adequados ao seu modelo de negócio;
– Atualização permanente;
– Diversas soluções para atendimento omnichannel, incluindo a integração para vendas via WhatsApp, com o ZapCommerce;
– Responsividade, ou seja, adaptabilidade a diferentes dispositivos móveis;
– Integração nativa com os principais marketplaces do país;
– Soluções para varejo e atacado.
Prepare o conteúdo
Em e-commerce, o conteúdo é fundamental. São as imagens e descrições que vão vender o seu produto. Por isso, é preciso preparar descritivos qualificados para as categorias de produtos e peças de divulgação para atrair clientes, além de uma estratégia voltada para as redes sociais.
Cuide da segurança
Cabe à empresa garantir a segurança dos dados de seus consumidores, bem como sua própria proteção contra fraudes.
Por isso, é importante investir em selos como o SSL, que atesta que as informações fornecidas pelo cliente ao site serão criptografadas.
Também é essencial contratar ferramentas antifraude, blindar o site e recorrer a softwares que sinalizem qualquer probabilidade de compra fraudulenta. Essas medidas dão credibilidade ao site e evitam problemas.
Planeje as operações
Quando o cliente clica em comprar, a empresa precisa estar preparada para todas as operações decorrentes dessa venda. Por isso, o gestor deve planejar:
– A logística: após a entrada do pedido, é necessário desenhar uma série de processos, como validação inicial, análise financeira do pagamento, retirada do produto do estoque, embalagem, entrega própria ou via transportadora etc.;
– O back office: integração da plataforma de venda aos sistemas de controle financeiro, emissão de notas fiscais e gestão do estoque, entre outras operações.
Invista em marketing
Apesar da facilidade de abrir um negócio virtual, o empreendedor deve se preparar para enfrentar uma grande concorrência.
Isso requer uma estratégia de marketing voltada para três etapas fundamentais: aquisição, conversão e retenção de clientes.
Abrir um e-commerce deixou de ser opção para as empresas — tornou-se necessidade. Realizar esse processo é muito mais simples quando você pode contar com um time qualificado que oferece a estrutura e a orientação necessárias.
Então, não perca tempo! Converse com os especialistas da JET e descubra a melhor ferramenta para criar um e-commerce de sucesso. Nosso time está preparado para orientar sobre o passo a passo da sua entrada no ambiente digital.