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Dicas para Vender Mais

Ações de promoção e atração: inspire-se com essas dicas!

By 25/11/2022dezembro 1st, 2022No Comments

Com o aumento da concorrência no e-commerce, é prioritário que as lojas virtuais procurem diversificar suas estratégias de marketing. 

E, neste contexto, as atenções devem ser redobradas com as ações que ajudam a promover a marca e atrair novos públicos.

Como mostramos neste artigo, nem sempre é preciso investir em ideias mirabolantes, ou que exijam muito investimento. Iniciativas simples funcionam para essa área, desde que sejam bem planejadas e executadas.

Com base nas experiências que temos visto com nossos clientes, listamos abaixo algumas iniciativas que podem ser úteis para o seu negócio. Confira!

Como atrair clientes e promover o e-commerce?

No dia a dia, nem sempre os gestores de e-commerce aproveitam a força das ações promocionais para ativar as vendas. Para evitar esse tipo de problema, o segredo é organizar-se com antecedência.

Se as iniciativas forem devidamente planejadas, fica bem mais fácil executá-las dentro dos prazos estipulados e também monitorar os resultados.

Acompanhar o retorno de cada iniciativa é fundamental, uma vez que isso permite fazer os ajustes necessários e, a partir daí, alcançar metas mais ousadas.

Para inspirar o seu planejamento, listamos a seguir 6 ações funcionam bem para e-commerce:

  1. Distribuição de amostra grátis

A distribuição de amostras grátis é uma ação importante para vencer a resistência dos clientes que ainda não conhecem os seus produtos.

O sampling (termo em inglês que designa esse tipo de ação) é usado com frequência no ramo alimentício e no setor de cosméticos, e pode ser mais bem aproveitado no comércio eletrônico.

O ideal, nesse caso, é que a loja aproveite a entrega de determinada compra para incluir o item.

É uma forma de agradar o cliente e também de permitir que ele conheça outros produtos da sua empresa.

Redobre a atenção com a escolha do público-alvo que será ativado com a ação. Não faz sentido fazer essa distribuição de forma aleatória, até porque ela envolve custo.

A dica é fazer uma ação bacana, com um grupo reduzido, e não trabalhar necessariamente com grandes quantidades.

Assim como nas demais ações desenvolvidas para promover e atrair clientes, não deixe de mensurar os resultados: é importante monitorar o retorno da iniciativa.

  1. Realização de concursos

Organizar concursos entre os clientes é uma boa saída para divulgar a loja. Hoje, com o uso das redes sociais, é bem fácil fazer esse tipo de ação.

Nesse caso, além das vendas, o e-commerce consegue algo cada dia mais valioso para as estratégias de divulgação: engajamento do público-alvo.

Para isso, é importante selecionar um prêmio atrativo, que pode ser um produto específico ou mesmo um cupom de desconto.

O prêmio é essencial, mas pense também na mecânica. Quanto mais simples, melhor, porém lembre-se de que a proposta é envolver o cliente.

O concurso pode contemplar breves questionários sobre o produto ou o envio de frases, histórias, de fotos, vídeos etc.

Certifique-se de esclarecer bem as regras e de ser transparente na divulgação dos resultados.

  1. Promoção de vendas imediatas

O sentido de urgência é um gatilho mental importante para o consumidor. Imaginar que está perdendo uma oportunidade única é algo que costuma estimular o cliente a fechar a venda.

Na execução dessas estratégias, funciona, por exemplo, o uso de contadores de dias, horas ou quantidade de produtos.

Não se descuide da comunicação, uma vez que o cliente deve ser impactado de forma incisiva para se convencer de que se trata de algo exclusivo, para determinado período.

Na escolha dos produtos, você tanto pode optar por um que tenha baixa rotatividade, como por aqueles que são chamarizes importantes para a loja.

Ações desse tipo podem ficar mais atrativas se você associar as vendas instantâneas com datas comemorativas ou simbólicas, como o aniversário do e-commerce.

  1. Oferta de combos de produtos

Simples de executar, os combos de produtos não apenas ajudam na promoção das vendas, como podem ajudar a elevar o ticket médio da loja.

