Gerir uma empresa e torná-la viável financeiramente está entre os principais desafios para qualquer gestor. Desse modo, o break even é um conceito que ajuda a empresa na busca por uma situação financeira estável.
Na tradução literal, break even significa “ponto de equilíbrio”. Esse é um termo utilizado no ambiente corporativo para indicar as condições financeiras de um negócio.
Mas o break even é um indicador que também pode ser importante para avaliar os investimentos da empresa no mercado.
Neste artigo, trazemos todos os detalhes que envolvem o uso do break even. Como ele funciona, de que forma realizar o cálculo e quais os principais benefícios do break even para o seu negócio.
Qual a definição de break even point?
Como falamos acima, o termo break even point significa ponto de equilíbrio. No ambiente contábil e financeiro, esse é um indicador que aponta o equilíbrio entre as receitas e as despesas de uma empresa.
Sendo assim, o break even é uma forma de avaliar as condições da saúde financeira de uma empresa. Isso porque, na medida em que uma empresa alcança o break even point, ela está no “zero a zero”, ou seja, não registra mais prejuízos, mesmo que isso também indique que não há lucro real.
Como sabemos, o objetivo de qualquer negócio é dar lucro, o que permite manter a operação e até mesmo expandi-la. No entanto, o início de uma empresa é sempre complicado, uma vez que o gestor enfrenta muitas adversidades. Então, atingir o break even é indicativo de que os negócios caminham bem.
Como se calcula break even?
Já sabemos que o break even é um importante indicador para observar a saúde financeira de uma empresa. Mas afinal, como se calcula esse indicador no balanço financeiro da empresa?
Antes de mais nada, é preciso levar em conta que o break even vai além do balanço de entradas e saídas de receitas. Por isso, devem ser utilizados quatro indicadores para que se consiga fazer uma avaliação completa, sendo eles: o custo fixo, o custo variável, as vendas e a margem de contribuição.
Embora alguns desses indicadores sejam mais complexos, eles se tornam mais acessíveis na medida em que o gestor faz o controle financeiro detalhado todos os meses.
De todo modo, confira na lista a seguir os indicadores necessários para obter o break even e ao que eles são referentes:
Custo fixo: esses são os custos permanentes da empresa, necessários para o funcionamento. Entre os valores fixos devem estar aluguel, folha de pagamento, serviços administrativos e afins;
Custo variável: os custos variáveis se alteram conforme o volume de produção da empresa. Em termos gerais, o custo variável diz respeito ao valor de produção dos produtos e serviços da empresa. Nesse cálculo entram fatores como matéria-prima, deslocamentos, aluguel de máquinas, reposição de estoque, entre outros;
Vendas: esse terceiro fator é mais simples de ser obtido, pois diz respeito ao valor total das vendas realizadas pela empresa no período;
Margem de contribuição: é o indicador referente ao custo para produzir ou comercializar apenas um produto ou serviço. Para obter a margem de contribuição você precisa subtrair os custos variáveis pelo total de vendas.
Qual a fórmula para calcular o break even
Tendo essas quatro variáveis sobre o balanço financeiro da empresa, agora é o momento de fazer o cálculo do break even point. Para fazer isso, no entanto, é preciso utilizar uma fórmula matemática.
Desse modo, é possível utilizar diferentes formas de entender se a empresa atingiu o ponto de equilíbrio. Mas, entre todas as opções, uma se destaca, devido à sua praticidade e eficácia para obter o resultado final:
Break even = Custos fixos / (1 – (Custos variáveis / Vendas)
Para chegar ao resultado, é preciso dividir os custos fixos pelo resultado obtido pela divisão dos custos variáveis divididos pelas vendas e subtraído de 1. Fazendo essas operações matemáticas, você pode agora visualizar qual o volume de vendas necessárias para alcançar o lucro real.
O que é payback e break even?
Mesmo que estejam relacionados à saúde financeira da empresa, o payback e o break even são indicadores com objetivos diferentes.
Enquanto o break even point aponta que a empresa atingiu o ponto de equilíbrio entre receitas e despesas, o payback é referente ao retorno sobre o investimento.
Ou seja, para além de dar lucro e se manter com as finanças estáveis, o payback diz respeito a empresa deixar de vender apenas para pagar despesas e fornecedores.
A partir do momento que o negócio alcança o payback, é sinal de que ele pode se manter por conta própria, sem a injeção de novos valores.
É importante avaliar o payback de um negócio antes mesmo de abri-lo. Além de mensurar a viabilidade da empresa e o tempo do retorno, o payback é um indicador que pode auxiliar na busca por investidores.
Busque a parceria certa para aumentar seus lucros
Mesmo com um acompanhamento financeiro adequado, abrir um novo negócio é sempre um movimento complexo.
No varejo, a competitividade de mercado é alta e, por isso, é preciso preparar a operação para que as vendas continuem evoluindo de forma sustentável.
Para que a loja virtual obtenha o break even o mais rápido possível, é fundamental contar com um sistema de vendas eficiente.
Na prática, isso significa oferecer fácil acesso aos produtos para os clientes e ferramentas de gestão para os vendedores.
Com a plataforma JET, o e-commerce dispõe de diversas funcionalidades desenvolvidas justamente para garantir a alta performance da operação.
A solução Prateleira Infinita, por exemplo, permite que a loja reduza o risco de perder vendas em razão da indisponibilidade do produto. Como atua com sistemas integrados na gestão do estoque, consegue ampliar a oferta, apresentando mais modelos, cores e variedades.
Internamente, ao ter como oferecer os produtos do e-commerce na loja física e vice-versa, a loja ganha eficiência na gestão do estoque.
Esta é uma das vantagens da integração: a empresa pode atuar com estoques reduzidos no ponto de venda, o que reverte em economia para a operação.
Outra solução diferenciada da JET é o Personal Shopper, desenvolvido para aumentar a taxa de conversão das lojas.
Indicado para vendedores de loja, representantes e afiliados, a funcionalidade permite que o vendedor faça todo o processo de atendimento e venda diretamente da sua área restrita na loja virtual, a qualquer hora, de onde estiver. E, no final, envia o link de pagamento para o cliente via WhatsApp ou outros comunicadores.
O cliente, então, efetua o pagamento no checkout, com segurança e tranquilidade.
No cadastro do time de vendas, é possível definir quais os meios de pagamento estarão disponíveis para cada vendedor e associar um catálogo de produtos específico para eles, o que facilita bastante o trabalho no dia a dia.
E a configuração também pode ser feita por cliente ou por pedido, assegurando que a loja tenha total flexibilidade para definir os processos que serão adotados em cada situação.
Para o e-commerce, o emprego desses recursos não significa apenas aumento do faturamento imediato. Um trabalho bem-realizado nessa frente tende a repercutir no relacionamento estabelecido com a marca, com reflexos positivos para retenção e aumento do ticket médio.
A partir daí, como se pode deduzir, aumentam as chances de a loja alcançar o break even mais rapidamente, ou seja, passar a operar em condições financeiras mais favoráveis.
Gostou do artigo? Quer mais dicas para o seu negócio? Baixe agora este conteúdo rico sobre Gestão de estoque e oportunidades nos marketplaces em 2025: estratégias para maximizar vendas.