Com o comércio pela internet, toda empresa pode expandir seu mercado e vender praticamente para o mundo todo.
Porém, como a rede é democrática, outros negócios também têm a mesma oportunidade, tornando a concorrência acirrada.
Para se destacar entre tantos fornecedores, é fundamental ter uma estratégia excepcional, e uma agência de e-commerce pode ajudar você a alcançar um resultado grandioso.
Sua empresa já conta com o apoio e a expertise de uma agência digital? Sabe como ela funciona e que vantagens um comércio virtual pode ter com seus serviços? Vamos falar sobre esse assunto e mostrar como essa parceria pode ajudar a alavancar as vendas e aumentar a lucratividade!
O que faz uma agência de e-commerce?
Como comentamos, a internet tem espaço para todos. Então, da mesma forma que ela permite que seu negócio esteja ali, outros fornecedores têm essa oportunidade também.
Isso significa que, ao buscar um produto ou serviço na internet, o consumidor terá inúmeras opções. Fazer com que ele ache a sua loja e se interesse em clicar no seu link é o grande desafio do comércio virtual.
Nessa rede de oportunidade para todos, para se destacar é preciso conquistar visibilidade online. Ela é o segredo para atrair consumidores e gerar a tão desejada conversão.
Embora a visibilidade online seja essencial para atrair clientes, ela não é o único requisito para o sucesso no comércio virtual. Depois de fisgar o cliente, é preciso garantir que ele tenha a melhor experiência possível na sua loja (desde a localização de produtos, passando pelo pagamento e a entrega) para conseguir fidelizá-lo.
Portanto, a agência é muito mais que um serviço de propaganda digital. Ela é uma especialista em comércio virtual que vai ajudar a adequar seu negócio às demandas do e-commerce. Dessa forma, será possível garantir a satisfação do cliente e seu sucesso.
Como a agência de e-commerce pode ajudar seu negócio?
Quer saber quais são os serviços que uma agência pode oferecer para promover o sucesso da sua loja virtual? Confira!
1- Avaliação do modelo de negócios
Além de uma boa ideia, o comerciante precisa estudar o mercado que quer explorar, seu público-alvo, seus concorrentes, fornecedores e o modelo de negócios que pretende aplicar.
Como essa prática é importante não só para uma loja física, mas principalmente para o comércio virtual, a agência vai ajudá-lo. Ela pode identificar pontos que necessitam de ajuste para que seu plano de expansão seja perfeito.
2- Implementação da loja
É importante começar a loja virtual de uma maneira profissional. Isso exige o uso de uma boa plataforma de e-commerce, com todas as funcionalidades que o cliente precisa para encontrar, escolher, pagar e receber o produto sem erros ou problemas.
Ao orientar a implementação, a agência cuida de todos esses detalhes necessários para abrir o e-commerce. Ela ajuda na concepção e no desenvolvimento da loja, na estruturação do site, na escolha do design, na publicação, na divulgação e também nas vendas.
Dessa forma, o comerciante proporciona todas as ferramentas necessárias para que o consumidor tenha a melhor experiência. Ele também consegue integrar a plataforma ao sistema de gestão e facilitar a administração do negócio como um todo.
3- Desenvolvimento e design
Um único elemento de design pode fazer toda a diferença entre uma compra e uma desistência. Mesmo que não tenha consciência disso, a disposição de elementos, a paleta utilizada e até mesmo as cores de um botão dão ao cérebro um sinal verde para a compra ou um alerta de que é melhor tomar cuidado.
Portanto, o design do site é de extrema importância! E ninguém melhor para fazer esse planejamento do que especialistas que conhecem todas essas implicações e as possibilidades capazes de gerar resultados.
Além disso, a agência vai ajudá-lo a elaborar boas descrições para seus produtos e serviços, bem como as imagens que as acompanham. Assim, o consumidor, embora não esteja tocando o produto, se sentirá seguro para comprá-lo.
4- Marketing digital
Agora sim, chegamos à parte de marketing. Percebe como a agência e o seu comércio precisam percorrer todo um caminho para chegar até aqui? A mera propaganda sem todo esse preparo pode ser efetiva para atrair consumidores, mas não para fazê-los comprar e voltar.
Nessa etapa, a agência digital vai propor ações para fazer o seu comércio aparecer nos resultados de busca do usuário da internet. Eles conhecem estratégias como links patrocinados, SEO (otimização para mecanismos de busca), e-mail marketing, social media, anúncios e outras táticas para trazer o consumidor à sua loja virtual.
5- Consultoria e gestão
Na parte de consultoria, uma boa agência disponibiliza uma equipe para ajudá-lo a otimizar e promover o sucesso da loja virtual. Eles mostrarão como utilizar as diferentes funcionalidades de uma plataforma para abordar o consumidor e impulsionar as vendas.
A consultoria também vai orientá-lo sobre como criar promoções e engajar seus clientes. Mostrará, ainda, como analisar métricas para identificar problemas e corrigi-los, aumentando sua taxa de conversão.
Quais os resultados da parceria com uma agência digital?
A venda pela internet apresenta dinâmica diferente. É preciso usar um conjunto de estratégias para atrair o consumidor e outro ciclo de ações para levá-lo à compra e promover a fidelização.
A agência de e-commerce tem o papel de fazer com que o gestor compreenda essa dinâmica e saiba utilizar os recursos online para gerar visitas e conversões. Assim, ele vai extrair o máximo potencial do negócio.
Sempre vale destacar que esse resultado exige parceria. Cada parte — o gestor e a agência — deve ficar plenamente ciente quanto às suas atribuições, o que gera ações coordenadas e complementares.
Além desses aspectos, a agência cuida da parte técnica e operacional necessária para o funcionamento da loja. Otimização do código, funcionalidade do site, mecanismos de segurança e layout também estão sob a responsabilidade desses profissionais.
Por outro lado, algumas questões do dia a dia devem ser realizadas pela loja. Os principais exemplos são as regras de funcionamento e os processos logísticos, incluindo a entrega ao consumidor.
No entanto, a agência pode ajudar a loja a desenhar esses processos com mais eficiência por meio da consultoria. Ela também pode utilizar o feedback obtido dos clientes para sinalizar aos gestores o que pode ser melhorado para garantir uma boa experiência aos usuários.
Ficou interessado em receber esse apoio para maximizar seus resultados? Quer descobrir 6 maneiras de uma agência de e-commerce ajudar sua loja virtual? Então, continue no blog e confira o post!
Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.