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Marketing e Campanhas

Adwords para e-commerce: 7 motivos para investir

By 02/04/2019abril 5th, 2022No Comments

Os serviços de busca são a porta de entrada dos usuários para a internet e, no caso do Brasil, o Google lidera com folga nessa área de pesquisa.

Resulta daí a importância do Adwords para e-commerce, que é a plataforma de publicidade da empresa.

Para gerar resultados, a compra de links patrocinados precisa ser feita por especialistas, uma vez que envolve técnica e o uso de ferramentas adequadas. No entanto, é importante que os gestores tenham noções básicas sobre Adwords para e-commerce.

Isso vai ajudar no direcionamento estratégico das iniciativas, o que acaba impactando positivamente o retorno obtido com os anúncios. Este é o objetivo deste post. Você vai entender como fazer a compra desse tipo de publicidade e entender por que é importante investir nessa frente. Acompanhe!

O que é Adwords?

O Adwords é a plataforma de venda de publicidade do Google. É por meio do sistema que as empresas podem comprar links patrocinados na página do serviço de busca e também na Rede Display.

Nesse último caso, saiba que hoje a plataforma tem mais de 2 milhões de websites, vídeos e aplicativos parceiros, devidamente preparados para exibir os anúncios das empresas.

Além desse esquema de distribuição diferenciado, os links patrocinados também se diferenciam dos demais tipos de anúncio por causa de outras características únicas, como:

– Forma de pagamento. Para configurar o anúncio na plataforma o anunciante deve fazer a compra das palavras-chave que serão usadas nas mensagens.

O custo delas, por sua vez, é definido por meio do sistema de leilão. Ou seja, é preciso definir o valor máximo que o e-commerce está disposto a pagar pelos cliques recebidos.

Este é um detalhe importante e que permite maior controle por parte da empresa: você só paga se alguém interagir com o anúncio.

– Formato do anúncio. É possível trabalhar com textos, gráficos, vídeos ou banners, dependendo do tipo de anúncio selecionado. Quanto ao local da exibição, o anunciante pode escolher entre a Rede de Pesquisa, a Rede Display, Publicidade em Vídeo ou Google Shopping.

– Monitoramento. Os relatórios gerados pela plataforma precisam ser acompanhados com atenção. É a partir deles que a loja pode avaliar o desempenho dos anúncios e, com isso, fazer os ajustes necessários.

Esse tipo de análise contribui bastante para o dia a dia do varejo online, que passa a entender melhor o comportamento do seu público.

Por que investir?

É difícil pensar numa estratégia de marketing digital bem-sucedida sem o uso do Google Adwords porque ele é reconhecidamente bastante eficiente na geração de resultados rápidos, superando outras opções de publicidade nesse quesito.

Vamos ver nos próximos tópicos o que é possível obter no caso do e-commerce.

1- Ganhar clientes

O aumento da base de clientes é um dos objetivos que podem ser atendidos com os links patrocinados. A explicação é simples: os consumidores iniciam sua jornada de compra pela busca, então, se a marca estiver bem posicionada, tem maiores chances de conquistar o cliente.

2- Melhorar a reputação digital

Os anúncios no Adwords para e-commerce são importantes para elevar a audiência dos canais próprios do e-commerce, o que reverte em reconhecimento para a marca.

Principalmente no início dos projetos, não é fácil ter retorno rápido com a busca orgânica, daí a relevância dos links patrocinados. No caso do varejo online, analise com atenção as possibilidades de exibição no Google Shopping.

Uma estratégia bem desenvolvida no Google influencia positivamente na forma como a marca é percebida pelo público, até pelo fato de tornar-se mais conhecida.

3- Fidelizar seu público

A fidelização do público pode ser feita a partir da adoção de algumas estratégias, como o uso dos anúncios para a obtenção de cadastros de clientes.

O importante, ao planejar as iniciativas, é definir com antecedência o objetivo. A partir daí é possível fazer a configuração adequada, seja em termos de formato ou do perfil do público que se espera alcançar.

4- Fazer remarketing

Nesse caso, a proposta é que a mensagem da loja seja exibida para quem já interagiu com a marca. Para melhorar os resultados, lembre-se de que é imprescindível que o cliente entenda que a mensagem foi criada especialmente para ele.

A efetividade depende de uma escolha bem-feita das palavras-chave e da configuração em termos de segmentação.

Para entender como esse tipo de estratégia funciona, leia o artigo que preparamos sobre o assunto: Retargeting ou remarketing? Entenda as diferenças e como aplicar ao seu e-commerce!

5- Fazer promoções

O uso de argumentos mais promocionais é uma estratégia que também funciona no Adwords para e-commerce. Para isso, é importante atentar para a redação do título.

Quanto mais chamativo, melhor, principalmente se fizer algum tipo de “provocação”, ou seja, promover uma promessa irrecusável.

Para as promoções, pode ajudar também usar frases que sirvam para qualificar melhor o público, otimizando o trabalho de segmentação.

É o que acontece com a inserção de termos como “Só para mulheres” ou “Apenas para São Paulo”.

6- Mapear resultados

As possibilidades em termos de monitoramento são uma das principais vantagens do Adwords para e-commerce, uma vez que é possível acompanhar, com facilidade, as reações do público.

Entender o comportamento do usuário e do próprio funcionamento da plataforma são medidas importantes para elevar o retorno dos anúncios.

Lembre-se de que a publicidade no Google exige monitoramento porque envolve outras questões, além da exibição da mensagem.

Relevância da palavra-chave é um conceito importante e deve-se levar em conta os critérios determinados pelo Google, como a qualidade da página de destino.

7- Tornar-se autoridade na área

Tornar uma marca mais conhecida exige tempo. Mas o uso adequado do Adwords pode contribuir para isso, principalmente em função da rapidez na geração de resultados.

A conquista de mais autoridade também é influenciada por outras questões, como o fato de a marca ter mais seguidores em seus canais proprietários.

Esse é o tipo de retorno que pode ser obtido também com busca orgânica, porém, é provável que leve mais tempo do que com o uso de links patrocinados.

Como mostramos neste artigo, o Adwords para e-commerce tem um papel importante para o e-commerce, na medida em que a abordagem do cliente ocorre de forma diferenciada.

No dia a dia nem sempre é fácil administrar a execução das campanhas, daí a necessidade de recorrer à mão de obra especializada, de preferência parceiros certificados pelo Google.

Detalhe: como em toda estratégia de marketing, é essencial atuar de forma integrada. Ou seja, todas as iniciativas devem estar devidamente alinhadas com o planejamento do e-commerce.

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Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

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