São vários os processos que envolvem a operação de e-commerce. Unir todos eles em uma única ferramenta de gestão empresarial facilita a execução das rotinas, ajuda na redução de gastos e até de erros inaceitáveis em uma empresa confiável, como a venda de produtos esgotados nos estoques. Um erro humano que pode prejudicar todo o tempo e o dinheiro investido para a consolidação da marca. O Enterprise Resource Planning, ou simplesmente Sistema de Integração de Gestão Empresarial, é o software mais indicado para resolver as questões, mas alguns cuidados básicos são importantes para a sua eficácia.
É muito difícil encontrar um sistema que atenda a 100% das necessidades dos negócios. Pesquisar as diversas fornecedoras do ERP para selecionar a de maior encaixe ao perfil da empresa tira de cena todas as dúvidas quanto à necessidade de adotar a ferramenta – que, aliás, costuma exigir um investimento mais alto, por isso esse passo é tão importante. Apesar desse cuidado, é sempre possível customizar o software para a parametrização com os procedimentos da empresa, porém o gasto será um pouco maior.
Implantação
Existem duas opções para o empresário que decida implantar a ferramenta. Ele pode tanto adquirir os direitos de uso de um sistema pronto, o qual terá de ser constantemente atualizado e executado por uma equipe especializada, quanto contratar uma empresa terceirizada, responsável pela manutenção do software e pelo suporte. A primeira opção é a mais custosa ao empreendedor.
Passada essa fase, vem um dos pontos mais delicados do processo, a implantação. Como tudo que é novo costuma assustar, ela pode causar um choque cultural na empresa. Treinar a equipe para ter sinergia com o sistema é fundamental. Ela precisará estar preparada para qualificar o uso do ERP.
E-commerce
A contratação de serviços de ERP é há certo tempo um tema polêmico dentro e fora das empresas. A insegurança parte principalmente dos custos da ferramenta, que quando bem utilizada traz benefícios como a otimização do fluxo de informação e da tomada de decisões, segurança aos processos e, o melhor, reduz os custos da empresa. Ou seja, o retorno é garantido.
Segundo Fernando Mansano, diretor de engenharia de software da JET e-Commerce, o ERP permite ao empresário colocar em práticas ações que visam a qualidade do serviço prestado e o bom atendimento. Os e-consumidores são os primeiros a sentirem o efeito de uma loja virtual sem a integração dos sistemas gerenciais. “O cliente pode ser vítima da ausência de um ERP (ou de um bom ERP) ao comprar um produto e receber outro e, o que também é muito comum, com os atrasos nas entregas”, exemplifica Mansano.
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