De olho na performance das lojas que empregam as soluções JET, em 2025 foram intensificados preparativos para a principal liquidação do ano para o varejo.
O esforço do time foi recompensado: não houve o registro de ocorrências relacionadas à instabilidade do sistema, apesar do aumento expressivo do tráfego.
E os resultados obtidos pelas lojas foram excelentes:
- o faturamento cresceu 41% no comparativo com 2024;
- o ticket médio subiu de R$ 460 para R$ 499;
- e foi registrado um aumento de 31% no número de pedidos.

O desempenho dos clientes JET ficou acima da média do mercado. Felizmente, este ano as vendas voltaram a crescer para o segmento, aproximando-se dos patamares de 2021.
Na sexta-feira, dia 28, o faturamento foi de R$ 4,76 bilhões, o que representou um crescimento de 11,2% em relação ao ano passado.
Os dados são da Plataforma Black Friday Hora Hora da Confi Neotrust, empresa de inteligência de mercado que monitora o e-commerce nacional.
Outra informação importante: o desempenho das vendas mostra que foi bem-sucedida a estratégia das lojas de promover ações durante todo o mês de novembro.
No acumulado de 1º a 27 de novembro, o e-commerce foram registrados R$ 39,2 bilhões em vendas, o que significou uma alta de 36,2% sobre 2024.
No número de pedidos o resultado foi ainda melhor, o e-commerce alcançou a cifra de 124,9 milhões, aumento de 48,8%.
Como já era esperado, em razão das condições econômicas, o tíquete médio caiu 8,5%, para R$ 313, considerando o acumulado. E, no dia 28, ele ficou em R$ 553,60 – em 2024, ele foi de R$ 634,40.
Uma das conclusões é que o consumidor brasileiro foi às compras durante todo o mês, mas deixou os itens de maior valor para sexta-feira, confiando numa oferta mais atraente por parte das lojas.
Veja os itens que responderam pelo maior faturamento da liquidação:
- TVs: R$ 443,2 milhões
- Smartphones: R$ 388,7 milhões
- Geladeiras: R$ 273,2 milhões
Confirmando a relevância das vendas online para a movimentação das lojas, é importante observar que o varejo físico registrou números bem menores: alta de 1,9%, em relação a 2024.
Segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), o crescimento no e-commerce foi de 16,1%.
A análise da empresa indica que, no varejo presencial, houve uma diluição das compras ao longo das duas primeiras semanas de novembro.
Quais os aprendizados com a Black Friday 2025?
Os dados já divulgados sobre a Black Friday confirmam não apenas a consolidação da data no varejo brasileiro, mas também o acerto das estratégias traçadas para o período.
Da parte do consumidor, a adesão ao digital ocorre em função da conveniência e da percepção de que o e-commerce consegue fazer ofertas melhores.
Neste caso, claro, destaca-se a questão do desconto, porém há outro fator relevante, que é o trabalho mais bem-feito com a base de clientes, de forma a disponibilizar ações exclusivas para esse grupo.
Este foi o momento de organizar, por exemplo, fluxos de mensagens específicas para os clientes via WhatsApp, fazendo a preparação para a data, criando senso de urgência.
Diante das expectativas, que eram positivas, as lojas online também investiram mais em suas operações, garantindo que os clientes tivessem experiências positivas, mesmo com o aumento do tráfego.
Ao monitorarmos os clientes JET, detectamos que os esforços realizados antes do evento surtiram efeito, porque as empresas não tiveram problemas e conseguiram prestar o atendimento adequado aos consumidores.
O desempenho acima da média do mercado reflete também os investimentos direcionados ao aperfeiçoamento da solução JET.
Foram muitas melhorias implementadas em 2025, a partir do emprego de camadas de IA em várias frentes, da busca à geração de relatórios.
Em linha com as demandas atuais dos clientes, a funcionalidade Venda via WhatsApp JET em ajudado (e muito) a aumentar as taxas de conversão das lojas virtuais.
Isso porque valoriza os benefícios da venda assistida, possibilitando ao e-commerce unir o melhor dos dois mundos: a facilidade da compra à distância, com o atendimento personalizado encontrado na loja física.
Seguindo a mesma premissa, o Personal Shopper da JET responde às exigências do consumidor omnichannel, que não diferencia mais os canais on e offline e demanda conveniência durante toda a jornada de compra.
E, com esse tipo de funcionalidade, o e-commerce diferencia-se dos modelos convencionais de loja virtual, oferecendo um atendimento mais humano e personalizado, o que faz muita diferença na conversão.
Como foi a preparação para a Black Friday 2025 na JET?
Foram três meses de preparação e, nas vésperas da liquidação, o time concentrou-se no acompanhamento das operações das lojas.
O monitoramento das vendas na sala de guerra começou na quinta-feira, dia 27.11, e durou até às 23:59 do domingo, dia 30.
A movimentação das lojas JET foi acompanhada em tempo real e assim foi possível comprovar a eficiência da operação.
Na JET, agora, as atenções estão concentradas nas vendas no período natalino e nas liquidações de verão.
Segundo projeção da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), o comércio eletrônico brasileiro deve registrar faturamento de R$ 26,82 bilhões no período de Natal de 2025.
Isso representará alta de 14,95% em relação ao ano passado e o montante está sendo estimado em função das vendas na BF 2025.
Para esse período, que tem uma demanda diferente da liquidação, uma vez que as compras se concentram nos presentes e não em itens de consumo próprio, os setores de maior destaque devem ser moda e acessórios, brinquedos, eletrônicos, produtos de beleza e itens de decoração.
Gostou do artigo? Quer mais informações para alavancar seus negócios neste período? Veja este conteúdo: Como colocar o vendedor da loja física no digital.



