O conceito do Google Trends é bem simples: o objetivo é mostrar o que as pessoas estão procurando naquele momento em suas buscas na web.
Para quem tem um negócio, trata-se de uma ferramenta bastante útil, porque ajuda a detectar as tendências do mercado.
Pensando, por exemplo, na questão do engajamento do usuário, tão necessária para qualquer e-commerce, saber o que está sendo discutido pode ajudar na elaboração de conteúdos mais atrativos.
Assim como os demais recursos, o Google Trends é uma plataforma bem intuitiva, então, é fácil aproveitar os seus recursos, mesmo para quem tem pouca familiaridade com esse tipo de ferramenta.
Para o artigo de hoje, separamos algumas dicas importantes para que você entenda como os dados captados podem ser usados para orientar as estratégias do seu e-commerce. Confira!
O que é Google Trends
Lançado em 2006, o Google Trends é uma ferramenta do Google desenvolvida para mostrar o que está em alta no serviço de busca que, vale lembrar, processa por dia cerca de 8,5 bilhões de pesquisas.
Assim, ao acessar a página, é possível entender quais são os assuntos e termos-chave que estão despertando o interesse da audiência em todo o mundo.
Entre os filtros que podem ser utilizados para refinar a pesquisa, o usuário pode indicar:
* o país de sua preferência;
* o período (última hora, por exemplo, caso tenha interesse numa busca em “tempo real”; ou período mais longos, uma vez que há dados disponíveis desde 2004);
* as categorias de produtos;
* e também o tipo de conteúdo que será pesquisado – imagens, notícias, Google Shopping e YouTube.
A ferramenta permite realizar comparativos entre diferentes temas e disponibilizar também alguns compilados preparados pela equipe de dados do Google Trends.
Em março de 2023, por exemplo, foram reunidos dados sobre o Dia Internacional das Mulheres, mostrando as perguntas mais procuradas neste período, envolvendo o tema do feminismo e sobre Imposto de Renda, devido à abertura do processo de recebimento das declarações de IR no Brasil.
Como usar o Google Trends no e-commerce
Refletindo sobre o emprego do Google Trends no e-commerce, a ferramenta ajuda a refinar as estratégias de marketing de conteúdo.
Além de conseguirmos trabalhar com termos que estão em alta, o que é importante para o SEO dos conteúdos, os dados podem ser inspiradores para o planejamento das estratégias de abordagem do público.
Por exemplo, ao analisarmos os assuntos que estão entre as principais tendências, podemos usar esses temas em nossas postagens nas redes sociais, o que pode influenciar o engajamento.
Ao preparar o planejamento editorial do blog do e-commerce, também é possível detectar como os assuntos que serão abordados estão no ranqueamento.
Ao entendermos melhor o comportamento dos usuários nos serviços de busca, temos ainda como aprimorar a segmentação do público.
Num período de necessidade de otimização dos investimentos, como o que estamos passando, em razão da instabilidade econômica, os recursos do Google Trends são úteis para fazer um direcionamento mais adequado das campanhas.
No dia a dia do comércio eletrônico, a ferramenta ainda auxilia na programação das palavras-chave que serão selecionadas no Google Ads.
Antes de planejar as campanhas de links patrocinados, é importante avaliar as tendências de busca para entender o que pode render mais resultados junto à audiência.
Como desenvolver boas estratégias
Diante do aumento da competitividade no e-commerce, é praticamente impossível que uma loja virtual tenha sucesso sem ter um investimento em marketing digital.
Afinal, além de ter um ambiente apropriado para receber o consumidor, precisamos que ele conheça a nossa marca e seja atraído para as ofertas que estão disponíveis na loja.
Felizmente, os negócios online têm hoje inúmeras oportunidades para fazer essa divulgação. O principal, então, é investir na estratégia. O que terá mais impacto perante o público-alvo?
O Google Trends é uma das ferramentas que podem ser empregadas para fazer esse mapeamento.
Refletindo sobre as possibilidades em termos de vendas, pode ser importante para a estratégia detectar se os termos que serão empregados na campanha estão em ascensão.
Ao avaliar o seu desempenho em determinado período, você consegue verificar quais foram os picos e, principalmente, que tipo de pergunta o usuário fez em relação ao assunto.
Para o e-commerce, uma das possibilidades de refinar esta pesquisa é indicar que ela deve ser feita no Google Shopping.
Assim, seria possível entender como foi, no período de um ano, por exemplo, a busca pelo termo cropped, na categoria vestuário.
Neste caso específico, a busca mostrou que o termo esteve em alta em março de 2023, por causa de uma tendência de moda, o cropped tênis.
A peça é feita a partir de pares tênis (usando a parte do tecido e os cadarços para fazer o fechamento) e caiu nas graças de diversas influenciadoras.
Um e-commerce na área de moda poderia, então, usar o buzz em torno do assunto para promover a venda de croppeds, além, claro, de estudar se valeria a pena investir nesse tipo de produto.
Outra questão importante, ao se analisar esse tipo de tendência, é entender melhor o comportamento do público-alvo.
Neste caso dos croppeds feitos de tênis, por exemplo, a tal “onda” começou na Semana de Moda de Nova York, quando a designer de moda sustentável Cierra Boyd exibiu algumas de suas criações durante o evento.
Ou seja, a novidade tem relação com a busca de alternativas mais sustentáveis para a categoria de vestuário, a partir do aproveitamento dos recursos disponíveis.
Como aproveitar as melhores oportunidades?
Como mostramos neste artigo, o acesso aos recursos do Google Trends é bem simples e o refinamento da pesquisa depende da estratégia de cada negócio.
Para quem está iniciando o uso da ferramenta, a recomendação é fazer a inscrição na plataforma para receber alertas específicos.
Para isso, basta acessar a aba inscrições, no menu à esquerda da página do Google Trends, e selecionar os assuntos mais interessantes para o seu negócio.
Além do termo, é possível delimitar a região da pesquisa e o período no qual prefere receber as notificações por e-mail (uma vez por semana ou por mês).
Essa inscrição também pode ser feita de forma genérica: isso significa que você receberá, por e-mail, as principais tendências diárias de pesquisa.
Ao integrar o uso do Google Trends ao seu planejamento estratégico, lembre-se de que ele pode ser útil para pelo menos três frentes do seu negócio: SEO e marketing de conteúdo, campanhas de mídia paga e, claro, para impulsionar a criatividade do seu time.
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