Trabalhar adequadamente a divulgação do e-commerce não é uma atividade secundária. Afinal, quanto mais tráfego na loja, maiores as oportunidades de venda.
Outro fator importante, nem sempre considerado, é que sem tráfego o e-commerce encontra dificuldades até para fazer análises mais precisas sobre o resultado de seus esforços, seja em termos de ofertas ou mesmo de condições de navegação da página.
Refletindo sobre as estratégias de divulgação, uma das formas de conseguir ampliar a audiência é pegar carona nos assuntos que estão em evidência na mídia e, claro, nas redes sociais.
É óbvio que essas iniciativas não devem ser realizadas de forma aleatória, uma vez que precisam atender às particularidades de cada negócio. Contudo, vale o registro de que elas são importantes para atrair a atenção do público e, por isso, precisam fazer parte do planejamento de comunicação da marca.
O que não pode faltar na comunicação do e-commerce?
Por uma série de razões, é fato que vivemos um período de elevação significativa nos custos envolvidos na aquisição de clientes.
Portanto, é natural que hoje as operações sejam mais seletivas em suas estratégias, procurando definir suas prioridades.
E faz todo o sentido ter esse cuidado, afinal, dificilmente a loja virtual consegue atuar com uma ampla margem de lucro.
Assim, é comum a preocupação em relação às ações que são imprescindíveis para quem faz vendas online. Infelizmente, não existe uma resposta-padrão para este caso.
No entanto, é possível afirmar que o ideal é manter o equilíbrio entre mídia orgânica e paga. Foi-se o tempo em que as empresas poderiam ignorar a necessidade de investimento.
Quem atua com redes sociais sabe que, cada vez mais, para se obter resultados, é fundamental olhar com mais atenção para as oportunidades de impulsionamento.
Numa visão mais estratégica, outro aspecto fundamental é atuar com base num planejamento consistente. Definir as ações com antecedência é a melhor forma de garantir o cuidado necessário não apenas na produção dos conteúdos, mas também na questão do monitoramento.
Sem investir tempo e recursos nessa tarefa, o risco é enorme, uma vez que a loja virtual não consegue nem mesmo realizar os ajustes necessários.
Como pegar carona com a mídia para atrair o público?
Olhando para essa programação que deve ser feita para as ações de divulgação, é essencial considerar a necessidade de reservar espaço para contemplar assuntos que estão em evidência na mídia.
Em muitos casos, é possível, inclusive, prever temas que poderão ser trabalhados a partir deste tipo de apelo mais “quente”.
Datas comemorativas se encaixam bem nesse quesito, claro, mas é possível avançar um pouco mais nessa análise, levando em conta os eventos que costumam movimentar o dia a dia da população.
Analisar os calendários oficiais das principais competições esportivas, por exemplo, pode ajudar na programação desses conteúdos.
O direcionamento mais ou menos incisivo depende da área de atuação do e-commerce, mas pela amplitude do assunto é possível atender diferentes perfis de público.
Como ter um planejamento mais flexível
Além desses eventos programados, é fundamental que a equipe de marketing também tenha flexibilidade para fazer a adequação necessária para contemplar assuntos que, por alguma razão, tornam-se fenômenos.
Apenas para citar um caso recente e que evidencia bem a força que um “assunto do momento” pode conquistar, vale a pena analisar os dados sobre a trend “volta do Neymar”.
Para dimensionarmos como o assunto movimentou a audiência, vale analisar o que aconteceu nas plataformas digitais da equipe santista.
Com a chegada do jogador, o perfil do Santos, no Instagram, cresceu 104% no número de seguidores, saindo de 4,3 milhões para 6,8 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela ComScore.
Nas redes sociais do clube, os números foram estratosféricos: 180 milhões de ações, considerando reações, shares, comentários, reposts, favoritos e loves; e o vídeo teve quase 500 milhões de visualizações.
O relatório divulgado pela ComScore também indicou o retorno da ação do jogador para o Mercado Livre, que obteve um recorde de engajamento no Instagram. Foram 2,7 milhões de ações.
E a prova do impacto desse tipo de notícia também pode ser obtida ao se analisar os resultados alcançados por influenciadores que comentaram o retorno do craque.
O jornalista Fabrizio Romano registrou um total de 26 milhões de ações, em 105 posts sobre o assunto.
Como aproveitar fenômenos de audiência
Outro caso emblemático de 2025 foi a repercussão da cerimônia do Oscar, em razão, principalmente, das indicações para Ainda estou aqui.
Neste caso, assim como no do esporte, trata-se de um tema que contempla diferentes perfis de público e, portanto, pode funcionar de chamariz para a comunicação do e-commerce.
Para entender melhor a percepção do público sobre a premiação este ano, a Opinion Box realizou a pesquisa Melhores do Cinema, em fevereiro, analisando o engajamento do público com o evento, suas expectativas e as opiniões sobre os indicados deste ano.
Alguns insights importantes para entender por que vale a pena para o e-commerce pegar carona nos destaques da mídia:
- 6 em cada 10 entrevistados manifestaram intenção de assistir à cerimônia;
- E veja que interessante: apenas 35% já tinham visto o filme no momento da pesquisa; 56% pretendiam assistir; e 9% não tinham interesse.
- 88% concordam que o cinema brasileiro precisa ser mais valorizado pelo público e 80% confirmaram que a indicação de Fernanda Torres e Ainda estou aqui gerou mais vontade de acompanhar o Oscar®;
- 76% declararam acreditar que o Brasil é capaz de produzir filmes tão bons ou até melhores do que os filmes de Hollywood;
- E 84% indicaram sentir mais orgulho de ser brasileiro com as indicações.
Como fica evidente nos dados apresentados, mais do que o evento em si, o trabalho com um evento que está em alta pode abrir outras possibilidades para a comunicação do e-commerce.
Neste caso, por exemplo, o momento seria propício para a produção de conteúdos relacionados de alguma forma ao cinema ou à cultura nacional, de forma mais geral.
Qual o impacto dos trending topics na estratégia de comunicação?
Além dos assuntos em evidência na mídia, o e-commerce pode se orientar também pelos trending topics. Neste caso, contudo, é fundamental fazer uma análise mais detalhada da situação.
O termo nasceu e ganhou força no X (quando ainda era Twitter), mas hoje está presente em todas as redes sociais, como uma forma de revelar o que está em destaque nas conversas.
Para as marcas, pode ser pertinente para sua estratégia participar daquela conversa, para ampliar sua visibilidade. Outro ponto relevante é que a análise também pode inspirar a equipe na produção de conteúdos e ajudá-la a se manter informada sobre as novidades.
Boas estratégias de marketing de conteúdo exigem, cada vez mais, conteúdos que sejam autênticos e que valorizem a relação que a marca mantém com seu público.
Neste contexto, faz sentido que se leve em conta a possibilidade de pegar carona nos assuntos que estão em evidência na mídia ou explorar melhor os trending topics para aumentar o tráfego obtido pelo e-commerce.
Como se pode deduzir, como em outras ações de divulgação, é essencial manter a linguagem e o “tom” da comunicação da marca, ou seja, não se pode tratar esse tipo de iniciativa de forma isolada.
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Artigo originalmente publicado em E-commerce Brasil.