Atenção, atenção, senhores lojistas: falta uma semana para o dia oficial da BlackFriday 2015 e todos já estão se preparando para as suas ofertas. Enquanto você faz os últimos acertos, os consumidores já estão se preparando para participar.
Em defesa do consumidor
Órgãos e entidades de defesa do consumidor já estão em ação, distribuindo dicas e produzindo material de apoio para os internautas.
Dois dias antes da BlackFriday, no dia 25 de novembro, a Fundação Procon de São Paulo irá publicar a lista de preços de mais de 100 produtos e serviços pesquisados nos três meses anteriores. “Será a primeira vez que pesquisamos com tanta antecedência”, disse a diretora do órgão, Ivete Maria Ribeiro.
Já Maria Inês Dolci, da Proteste, associação de defesa do consumidor, avisa que a entidade está pesquisando os itens de maior valor, como eletroeletrônicos e divulgará a lista de preços no dia do evento.
Para o presidente do ReclameAqui, Maurício Vargas, a tendência é que os lojistas adiantem um pouco a data, principalmente por conta do fim do programa de inclusão digital, conhecido como “Lei do Bem”, que isenta computadores, tablets, smartphones e outros eletrônicos do recolhimento do PIS/COFINS.
Para Vargas, a antecipação da liquidação dos itens servirá para que os varejistas evitem que a alta do imposto neutralize o desconto oferecido.
Mercado em movimento
Os lojistas já estão preparados para enfrentar o mercado – e as desconfianças dos consumidores. A maioria preparou páginas específicas para o dia e está com toda a estrutura pronta para comunicar-se com seus clientes.
No site oficial há lojas de todas as categorias cadastradas: perfumaria, beleza, saúde; moda; eletroeletrônicos, eletrodomésticos, livros, pacotes de viagens, passagens, eletrodomésticos, bebidas, acessórios… O mercado brasileiro está animado com a possibilidade de ser escolhido pelo consumidor no dia 27 de novembro.
Com o apoio de diversas entidades, a Black Friday 2015 promete aumentar as vendas. Em 2014, para lembrar, o evento movimentou R$ 81.986.167 (quase R$ 82 milhões), segundo a ClearSale, com 80 milhões de acessos simultâneos. E 96% dos usuários pretendem voltar a comprar na Black Friday 2015.
Na semana que vem, traremos mais notícias.