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Clientes, Experiência e Atendimento

Como aumentar a taxa de conversão no setor de Casa & Decoração

By 07/08/2023No Comments

As medidas de isolamento social, entre 2020 e 2021, geraram mudanças importantes no setor de casa e decoração.

Compreensível, uma vez que trabalho, educação, lazer, enfim, definitivamente as casas tiveram que ser adaptadas para atender a uma série de novas demandas.

Os resultados dessa movimentação refletiram positivamente nos dados de crescimento. Os pedidos aumentaram 24% e o faturamento, 53%, comparando os dados de 2019 e 2020, registrados na 46ª. edição do Webshoppers, da E-bit/Nielsen.

Para se ter ideia, segundo o mesmo estudo, o resultado de 2019 sobre 2018 havia ficado acima dos 10%.

Como era esperado, em 2022, o setor não repetiu os mesmos resultados de crescimento. Isso era aguardado para o período pós-pandemia, até porque muitas atividades voltaram para o modelo físico, exigindo menos investimento nas adaptações das residências.

Contudo, mesmo diante deste cenário, mostrando a força do setor no digital, houve aumento do ticket médio, o que contribui no faturamento total da categoria. 

Assim, cresceu em faturamento, mas caiu em número de pedidos.

Os resultados em 2022 e no início de 2023 têm relação também com o cenário da economia, que tem mantido os consumidores mais cautelosos.

Os estudos na área, contudo, têm destacado que o digital se mantém relevante para as compras do setor de casa e decoração. Na verdade, a exemplo de outros segmentos, percebe-se que o consumidor aderiu às compras online e gostou da conveniência.

O que tem predominado, neste sentido, é o comportamento omnichannel. As pessoas trafegam pelos vários canais e, até por isso, é fundamental ter operações integradas.

Como aumentar a conversão?

A primeira dica para ter um e-commerce de sucesso na área de Casa & Decoração: priorize o relacionamento com o consumidor.

Até em razão das mudanças que ocorreram durante a pandemia, nunca foi tão importante aproximar-se do cliente.

Isso vai ajudar a operação a entender as mudanças no comportamento do consumidor e, a partir daí, preparar melhor a abordagem que será feita.

O WhatsApp tem-se apresentado como uma excelente plataforma para estabelecer esse contato, mas é importante respeitar as especificidades deste canal.

Como usar o WhatsApp para impulsionar vendas

A captação de dados dos clientes que serão abordados nas campanhas é o primeiro passo para consolidar uma estratégia eficiente nessa área.

Coletadas as informações, os consumidores devem ser cadastrados nos contatos. É a partir daí que a loja pode começar a se relacionar com essas pessoas.

É importante nessa fase garantir que a base de dados seja formada com clientes que autorizaram a “conversa”. Essa é uma maneira de evitar problemas. Assim como acontece com o e-mail marketing, o contato via aplicativos não deve ser invasivo.

Estabelecida a base de contatos, é hora de organizar a comunicação que será enviada por meio dos aplicativos de mensagens. 

Assim como ocorre com as redes sociais, lembre-se de que é importante elaborar um calendário editorial.

Em função da instantaneidade, característica principal desse canal, a conversa por aqui pode ter um tom mais informal, porém, o planejamento é fundamental. 

A rotina do comércio eletrônico é corrida, então, é difícil ter bons materiais se a programação do conteúdo não for preparada com antecedência.

Tanto no WhatsApp como no Facebook Messenger não há restrições em relação aos formatos das mensagens. Então, explore as possibilidades, trabalhando com texto, vídeo, áudios e fotos.

Com relação ao conteúdo, a recomendação é não abusar do apelo “comercial”. Ou seja, o foco é o relacionamento, entendendo que é a partir dele que as vendas vão ocorrer naturalmente.

Para que o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens possam ser empregados para impulsionar as vendas das lojas virtuais no setor de Casa & Decoração, é crucial concentrar os esforços em algumas frentes:

Atendimento

O canal funciona muito bem para esse fim, principalmente por atender à questão da conveniência. Se foi a escolha do consumidor, temos que respeitá-la.

