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Operação, Logística e Estoque

As vantagens de oferecer débito bancário

By 13/08/2015dezembro 6th, 2022No Comments

Cartões de Crédito com carteira ao fundo

Em artigo recente, Luiz Antonio Sacco, diretor da Safety Pay, advoga a favor do débito bancário – e lista as vantagens desta modalidade sobre os muito usados boletos.

Um dos grandes obstáculos para o consumo no Brasil são as altas taxas de juros. O parcelamento – seja através de cartões ou outras formas – em geral é financiado pelo caixa da empresa e é uma forma de tentar driblar a dificuldade.

No entanto, o consumidor tem mudado seu comportamento. A pesquisa da e-Next mostrou que as aprovações de boletos são baixas e a tendência, por conta da insegurança com a economia, é que os pagamentos sejam feitos à vista. Segundo Sacco, cerca de 40% dos consumidores preferem pagar à vista.

Se hoje as vendas à vista representam cerca de 25%, existe, de fato, a oportunidade de alinhar as vendas reais com os 40% de consumidores que desejam pagar à vista – o que pode trazer um aumento na rentabilidade das lojas.

Mas todos os meios de pagamento à vista são iguais? A resposta é “não”.

A tradição fez com que o boleto fosse a opção de pagamento à vista hoje predominante. Mas existe também a possibilidade de pagamento por débito direto na conta – bem menos usada, embora esteja disponível em diversos meios de pagamento.

Quais são as vantagens?

1. Menos estoque alocado e aumento de lucro

Quando se gera um boleto, o comércio aguarda em média 5 dias úteis a partir da data de emissão para ter a confirmação do pagamento do cliente. E o estoque fica alocado. Em caso de negativa, o produto só volta a ser disponível depois destes cinco dias. Com o débito bancário, a operação acontece em tempo real. Converteu, ótimo. Não converteu, já fica disponível para outros clientes.

E sabemos que o estoque é capital investido e que tem grande peso no desempenho do e-commerce.

2. Mais capacidade de investimentos

A liberação de estoque – e capital – faz menos pressão no capital de giro, que fica liberado para investir em projetos estratégicos, como ganho de produtividade, expansão de vendas, conquista de novos mercados.

3. Mais qualidade no atendimento ao cliente

Quando o cliente paga um boleto, o dinheiro sai de sua conta corrente na hora. Ele assume que o comércio recebe a informação de pagamento no mesmo momento e espera que sua mercadoria seja rapidamente entregue. No entanto, o varejista recebe a informação dias depois e cria-se um descompasso.

Quando a transação é paga por débito bancário, a confirmação imediata facilita o atendimento, já que o comércio recebe a informação de pagamento em tempo real.

4. Menos fraudes e mais conversão

Os boletos são a vítima mais recente dos cibercriminosos. No débito bancário as chances de fraude são menores, porque as operações acontecem dentro do ambiente do banco do cliente. E, lembre-se que algumas desistências acontecem nos boletos por conta do processo: entre sua impressão e pagamento muitas vezes acontece a desistência.

Com o débito bancário você atinge uma infinidade de consumidores que, mesmo sem cartão de crédito, têm conta em banco e estão dispostos a comprar seu produto. Em tempo de crise, aproveitar cada oportunidade é o nome do meio dos empresários de sucesso.

Via: Administradores

Foto: Stevepb, Pixabay, uso livre

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