O e-mail marketing gera grande efeito no internautas que o recebe. Cabe a você, lojista, tratar essa ferramenta de forma adequada para que esse efeito seja positivo.
Para isso, siga as dicas do Blog da Jet sobre como aumentar a eficiência de suas ações de e-mail marketing.
Se, por um lado, temos o e-mail marketing como um impulsionador de vendas e fixador da marca, por outro ele pode espantar clientes e denegrir a imagem de sua empresa.
Entre os benefícios que o e-mail marketing pode trazer estão:
- Visibilidade da marca: Segundo o IBGE, o principal motivo pelo qual as pessoas acessam a internet é para checar os e-mails.
- Custo X Benefício: Uma ferramenta de e-mail marketing tem um custo muito baixo comparado ao resultado que pode trazer para a empresa (desde que bem utilizado) em termos de vendas e fidelização
- Praticidade: Seu e-commerce fica a apenas 1 clique de distância do e-mail marketing. Basta clicar em seu conteúdo e o usuário já é encaminhado para a loja.
Uma boa ação de e-mail marketing necessita de um sistema inteligente para a formação de um banco de contatos segmentado e atualizado. Dessa forma o conteúdo do e-mail pode ser direcionado de forma mais consciente, estando o perfil de seu destinatário em sintonia com o conteúdo da mensagem.
A questão é mostrar o que o cliente quer comprar, e não o que a loja quer vender. Afinal, não surtiria tanto efeito se uma ação de e-mail marketing anunciando carros de luxo fosse enviada para indivíduos de 15 a 20 anos de idade. Pelo menos não tanto quanto se esse conteúdo fosse direcionado para indivíduos acima de 40 anos.
NUNCA envie um e-mail marketing sem a autorização prévia do destinatário. Um e-mail marketing “não-autorizado” nada mais é do que um SPAM, que é a melhor forma de negativar a imagem da empresa. Receber constantemente propagandas não solicitadas cria apatia do consumidor pela marca. Para conseguir a autorização do usuário que freqüenta sua loja virtual, elabore uma estratégia que ofereça benefícios e mostre a ele as vantagens em receber seu e-mail marketing.
Por mais que a intenção seja vender, é preciso conquistá-lo, criar empatia entre ele e a marca. Portanto ofereça um conteúdo informativo (o envio de newsletters é um ótimo exemplo), descontos em compras ou qualquer ação que traga vantagens para o cliente em receber seus e-mails.
E, por último, ofereça sempre a opção de não receber mais e-mails da loja. Tendo em vista a enxurrada de e-mails marketing e malas-diretas que recebemos todos os dias, essa possibilidade gera conforto ao consumidor e acaba tendo um efeito curioso. O fato de poder escolher não receber mais e-mails da sua loja virtual dá a ele uma liberdade que cria empatia pela empresa e, conseqüentemente, uma boa impressão para a marca.
Essas são as dicas do Blog da Jet para que você consiga potencializar as vendas de seu e-commerce utilizando a eficiente ferramenta que é o e-mail marketing.