Os resultados da Black Friday 2022 ainda estão sendo fechados pelos lojistas, porém, já se sabe que o desempenho da liquidação ficou abaixo das expectativas do mercado.
Na JET, o planejamento para assegurar os resultados para os clientes deu certo: as lojas que usam a tecnologia JET tiveram 100% de disponibilidade.
Esse desempenho acima da média do mercado, num período de alta demanda, confirma que os investimentos na infraestrutura da plataforma geraram o retorno esperado.
Como um de seus diferenciais em relação à concorrência, a JET tem conseguido manter o maior SLA do mercado (99,9%) e isso foi fundamental para que a performance dos clientes fosse mantida durante a liquidação.
Em termos de volume de vendas, acompanhando a tendência do mercado, os resultados da BF 2022 ficaram abaixo dos registrados em 2021, mas num percentual bem menor que o do mercado – algo em torno de 15%, contra os 28% indicados em monitoramentos como o da Neotrust.
Pontos positivos no desempenho dos clientes JET
Considerando a performance das empresas que atuam com a plataforma JET, temos ainda mais dois aspectos positivos: as lojas conseguiram aumentar sua rentabilidade (porque praticaram descontos menores) e elevaram o ticket médio em 5%.
Num período de retração (foi a primeira BF na qual não houve crescimento das vendas em relação ao ano anterior), ter um desempenho acima da média é um fato a ser comemorado, até porque significa que as lojas vão conseguir recompor as bases de faturamento dos negócios.
“Existem oportunidades em vários segmentos e cada vez mais o e-commerce precisa de muita dedicação para identificar onde e qual o melhor investimento para ter o melhor retorno”, observa Rodrigo Amaral, head de evolução da JET, ao analisar o cenário da Black Friday 2022.
Quanto à movimentação no mercado, Amaral observa que, com desafios ainda maiores, concorrendo com uma Copa do Mundo atípica no final do ano e logo após um período eleitoral, os clientes perceberam que o comportamento de compra migrou e ficou mais “espaçado”.
“Foi mais complicado conseguir o tráfego qualificado para a loja virtual. Com isso, a sexta-feira de nossa Black Friday tupiniquim virou a Black Week ou a Black November”, comenta o especialista.
Segundo ele, todos os clientes tiveram crescimento em seus valores de vendas, porém houve uma diminuição na quantidade de vendas. “Percebemos, no geral, que os consumidores estão mais seletivos”, informa.
Outro ponto destacado em sua análise é que os lojistas que possuem loja física perceberam uma migração de compras da loja virtual para a loja física.
Isso impactou de uma maneira geral o varejo digital que, segundo a Confi Neotrust, empresa de dados com foco no digital, em parceria com a ClearSale, apurou uma diminuição de 28% nas vendas em relação ao ano de 2021.
Atendimento personalizado para clientes JET
Para garantir o sucesso dos clientes, a JET montou um War Room especial para monitorar a movimentação das lojas. A equipe JET iniciou operação assistida na quinta, 24/11 e permaneceu até domingo, 27/11 (confira as fotos da equipe).
Antes da data, foram mais de três meses de preparação, envolvendo expansão de infraestrutura, testes de cargas simulando grandes volumes de acessos simultâneos, ajustes e distribuição de aplicações, arquitetura e verificação das soluções disponibilizadas aos clientes.
De olho na Black Friday 2023
Internamente, vale lembrar que os preparativos para a próxima BF começam imediatamente, uma vez que agora as atenções já se voltam para 2023.
A equipe está em campo, por exemplo, para ajudar os clientes a trabalharem melhor com as bases de clientes conquistados durante a liquidação.
Essa é uma questão importante para os times que acompanham a evolução dos clientes: fazer com que eles percebam a importância de investir no pós-venda e na necessidade de aproximarem as marcas do público, investindo na venda baseada em relacionamento.
De olho nas vendas em 2023, a JET também prepara muitas novidades para o ecossistema de e-commerce, com a oferta de soluções com mais recursos e focadas na experiência do cliente e, claro, na gestão do negócio.
Interessado em dicas para ativar as promoções para as próximas datas comemorativas? Confira este artigo, no qual reunimos um conteúdo que pode inspirar suas próximas ações!