O ecossistema do e-commerce envolve empresas de diferentes áreas. Há uma boa razão para isso: o sucesso de um negócio online demanda conhecimentos diversificados. Nesse contexto, a contratação de uma agência digital deve ser considerada não apenas por causa da sua expertise na divulgação do negócio.
Um parceiro especializado em e-commerce não cuidará apenas dessa parte. Ele vai apoiar a gestão de marketing como um todo. Ou seja, ajudará na consolidação da marca, atuando para melhorar a percepção que o público tem sobre o seu negócio.
Este artigo foi pensado para solucionar suas dúvidas a respeito da importância da agência digital na implementação do e-commerce. Acompanhe!
Qual a vantagem de contratar uma agência digital?
O ambiente online tem gerado muitas oportunidades para quem tem um negócio, tanto que hoje não existe mais restrição: qualquer empresa, independentemente do porte ou setor de atuação, pode adotar um sistema de vendas via internet.
Sem dificuldades na parte operacional, uma vez que a contratação de uma plataforma de e-commerce resolve bem essa questão, o principal desafio para quem ingressa no segmento é criar diferenciais competitivos para a operação.
Como se destacar da concorrência? Como gerar tráfego para a loja? O que fazer para estabelecer uma relação diferenciada com os clientes? Como manter as vendas aquecidas durante todo o ano?
Enfim, há uma série de demandas que precisam ser atendidas para que a loja seja percebida de forma positiva pelo consumidor e possa apresentar bons resultados de faturamento.
É a velha história: não adianta ter um produto de sucesso sem investir em divulgação e em estratégias que ajudem o cliente a entender os valores que estão por trás daquela marca.
Esse é o papel da agência digital na implementação (e manutenção) do e-commerce. A sua especialidade é justamente organizar a materialização dos diferenciais do negócio.
Como veremos no próximo tópico, isso vai além da divulgação. Com a escolha de um bom parceiro, os gestores têm apoio no desenvolvimento das estratégias de vendas, na própria implementação da loja, sem falar na parte de design e de marketing digital.
Vamos ver como isso funciona na prática?
Quais atividades serão desenvolvidas pela agência?
Considerando a experiência das agências especializadas na implementação de e-commerce, a expectativa é que ela consiga apoiar o desenvolvimento das seguintes atividades:
Planejamento estratégico
O ideal é que a agência digital participe do processo de implementação da loja desde o início. Com isso, ela pode apoiar o planejamento estratégico, indicando as iniciativas que podem funcionar melhor em termos de comunicação.
Por mais que se busque informações sobre o assunto, é difícil competir com a experiência de quem é especializado nisso.
A partir da experiência adquirida em outros projetos, a agência tem como fazer recomendações a respeito das estratégias que serão adotadas pela loja no relacionamento com o consumidor.
Identidade visual e design
Quando se pensa na materialização dos diferenciais de uma marca, a construção da identidade visual faz toda a diferença.
Desde a escolha das cores, até a configuração do próprio layout do site, não são tarefa para amadores, uma vez que demandam conhecimento especializado.
Plataformas de e-commerce de primeira linha, como a JET NEO, garantem um alto nível de flexibilidade para os lojistas justamente por isso. Entende-se que a marca deve customizar o ambiente digital, facilitando a identificação por parte do público.
Fique atento: estudos realizados nessa área confirmam que o usuário relaciona a credibilidade da loja com a aparência do site. Ou seja, ao se deparar com algo amador, ele fica em dúvida sobre a seriedade da marca.
Marketing digital
Em relação às estratégias de marketing digital, a agência não é necessária apenas por deter as técnicas adequadas para lidar com esse ambiente.
As boas operações obtêm melhores resultados porque possuem experiência no emprego das ferramentas apropriadas para cada situação. Além disso, podem ajudar na escolha de outros parceiros, caso seja preciso ter apoio de empresas especializadas em áreas específicas.
Por mais intuitivas que sejam as plataformas de divulgação, por exemplo, é importante ter profissionais que consigam otimizar os resultados.
Isso vale tanto para iniciativas relacionadas ao marketing de conteúdo, como para a publicidade online. Google Adwords, Facebook e Instagram são hoje importantíssimos para qualquer estratégia, mas são também ambientes de ampla concorrência.
Ou seja, não basta ter os perfis ou mesmo programar algumas inserções pagas, é preciso ter pessoas dedicadas à execução e ao acompanhamento das iniciativas.
A manutenção de um blog corporativo também é complexa. Não se trata apenas de divulgação, mas de uma estratégia que visa a conversão de visitantes em clientes.
Para isso, todo o trabalho deve ser feito com base na jornada de compra do consumidor, que precisa ser acionado no momento correto, com a mensagem mais adequada.
E o que dizer das campanhas de e-mail marketing? Elas têm um papel essencial para o e-commerce, no entanto, precisam ser planejadas e executadas com cuidado para gerar bons resultados.
Bônus: entenda o programa de parcerias da JET
Ciente da importância que as agências têm para o sucesso dos seus clientes, em 2017 a JET e-business estruturou um programa para aproximar a empresa das agências, o JET Network.
A parceria é estabelecida com base nos seguintes diferenciais:
- A implantação da loja é realizada 100% pelo parceiro JET Network, o que elimina os eventuais conflitos de interesse.
- A JET e-business indica novos negócios e oportunidades para as agências, permitindo que as parceiras tenham como ampliar a carteira de clientes.
- As possibilidades de remuneração são diversificadas. A agência pode receber por indicações de clientes para a plataforma e pelo serviço de implantação ou pelo de suporte, se for o caso. Pode ser remunerada ainda com a venda de extensões, aplicativos e integrações.
- A JET apoia o marketing e a divulgação das agências, abrindo espaço nas suas plataformas digitais para promover os nomes dos parceiros. Além disso, o programa tem ações e verbas cooperadas para eventos, webinars e marketing.
- Entre os benefícios do JET Network, destacam-se ainda o programa de certificação completo para os parceiros e o canal de atendimento exclusivo.
No início de 2019, quando o programa comemorou um ano de atividades, a JET realizou a primeira edição do Prêmio JET Network.
Mais de 150 especialistas em e-commerce prestigiaram o evento, dentre eles algumas das mais importantes agências digitais do país.
Três agências foram premiadas como destaque 2018: Gnu, Auaha e Elocc.
“Avaliamos que o evento foi um sucesso. Um dos pilares do programa, desde da sua concepção, é a proximidade com parceiros e essa foi uma oportunidade de reunir em um só ambiente os profissionais que fazem o Programa acontecer. Estamos felizes, e muito otimistas para 2019”, comentou na ocasião Guilherme Lunardi, VP de vendas e marketing da JET.
Como você viu neste artigo, é difícil imaginar que no atual ambiente seja possível estruturar um e-commerce de sucesso sem investir na gestão de marketing. E, para um bom trabalho nessa área, é imprescindível ter uma boa agência digital.
Interessado em mais dicas sobre como melhorar a comunicação da loja? Confira essas dicas: Como divulgar minha loja virtual? (4 dicas da JET para seu e-commerce).
Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.