Os resultados gerados pelo e-mail marketing são incontestáveis para o e-commerce.
Mesmo com o crescimento dos demais canais de contato com o público, a ferramenta se mantém em alta, principalmente quando se analisa o ROI.
Ou seja, em termos de retorno sobre o investimento, ele ainda se mostra superior, uma vez que os custos para a realização de boas campanhas são bem competitivos.
Isso se deve à facilidade de uso da ferramenta que, aliás, evoluiu muito nos últimos anos e, assim, oferece inúmeras possibilidades de abordagem para as lojas virtuais.
Hoje, nas próprias plataformas de e-commerce, é possível programar o envio de mensagens com alguns cliques. Além das soluções nativas, com os processos de integração aos CRMs, as empresas têm como realizar campanhas mais eficientes.
O principal, então, é cuidar muito bem da estratégia que será empregada. Vale o registro: se, por um lado, o e-mail marketing é um importante para impulsionar vendas e fixar a imagem das marcas, por outro, pode prejudicar a reputação, em caso de mau uso.
Neste artigo, detalhamos as iniciativas básicas que devem ser empregadas para se extrair o máximo de resultados das campanhas de e-mail marketing. Confira!
Por que o e-mail marketing mantém-se relevante para o e-commerce?
Apesar do crescimento dos demais canais de comunicação com a audiência, como os serviços de mensageria, o e-mail ainda é parte integrante da vida online da população.
Hoje a estimativa é de que o número de usuários globais de e-mail chegou a 4,3 bilhões e a previsão é de que alcance a faixa dos 4,7 bilhões de usuários em 2027. Mundialmente, a projeção é de 408 bilhões de e-mails diários.
Em 2024, os Estados Unidos eram o país com o maior número de e-mails enviados diariamente, com quase dez bilhões. Alemanha e Irlanda seguiram, com 8,5 bilhões e 8,4 bilhões de e-mails diários, respectivamente. No geral, Holanda, Reino Unido e França tiveram 8,3 bilhões de e-mails enviados por dia cada.
Neste período, foram 251,1 milhões de e-mails enviados, em um minuto!
Em termos quantitativos são excelentes resultados, mas chama a atenção o desempenho do canal em termos de taxa de abertura, conversão etc.
Veja esse dado divulgado pelo Statista: em 2023, 30% dos profissionais de marketing do mundo todo declararam que suas campanhas de marketing por e-mail tinham uma taxa de abertura entre 10 e 20%. Outros 57,8% compartilharam que suas taxas de abertura estavam entre 20 e 50%.
Segundo este mesmo relatório, o ROI médio para marketing por e-mail é de US$ 36 para cada dólar gasto. Alguns setores se saem ainda melhor, com um ROI de US$ 45 para cada dólar gasto por empresas de varejo, comércio eletrônico e bens de consumo.
Quais os benefícios do uso do e-mail marketing?
Visibilidade da marca
Como citamos acima, o e-mail se mantém como um relevante canal de comunicação com a audiência.
E estamos falando da possibilidade de ter contato direto com o consumidor, direcionando as mensagens, de acordo com sua necessidade.
Reproduzindo um resultado que também é apurado nos serviços especializados em e-mail marketing, o relatório Global Messaging Engagement indica que 77% dos entrevistados já fizeram algum tipo de compra com base no conteúdo recebido por e-mail em 2023.
Para se ter ideia, o número é maior do que o do ano anterior (22% contra 18%).
Como aponta o próprio relatório, contudo, há diferenças significativas quando se relaciona a idade das pessoas e a preferência pelo e-mail.
Como se pode imaginar, em razão dos hábitos desse grupo, somente 18% dos consumidores da Geração Z preferem esse canal de comunicação.
A porcentagem sobe para 20% quando se trata dos Millenials, para 22% no caso da Geração X e 26%, quando se leva em conta os Baby Boomers.
De qualquer forma, 79% das pessoas verificam seus e-mails pelo menos uma vez por dia, se não mais, o que indica que esse ainda é um canal que alcança as pessoas de forma muito satisfatória.
Ao usar o canal, então, as marcas têm condições de manter-se mais presentes no dia a dia do seu cliente.
Custo X benefício
Uma ferramenta de e-mail marketing tem um custo muito baixo comparado ao resultado que pode trazer para a empresa (desde que bem utilizado) em termos de vendas e de fidelização.
Basicamente, em termos de recursos, são necessários domínio, profissional responsável pelas campanhas e um sistema que automatize os envios.
Com a evolução das soluções, é possível criar, com facilidade, conteúdos dinâmicos, baseados nos interesses específicos de cada perfil de cliente.
E, com uma estratégia de segmentação adequada, a empresa consegue atuar conforme o estágio da jornada de compra do cliente, o que garante uma abordagem mais eficiente.
Praticidade
Deixar o e-commerce a apenas 1 clique de distância do e-mail marketing é uma das vantagens da ferramenta.
Basta acessar seu conteúdo para que o usuário seja encaminhado para a loja e tenha à disposição, se for o caso, condições específicas para finalizar sua compra.
Como realizar boas campanhas de e-mail marketing
Uma boa ação de e-mail marketing necessita de um sistema inteligente para a formação de um banco de contatos segmentado e atualizado.
Dessa forma, o conteúdo do e-mail pode ser direcionado de forma mais consciente, garantindo que o destinatário esteja em sintonia com o conteúdo da mensagem.
O obejtivo é mostrar o que o cliente quer comprar, e não o que a loja quer vender.
Outra questão fundamental para o sucesso das ações: nunca enviar um e-mail marketing sem a autorização prévia do destinatário.
Afinal, e-mail marketing “não-autorizado” é SPAM, que é um dos caminhos para se negativar a imagem da empresa.
Receber constantemente propagandas não solicitadas cria apatia do consumidor pela marca.
Para conseguir a autorização do usuário que frequenta sua loja virtual, o ideal e elaborar uma estratégia que ofereça benefícios e mostre a ele as vantagens em receber seu e-mail marketing.
Por mais que a intenção seja vender, é preciso conquistá-lo, criar empatia entre ele e a marca.
Portanto, ofereça um conteúdo informativo (o envio de newsletters é um ótimo exemplo), descontos em compras ou qualquer ação que traga vantagens para o cliente em receber seus e-mails.
E, por último, ofereça sempre a opção de não receber mais e-mails da loja. Tendo em vista a enxurrada de e-mails marketing que recebemos todos os dias, essa possibilidade gera conforto ao consumidor e acaba tendo um efeito curioso.
O fato de poder escolher não receber mais e-mails da sua loja virtual dá a ele uma liberdade que cria empatia pela empresa e, consequentemente, uma boa impressão para a marca.
Como vimos, boas estratégias para e-mail marketing devem ser baseadas no respeito ao cliente, entendendo que se trata de um canal privilegiado e, que portanto, devem ser bem empregado.
Gostou do artigo? Quer mais dicas para o seu negócio? Veja também este conteúdo Descubra qual a importância das redes sociais para o e-commerce!.