A proposta é colocar-se à disposição para solucionar dúvidas, esclarecer sobre as características dos produtos e receber feedbacks rápidos.

O emprego de bots é recomendado para a conversa inicial, mas o sistema deve estar preparado para fazer o direcionamento da chamada, caso seja necessário.

Promoções

A diferença nesse caso diz respeito à agilidade. O WhatsApp é acessado pelo usuário várias vezes ao dia, então, pode ser usado para o anúncio de ofertas especiais. 

O senso de urgência é um gatilho mental importante para o consumidor e essas abordagens costumam ser eficientes.

Acompanhamento de pedidos

Avisos sobre os status dos pedidos dos clientes também são bem-vindos nos aplicativos de mensagens. Devido ao rápido acesso às mensagens, o cliente costuma ser receptivo a essas abordagens.

Dicas práticas para ativar vendas no setor de Casa & Decoração

O uso do WhatsApp e outros serviços de mensageria são importantes, mas lembre-se de que o consumidor hoje tem um comportamento omnichannel.

Ou seja, ganha vantagem competitiva a empresa que conseguir atender às suas demandas em todos os canais e que consiga ter um processo de vendas integrado.

Assim, quem decide onde vai interagir e comprar é o cliente, mas a loja tem o controle de todo esse processo e consegue atuar para aumentar a conversão, independentemente do canal.

Fique atento: as taxas de conversão das lojas virtuais não são altas, por isso, o objetivo é sempre elevar o desempenho da operação nesse quesito. 

Especificamente para o setor de Casa & Decoração, redobre a atenção com esses aspectos:

Descrição dos produtos. O cliente não tem contato direto com o produto nos canais virtuais. Portanto, a descrição deve ser muito precisa para que ele tenha todas as informações relevantes para a tomada de decisão e para que se sinta seguro na hora da compra.

Capriche nas imagens. Dê preferência as fotos feitas a partir de vários ângulos, porque isso ajuda a estimular outros sentidos e ajuda a minimizar as eventuais dúvidas em relação à compra.

Destaque o botão “comprar”. A compra deve ser fácil e o usuário precisa ser estimulado a isso. Coloque esse botão em destaque, para que ele realmente apele aos sentidos e desejo do consumidor.

Use técnicas de SEO. As estratégias de otimização para mecanismos de busca são essenciais para que a sua loja apareça entre as primeiras opções na página de resultado. 

Proporcione um checkout tranquilo.  As experiências nessa área mostram que um dos momentos mais críticos da compra é no fechamento do pedido. Assim, quanto mais facilidades o cliente encontrar nessa hora, maiores as chances de finalizar o negócio. 

Cuide da definição de categorias. A categorização permite que os usuários encontrem de maneira rápida os itens que estão procurando, fator essencial para diminuir a taxa de rejeição. Essa também é uma etapa importante na otimização do site para os mecanismos de busca.

Use os recursos disponíveis. Na área de Casa & Decoração, a gestão de ambientes é a funcionalidade que apresenta mais resultados práticos ao apresentar ambientes decorados. Os agrupamentos de produtos combinam ambientes e, assim, o cliente tem uma experiência de navegação mais agradável, o que impacta no aumento do ticket médio da compra. Outra opção importante é criar listas específicas para diferentes ocasiões – chá bar, chá de cozinha, casamento e presentes. 

Organize a logística e o controle de estoque. Uma das peculiaridades do setor de Casa & Decoração é a possibilidade de atuar com diferentes tipos de produtos, o que exige mais cuidado na organização logística. A má administração dessa área não apenas leva à perda de vendas, como pode prejudicar bastante a reputação da loja.

Como você viu, é possível desenvolver estratégias simples para aumentar a conversão nessa área.

O setor está passando por mudanças importantes, em razão da relevância conquistada pelo digital e pelas novas funções que devem ser assumidas pelas lojas físicas.

Os grandes players têm feito ajustes em suas operações, justamente por essa necessidade de reorganizar suas estruturas diante do novo cenário.

O e-commerce de nicho pode ser um caminho importante, pela possibilidade de as lojas atuarem com produtos que atendam à demandas específicas do público.

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