Com apenas quatro meses de atuação, entidade já conta com mais de 900 associados, entre lojistas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia da informação, mídia e meios de pagamento
Com crescimento ano a ano, superando a casa dos 20%, o e-commerce nacional deve faturar R$ 22,5 milhões em 2012, segundo previsão do e-bit. Além disso, no primeiro semestre de 2012, 5,6 milhões de pessoas fizeram a primeira compra online, somando 37,6 milhões de e-consumidores no Brasil.
Esses números, mais o histórico dos últimos anos, fazem com que o comércio eletrônico represente 1% do PIB nacional, fato único em um país da América Latina, de acordo com o estudo “América Economía Intelligence”.
E, para garantir que o e-commerce brasileiro continue prosperando, nasceu a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A entidade surgiu para reunir representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia da informação, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol do crescimento do setor. A ABComm é uma livre iniciativa, sem fins lucrativos.
Presidida por Maurício Salvador, Fundador e Diretor da Ecommerce School, a entidade conta com um conselho administrativo, onze diretorias específicas para áreas de atuações e mais sete coordenações regionais.
“A ABComm abre espaço para que micro, pequenas e médias empresas discutam as necessidades e desafios do mercado digital brasileiro. Esperamos ser reconhecidos como uma entidade conceituada de defesa da economia digital do País por nossa eficiência, credibilidade, responsabilidade social. Nossa expectativa está também em alcançar projeção e participação internacional”, afirma Salvador.
Dentre as missões da Associação, destacam-se: Promover Políticas Públicas para o setor; Capacitar micro e pequenos empresários do setor; Promover o empreendedorismo digital; Congregar os empresários e representá-los; Defender os interesses da economia digital; e ser um espaço de geração de negócios.
Em quatro meses de atuação, a ABComm já conta com mais de 900 associados, como: Uol, Dafiti, Giuliana Flores, Uniconsult, Total, Moip, Completa, Jet E-commerce, Hering, Droga Raia, entre outros.
Confira abaixo o quadro completo dos executivos integrantes da ABComm:
Conselho Administrativo
– Presidente: Maurício Salvador, Fundador e Diretor da Ecommerce School
– Vice Presidente: Solange Oliveira, atua na E-Vision Consulting
– 1º Secretário: Jacob André Gomes, da Contabilidade Virtual
– 2º Secretário: Bruno Coutinho, sócio-fundador da Aloha!
– 1º Tesoureiro: Alexandre Miranda, sócio-diretor na Duetto Collari
– 2º Tesoureiro: Guilherme Lunardi, diretor JET E-commerce
– Conselho Fiscal: Ricardo Zacho, diretor comercial da MZclick
– Conselho Fiscal: Gustavo dos Santos, Consultor da GS E-commerce
– Conselho Fiscal: Antônio Pinto, e-bit
– Suplente Conselho Fiscal: Marcos de Almeida, Ciashop.
Diretorias
– Novos Negócios: Edilson Flausino, EF9.
– Relações Governamentais: Mauricio Bursadin, ex-presidente do Partido Verde
– Mídias Digitais: Felipe Morais, gerente de Marketing e E-Commerce da Giuliana Flores e professor da Faculdade Impacta Tecnologia
– Relações Internacionais: Arsenio Pagliarini, consultora da Global Development Corp
– Meios de Pagamento: Etelvino Santos, diretor executivo da T3L Internet Business
– Capacitação: Tiago Baeta, diretor de operações do iMasters e idealizador do Projeto E-Commerce Brasil
– Desenvolvimento Tecnológico: Thiago Sarraf, executivo da Enken e líder de e-commerce da APADi
– Empreendedorismo e Startups: Juliana Lima, CEO da Slumdog
– Jurídica: Roberto Lagares, advogado da Lagares e Martins Sociedade de Advogados
– Métricas e Inteligência de mercado: em votação
– Crimes Eletrônicos: Renato Opice Blum, presidente do Conselho de TI da Fecomercio SP
Autor: Mauricio Salvador, presidente da ABComm