Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Break Even Point: o que é break even e como calcular?

By 15/03/2023fevereiro 5th, 2024No Comments

Gerir uma empresa e torná-la viável financeiramente está entre os principais desafios para qualquer gestor. Desse modo, o break even é um conceito que ajuda a empresa na busca por uma situação financeira estável.

Na tradução literal, break even significa “ponto de equilibrio”. Esse é um termo utilizado no ambiente corporativo para indicar as condições financeiras de um negócio. Mas o break even é um indicador que também pode ser importante para avaliar os investimentos da empresa no mercado.

Neste artigo, trazemos todos os detalhes que envolvem o uso do break even. Como ele funciona, de que forma realizar o cálculo, como fazer no Excel e quais os principais benefícios do break even para o seu negócio.

Qual a definição de break even?

Como falamos acima, o termo break even point significa ponto de equilíbrio. No ambiente contábil e financeiro, esse é um indicador que aponta o equilíbrio entre as receitas e as despesas de uma empresa.

Sendo assim, o break even é uma forma de avaliar as condições da saúde financeira de uma empresa. Isso porque, na medida em que uma empresa alcança o break even point, ela está no “zero a zero”, ou seja, não registra mais prejuízos, mesmo que isso também indique que não há lucro real.

Como sabemos, o objetivo de qualquer negócio é dar lucro, o que permite manter a operação e até mesmo expandi-la. No entanto, o início de uma empresa é sempre complicado, uma vez que o gestor enfrenta muitas adversidades. Então, atingir o break even é indicativo de que os negócios caminham bem.

Como se calcula break even?

Já sabemos que o break even é um importante indicador para observar a saúde financeira de uma empresa. Mas afinal, como se calcula esse indicador no balanço financeiro da empresa?

Antes de mais nada, é preciso levar em conta que o break even vai além do balanço de entradas e saídas de receitas. Ou seja, são utilizados quatro indicadores para que se consiga fazer uma avaliação completa, sendo eles o custo fixo, o custo variável, as vendas e a margem de contribuição.

Embora alguns desses indicadores sejam mais complexos, eles se tornam mais acessíveis na medida em que o gestor faz o controle financeiro detalhado todos os meses. De todo modo, confira na lista a seguir os indicadores necessários para obter o break even e ao que eles são referentes:

  • Custo fixo: esses são os custos permanentes da empresa, necessários para o funcionamento. Entre os valores fixos devem estar aluguel, folha de pagamento, serviços administrativos e afins;
  • Custo variável: os custos variáveis se alteram conforme o volume de produção da empresa. Em termos gerais, o custo variável diz respeito ao valor de produção dos produtos e serviços da empresa. Nesse cálculo entram fatores como matéria-prima, deslocamentos, aluguel de máquinas, reposição de estoque, entre outros;
  • Vendas: esse terceiro fator é mais simples de ser obtido, pois diz respeito ao valor total das vendas realizadas pela empresa no período;
  • Margem de contribuição: é o indicador referente ao custo para produzir ou comercializar apenas um produto ou serviço. Para obter a margem de contribuição você precisa subtrair os custos variáveis pelo total de vendas.

Qual a fórmula para calcular o break even

Tendo essas quatro variáveis sobre o balanço financeiro da empresa, agora é o momento de fazer o cálculo do break even point. Para fazer isso, no entanto, é preciso utilizar uma fórmula matemática.

Desse modo, é possível utilizar diferentes formas de entender se a empresa atingiu o ponto de equilíbrio. Mas, entre todas as opções, uma se destaca, devido à sua praticidade e eficácia para obter o resultado final: 

Break even = Custos fixos / (1 – (Custos variáveis / Vendas)

Para chegar ao resultado, é preciso dividir os custos fixos pelo resultado obtido pela divisão dos custos variáveis divididos pelas vendas e subtraído de 1. Fazendo essas operações matemáticas, você pode agora visualizar qual o volume de vendas necessárias para alcançar o lucro real.

O que é Payback e break even?

Mesmo que estejam relacionados à saúde financeira da empresa, o playback e o break even são indicadores com objetivos diferentes. Enquanto o break even point aponta que a empresa atingiu o ponto de equilíbrio entre receitas e despesas, o playback é referente ao retorno sobre o investimento.

Ou seja, para além de dar lucro e se manter com as finanças estáveis, o playback diz respeito a empresa deixar de vender apenas para pagar despesas e fornecedores. A partir do momento que o negócio alcança o playback, é sinal de que ele pode se manter por conta própria, sem a injeção de novos valores. 

É importante avaliar o playback de um negócio antes mesmo de abri-lo. Além de mensurar a viabilidade da empresa e o tempo do retorno, o playback é um indicador que pode auxiliar na busca por investidores.

Busque a parceria certa para aumentar seus lucros

Mesmo com um acompanhamento financeiro adequado, abrir um novo negócio é sempre um movimento complexo. Além da competitividade de mercado, a crise financeira é uma sombra constante para o e-commerce.

No entanto, com a JET você pode contar com o suporte completo para que a sua loja virtual obtenha o break even o mais rápido possível. Com a plataforma de e-commerce JET, por exemplo, você pode aprimorar seu sistema de vendas online, oferecendo as melhores ferramentas de gestão para os vendedores e fácil acesso aos produtos para os clientes.

Acesse nosso site agora mesmo e inicie seu e-commerce na JET!

Compartilhe