A comunicação cumpre um papel essencial para o sucesso do e-commerce. Afinal, não adianta ter a melhor operação do mundo se as pessoas não a conhecem e nem ficam sabendo sobre suas iniciativas.
Por isso, uma das principais preocupações dos gestores é esta: como divulgar minha loja virtual?
Considerando que a empresa vende pela internet, o primeiro aspecto a ser observado é a necessidade de investir numa boa estratégia de marketing digital.
Ainda que se possa complementar as ações com atividades offline, no caso do e-commerce não faz sentido deixar de concentrar as verbas no ambiente digital.
Separamos para este artigo algumas dicas de como é possível tornar as ações de divulgação da sua loja mais eficientes. Confira!
Como divulgar minha loja virtual: comece pelo planejamento
Como o dia a dia de quem atua com e-commerce é muito corrido, é importante pensar, com antecedência, nas ações de divulgação da loja virtual.
Lembre-se de que é fundamental consolidar todas as informações num documento, assim fica mais fácil seguir o cronograma, cumprir o orçamento e, claro, acompanhar os resultados.
Essa parte do trabalho é essencial para fazer os ajustes necessários e, para isso, a recomendação é definir os indicadores que serão monitorados. (Se ainda tem dúvidas sobre quais são os mais importantes, confira este artigo Veja como empregar os KPIs de vendas no e-commerce de forma estratégica)
Esta é uma das vantagens do marketing digital: temos como conhecer o comportamento do nosso consumidor e monitorar suas reações às iniciativas, independentemente do canal escolhido.
O que não pode faltar na sua estratégia de divulgação
Ao elaborar o planejamento anual (com objetivos para curto, médio e longo prazos), considere que as chances de sucesso serão maiores se você cuidar bem desses aspectos:
Identidade visual
Não importa o tamanho do seu e-commerce. O cliente, ao encontrar sua marca na internet, precisa ser capaz de identificá-la, reconhecer os seus diferenciais.
Isso depende do posicionamento estratégico da loja que, na comunicação, será materializado a partir de um bom projeto de branding.
Entre os aspectos que precisam ser trabalhados, um dos principais é a identidade visual. Na área de marketing, vamos dizer que para ter mais autoridade a marca precisa ter uma “voz única”.
Na parte visual, isso começa logo na escolha da plataforma de e-commerce.
Opte por um modelo que possa ser customizado. É dessa forma que você vai conseguir inserir no layout características visuais e gráficas que representem os valores que estão por trás da sua marca.
Linguagem
Estabelecida a identidade visual, o próximo passo é organizar os demais elementos da sua presença digital, como o “tom” da conversa que será estabelecida com os seus públicos de interesse.
Parece complicado num primeiro momento, mas com um bom planejamento é possível direcionar suas ações de comunicação de forma a persuadir o cliente em cada uma das etapas da jornada de compra.
Para isso, a proposta é que você trabalhe a abordagem do cliente de acordo com o seu funil de vendas. Ou seja, o e-commerce deve ter ações de divulgação para visitantes, leads e clientes.
A abordagem muda em cada uma dessas situações, porém, é essencial que a marca conheça bem o seu cliente para personalizar as ações e garantir que a conversa ocorra no tom mais adequado para ele.
Vamos detalhar melhor isso no próximo tópico, quando abordarmos a questão dos canais que podem ser usados na divulgação do e-commerce.
Canais de comunicação
Ao analisar os melhores canais de comunicação para e-commerce, é difícil deixar de fora o site da loja, o e-mail marketing e as redes sociais.
Separamos algumas dicas sobre como trabalhar cada um deles:
Site de vendas
Fique atento: ter uma plataforma de e-commerce adequada ajuda muito na divulgação, uma vez que você terá à disposição diversos recursos para realizar suas promoções.
Além disso, tem como criar banners para cada situação e organizar melhor as ofertas que precisam ser destacadas.
Outro aspecto importante, ainda relacionado ao site de vendas, é a necessidade de contar com um sistema que adote as melhores práticas de SEO.
Elas são essenciais para que o cliente consiga encontrar a loja quando usar os serviços de busca.
E-mail marketing
O uso adequado do e-mail marketing faz muita diferença para qualquer negócio. Por meio desse canal, o e-commerce consegue contato direto com o seu cliente, o que é fundamental para a apresentação de ofertas específicas.
Nesse caso, estamos nos referindo tanto aos produtos em si, como à possibilidade de disponibilizar materiais educativos que ajudem o consumidor a tomar a sua decisão de compra.
As vendas hoje são baseadas em relacionamento, então, é fundamental ter estratégias específicas para promover a aproximação entre a marca e o cliente. As mensagens enviadas via e-mail ou WhatsApp cumprem, então, um papel fundamental na estratégia das lojas virtuais.
Redes sociais
Pela audiência e a importância conquistada por esses canais, é mandatório que as lojas criem seus perfis nas redes sociais.
A escolha das plataformas que serão usadas na divulgação depende do perfil do público, mas avalie com atenção as oportunidades no Facebook, no Instagram e no TikTok.
Elas têm se mostrado bem eficientes na geração de resultados para o e-commerce tanto para as ações de relacionamento, como para as vendas propriamente ditas.
As melhores ações de marketing para e-commerce
Uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce deve ser diversificada. Ou seja, precisa contemplar vários canais e envolver iniciativas diferentes em termos de apelos editoriais e publicitários.
Listamos abaixo ações que funcionam bem para divulgação:
Marketing de conteúdo
A proposta é produzir materiais que ajudem a conduzir o cliente pela jornada de compra.
A criação de um blog para a loja é importante, mas lembre-se de que a estratégia também fará uso das redes sociais, e-mail marketing e landing pages.
Promoções
Use e abuse dos recursos da sua plataforma de e-commerce para manter a sua carteira de clientes ativa.
Cupons de desconto, “compre x, leve y” e a formatação de combos de produtos têm efeitos positivos na conversão de vendas.
Para despertar o interesse do cliente, não perca boas oportunidades, como as datas comemorativas e grandes liquidações, como Black Friday. Essas ocasiões costumam movimentar o mercado de consumo, então, é importante se preparar com antecedência.
Remarketing
O remarketing é fundamental para e-commerce, uma vez que isso significa direcionar suas estratégias para clientes que já demonstraram interesse pelos produtos da loja.
A tecnologia é uma grande aliada nesse caso e pode ser bastante eficiente, por exemplo, para reverter abandono de carrinho e aumentar a taxa de conversão da sua loja.
Então, ao fazer o seu planejamento de marketing, destine uma parte da verba para trabalhar remarketing em links patrocinados, redes sociais e nas campanhas de e-mail marketing.
Como você viu neste artigo sobre como divulgar minha loja virtual, há diversos caminhos que podem ser explorados na comunicação do e-commerce, basta concentrar esforços nas áreas prioritárias para o seu negócio.
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