Skip to main content

brand awareness

Brand awareness está relacionado à percepção que o cliente tem sobre a sua marca. Num ambiente concorrido como o do e-commerce, adotar uma boa estratégia nessa área é fundamental.

Não estamos falando apenas em melhorar o desempenho das suas vendas, como também otimizar os investimentos feitos no negócio, principalmente na área de comunicação.

Ainda tem dúvidas sobre como melhorar a reputação da sua marca? Confira as informações reunidas neste artigo!

O que é brand awareness

Numa tradução literal brand awareness quer dizer consciência de marca. Pensando nos conceitos de marketing, contudo, devemos associá-lo à notoriedade, à reputação da empresa.

No caso do e-commerce, o que precisamos levar em conta, então, é a forma como o negócio é percebido pelo seu público.

É óbvio que isso tem relação com a qualidade do produto ou mesmo com o posicionamento da operação no mercado. Porém, não tem a ver apenas com os atributos físicos. Afinal, a percepção do consumidor depende de diversos fatores.

Essa visão mais abrangente é crucial para entender o que está por trás de brand awareness, uma vez que implica cuidar desde a identidade visual da marca até as experiências proporcionadas ao cliente antes, durante e no pós-venda.

No próximo tópico vamos abordar o que pode ser feito na gestão do negócio para influenciar a percepção do consumidor. Confira!

Como trabalhar a notoriedade da marca

Agora que você já sabe o que é brand awareness, chega o momento de aprender a trabalhar a sua marca.

Construir a sua reputação, independentemente do setor de atuação da empresa, não acontece de uma hora para outra. É algo que precisa ser trabalhado no longo prazo.

O primeiro passo é definir a proposta de valor da operação. Num e-commerce, isso vai começar pela definição do posicionamento da marca. Vai se diferenciar pelo preço praticado? Pela inovação em termos de produtos? Por meio da qualidade premium de suas mercadorias?

A lista de atributos que podem ser usados é extensa. O mais importante é optar por aspectos que tenham relação direta com o negócio.

Parece óbvio, contudo, que muitas operações fracassam porque não conferem a devida atenção a essas questões. Com isso, têm dificuldades para trabalhar o melhor posicionamento para suas marcas.

Lembre-se de que esse tipo de trabalho começa com os atributos funcionais do negócio, mas para dar certo é preciso definir também as diferentes formas de expressão da marca.

Vamos analisar como isso funciona!

Brand awareness: o que fazer para melhorar

Definido o posicionamento, o segundo passo é planejar como a marca será apresentada ao público. Como serão suas manifestações? Qual linguagem adotará? Quais elementos vão ajudar a construir a imagem que as pessoas terão sobre ela?

A identidade visual da loja tem um papel importante nessa história. É a partir daí que as percepções do cliente serão formadas.

Conferir a devida atenção a isso também vai ajudar em outra frente: na montagem da operação propriamente dita, uma vez que os elementos usados precisam estar presentes no site, no mobile, nas redes sociais e, quando for o caso, na loja física.

Fique atento! Ao escolher sua plataforma de e-commerce, certifique-se de que o sistema dispõe dos recursos necessários para a customização da sua operação de vendas.

Não faz muito sentido desenvolver um projeto de branding eficiente e, na sequência, não ter como colocá-lo em evidência justamente no momento da venda.

Mas é isso o que ocorre, por exemplo, quando se trabalha com modelos de loja que não permitem a customização.

Outro ponto fundamental nesse processo de gestão da marca é a sua comunicação. Nesse caso, importa tanto as suas estratégias de divulgação, como o padrão adotado no atendimento ao cliente.

A melhora no brand awareness da marca depende, como se pode ver, de ações em diferentes frentes do negócio. É por isso que dizemos que a marca precisa ter uma voz única. Ou seja, não importa o canal de contato, o cliente precisa reconhecer os seus atributos.

Como medir a reputação da marca

Medir brand awareness não é uma tarefa fácil, até pela dificuldade em se isolar os resultados relacionados ao valor da marca propriamente ditos.

No dia a dia, o acompanhamento de algumas métricas costuma ajudar. É o que acontece com as medições vinculadas ao reconhecimento da marca e à retenção de cliente.

No caso é possível medir o reconhecimento da marca, por meio de pesquisas tradicionais e de levantamentos informais de feedback dos clientes.

Para retenção, é importante monitorar os relatórios sobre as vendas, avaliando o volume de compras recorrentes e o retorno obtido em ações direcionadas aos clientes.

Quais as vantagens para o e-commerce

Não tem muito mistério: melhores resultados de brand awareness impactam diretamente no retorno das vendas e, claro, no próprio valor da marca.

No dia a dia, isso pode resultar em muitos benefícios, tais como:

Eleva o alcance da marca

A principal função do brand awareness é elevar o alcance que a sua marca terá.

Isso porque essa estratégia é capaz de tornar a sua empresa ainda mais conhecida, principalmente quando falamos do e-commerce, que é um canal de venda que pode chegar em pessoas de todo o mundo.

É possível pensar nessa ferramenta, como uma forma de expor a sua marca para o mundo, rapidamente.

Melhora o relacionamento com o público

Quando o público consegue ter uma boa experiência com a marca, torna-se muito mais fácil criar estratégias para alcançar essas pessoas.

Isso porque existe uma lembrança positiva sobre a sua última compra, o que pode ser usado para reforçar o vínculo entre a empresa e o cliente.

Aumenta as vendas

O aumento das vendas, além de ser um grande benefício para o negócio, acaba também sendo uma “consequência”, do brand awareness.

Isso ocorre porque quanto mais a marca ficar conhecida e lembrada pelo público, maiores serão as chances de os clientes preferirem essa companhia para contar no momento de uma compra.

Detalhe importante para a sua estratégia: lembre-se de que brand awareness depende de diversos fatores e muitos deles estão relacionados diretamente à experiência do usuário. Ou seja, certifique-se de que ela será a melhor possível com a sua marca, independentemente de onde o contato ocorra.

Gostou do artigo? Quer aprimorar as estratégias de vendas do seu comércio eletrônico? Baixe agora o nosso Manual definitivo da jornada do cliente no e-commerce. Separamos diversas dicas para ajudá-lo a mapear de forma correta e eficaz a jornada do cliente e, assim, melhorar os seus resultados.

Compartilhe