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Clientes, Experiência e Atendimento

Celular ou desktop? Entenda a preferência dos consumidores brasileiros

Quem acompanha o dia a dia do setor de e-commerce sabe que o mobile commerce ganhou muita relevância nos últimos anos na composição do faturamento das lojas online.  

Compreensível, uma vez que passamos boa parte do nosso tempo conectado via smartfone e não dependemos mais do desktop.  

A análise dos dados de acesso à internet da população brasileira mostra que, em muitos casos, nem houve a passagem pelo computador.   

Ou seja, para uma parcela da população, a conexão com a web tem sido viabilizada desde o início pelo aparelho celular.  

A aderência do público aos dispositivos móveis tem sido acompanhada pelo comércio eletrônico? Sim, mas há muito a ser feito nessa área.  

Apesar da relevância do canal, o conceito do mobile first, que prioriza a mobilidade, nem sempre é tratado com a devida importância.  

Vamos entender melhor o comportamento do público no mobile commerce?  

É prioridade investir no mobile commerce? 

É óbvio que todo mundo quer investir no e-commerce, mas muitas vezes os gestores precisam definir prioridades.  

E ainda vem a pergunta: é prioridade investir no mobile commerce? A resposta é um pouco mais complexa do que sim ou não.  

O sucesso das lojas virtuais atualmente está baseado no conceito de omnicanalidade. O comportamento do consumidor é omnichannel, o que coloca os negócios online diante do desafio de oferecer todos os canais possíveis.  

E não basta ser multicanal, oferecer a possibilidade de o cliente comprar no site, no mobile, nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens ou nos marketplaces.  

Uma boa gestão depende da eficiência da operação para integrar todos os processos. 

Nesse contexto, ter uma plataforma de e-commerce omnichannel deixou de ser opcional. O investimento em soluções integradas é decisivo para quem precisa ganhar vantagem competitiva.  

Como tem sido o comportamento do consumidor? 

Separamos alguns dados que confirmam a relevância do mobile commerce para os clientes. Vamos analisá-los:

1. Black Friday

Refletindo o que acontecido no mercado como um todo, o mobile commerce tem mostrado sua relevância, por exemplo, nas últimas edições da Black Friday. 

Em 2024, estudo realizado pela Appreach revelou que 72% das vendas da liquidação no Brasil foram realizadas por meio de smartphones.  

Outro dado importante: os usuários de m-commerce navegam, em média, 4,2 vezes mais em produtos do que aqueles que realizam o acesso via websites.  

Pela relevância alcançada pela omnicanalidade, os especialistas concordam: tornou-se prioritário para o comércio eletrônico atuar com plataformas de e-commerce omnichannel.

2. Entre desktop e smartphone, o consumidor fez sua escolha

Esse resultado do mobile commerce não é exatamente uma surpresa. As pesquisas realizadas nessa área indicam que entre desktop e smartphone o consumidor tem optado pelo aparelho celular na hora das compras.  

Estudo divulgado pela ComScore evidencia essa situação. Vale o registro: o Brasil, nessa frente, tem índices diferentes de outros países.  

No mercado brasileiro, 68% das pessoas dão preferência ao celular – 7% desktop e 25% combina os dispositivos (é o chamado multi-plataform).  

Na outra ponta do ranking, onde estão os países nos quais há o predomínio do multi-plataform, aparecem Alemanha, Finlândia e Noruega. Nesses locais, mobile-only registra índices de 7%, 10% e 14%.  

Uma série de razões justificam esse comportamento do consumidor, mas vale enfatizar que, no caso do Brasil, essa situação está relacionada ao fato de boa parte da população não ter nem passado pelo desktop em seu processo de digitalização. 

3. Mobile commerce: crescimento acentuado

O estudo Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil, da Mobile Time/Opinion Box, confirma a tendência de crescimento nessa área.  

Com dados de dezembro de 2024, o estudo mostra que a utilização do smartphone como meio para a realização de compras online de produtos físicos segue crescendo no Brasil.  

Hoje, é difícil encontrar alguém que tenha smartphone e que nunca experimentou comprar uma mercadoria física através do aparelho: 97% dos brasileiros já o fizeram.  

E, desse grupo, 91% realizaram compras pelo smartphone nos últimos 30 dias, um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2023.  

Além disso, é positivo o fato de a recorrência de uso desse canal continuar aumentando. Em um ano, passou de 6% para 8% os que compram por apps e sites móveis quase todo dia, e de 15% para 20% os que fazem isso algumas vezes por semana.  

Quais produtos têm mais aderência no mobile commerce? 

A análise dos resultados da pesquisa mostra que não existe mais restrição de categoria. Assim como aconteceu no comércio eletrônico, o mobile commerce tonou-se democrático.  

Livros, cosméticos e acessórios de moda estão entre as categorias de produtos que o brasileiro mais prefere comprar pelo smartphone, em vez de ir a uma loja física ou usar o computador. 

Ainda com base no estudo da Mobile Time/Opinion Box, vale o registro:  

– a proporção de brasileiros que já fizeram pagamentos escaneando um QR code com seu smartphone saltou de 48% para 89%.  

– e, no último ano subiu, de 64% para 75% a proporção que fizeram pelo menos um pagamento através de QR code nos últimos 30 dias. 

Como garantir a satisfação do cliente omnichannel 

Para ter sucesso diante desse cenário que se apresenta para o comércio eletrônico, é importante atentar para essas dicas:  

Evite usar imagens muito pesadas  

A lentidão no carregamento pode atrapalhar a experiência do consumidor, principalmente se considerarmos que a qualidade de acesso à internet no Brasil ainda é insuficiente no quesito velocidade.  

Integre a gestão do e-commerce  

Tão importante quanto garantir a navegação, é certificar-se de que a plataforma escolhida para o seu e-commerce prioriza a gestão integrada.   

Se o comportamento do consumidor é omnichannel, os gestores precisam otimizar suas atividades, concentrando todos os processos num único lugar.  

Ofereça agilidade  

Outro aspecto fundamental nesse ambiente mobile é oferecer ao usuário soluções que agilizem a compra, como o checkout inteligente, que dispensa o uso de senhas e consegue orientar o cliente no preenchimento dos dados.  

Como você viu, não restam muitas dúvidas sobre a preferência do público: entre desktop e smartphone, o público já fez sua opção.   

Para quem tem ou pretende ter um negócio online, o desafio é preparar-se para oferecer a melhor experiência possível no mobile commerce.  

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