Os clientes da JET Neo realizam essas ações com frequência, até pelas facilidades oferecidas pela plataforma. Bastam alguns cliques para fazer a configuração dos itens que serão contemplados nas vendas cruzadas.

Estamos falando sobre a distribuição de cupons de desconto, ações do tipo “leve 3, pague 2” ou de oferta de kit de produtos. É possível também programar o envio de notificações e de e-mails para promoções mais elaboradas.

Algumas dicas para potencializar os resultados:

Ofereça vantagens efetivas para os clientes. O kit de produtos deve ter um preço atrativo, menor do que se fossem comercializados individualmente;

Os itens oferecidos devem fazer sentido em conjunto, ou seja, devem ser complementares.

No comércio de moda, podemos combinar peças (uma calça que pode ser usada com a camiseta escolhida pelo cliente, por exemplo). 

Na área de produtos eletrônicos funciona oferecer acessórios que geralmente são utilizados com aquele item.

Assim como acontece com outras promoções, além da divulgação da marca esse tipo de iniciativa pode ser útil para queimar estoque.

  1. Reversão de abandono de carrinho

Ao elaborar o planejamento de ações promocionais para o e-commerce, não deixe de incluir iniciativas específicas para reverter carrinhos abandonados.

Esse índice deve ser acompanhado com atenção, uma vez que é alto nas lojas virtuais e as reduções, portanto, impactam o faturamento.

Entre as iniciativas que ajudam, é importante estudar:

— alerta de redução de preço;

— recomendação de produtos similares;

— oferta de combos de produtos;

— ofertas segmentadas

Na execução dessas iniciativas, o ideal é usar as ferramentas disponíveis na plataforma de e-commerce e também soluções oferecidas por terceiros.

  1. Cupons de desconto

Uma das vantagens dos cupons de desconto é que eles geram recorrência de compra e fidelização dos clientes.

Em tempos de aumento da concorrência, como tem acontecido com o comércio eletrônico, é primordial incluir no planejamento estratégias que ajudem a aproximar a marca do consumidor.

Ao organizar suas ações, considere que os cupons podem ser empregados de forma diversificada. Ou seja, é importante considerar os seus objetivos com a ação.

Para ajudá-lo, listamos ações que podem ser realizadas a partir do uso de cupons de desconto:

Promoções segmentadas

O ideal aqui é privilegiar o cliente recorrente ou aquele que mantém um ticket médio elevado em suas aquisições.

Fique atento: diferencie, também, o tipo de desconto que será oferecido na primeira compra.

Para os clientes fiéis, uma boa saída é reservar cupons para datas comemorativas ou ocasiões especiais, como aniversário do consumidor.

Ações cooperadas

A automação de marketing é uma aliada das lojas interessadas em trabalhar em parceria e essa possibilidade deve ser explorada.

Do ponto de vista da tecnologia, hoje é bem simples gerar um cupom de desconto especial para clientes de outras lojas, basta que ele digite determinada sequência na finalização da compra.

O mais importante é cuidar da orientação estratégica da ação, questionando se aquela oferta faz sentido para o seu cliente.

Por que desenvolver ações personalizadas?

Construir uma marca de sucesso no e-commerce depende, cada vez mais, do quanto a empresa investe no relacionamento que mantém com seu público.

As ferramentas de automação têm facilitado muito o trabalho, assim como a possibilidade de reunir dados sobre os consumidores, e esses recursos devem ser empregados para personalizar as iniciativas.

Temos um público mais exigente e uma das questões avaliadas é justamente o atendimento diferenciado.

Como você viu neste artigo, no caso das ações promocionais existe um leque enorme de alternativas que podem ser utilizadas para promover o seu e-commerce e atrair novos clientes.

Para não desperdiçar tempo, nem recursos, fique atento para planejar-se adequadamente, cuidando também da parte de mensuração.

É por meio do monitoramento que a loja virtual consegue aprimorar suas atividades, porque consegue refinar melhor suas estratégias de segmentação e, assim, fazer ações que realmente são pertinentes para o seu público-alvo.

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Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil.

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