Eduardo Andrade, cofundador da ETAPP, foi o convidado deste episódio do podcast Central de Varejo, patrocinado pela JET.
Fundada em 2024, a ETAPP é uma marca de cerveja artesanal, com um portfólio 100% sem álcool, desenvolvido para atender à comunidade esportiva.
Desde o início, o produto foi idealizado para ser uma alternativa para o crescente público que valoriza a saúde e o bem-estar.
A próprio Eduardo Andrade identifica-se com esse grupo. Após o nascimento da filha, o esporte começou a fazer parte do seu dia a dia e, com as mudanças de hábitos, o álcool tornou-se um problema, por prejudicar a performance.
O produto, então, foi pensado para esportistas, não necessariamente de alta performance, visando valorizar os seus momentos de confraternização.
Assim, a proposta foi ter uma cerveja que preservasse o sabor do produto, mas sem álcool. “Desde o início, o objetivo foi ter uma marca de celebração do esportista, sustentando nossos valores nesse DNA esportivo”, explica.
Em termos de estratégia, os investimentos iniciais concentraram-se em consolidar a presença produto nos principais eventos do calendário esportivo.
Foi uma forma de provocar a experimentação do produto e, consequentemente, criar a conexão com o público. “Tem sido importante para mostrar que a marca participa desse universo”, enfatizou Eduardo.
E isso se expande para a comunidade digital, ambiente no qual a marca atua com influenciadores que reforçam a questão da autenticidade desse posicionamento.
Neste primeiro ano, o foco das vendas concentrou-se no e-commerce e os resultados foram excelentes. Agora, para sustentar as metas de crescimento, o próximo passo é entrar no varejo tradicional.
Para conferir os demais planos da empresa e suas estratégias para ganhar escala e consolidar-se como referência neste segmento, confira aqui o episódio do podcast, que foi coordenado por Rodrigo Amaral, head consultant da JET, e Naka Sakaue, sócio da Goakira.
No site da marca, você conhece melhor o produto!