No e-commerce, como em qualquer outro negócio, todos os passos de planejamento são fundamentais para o sucesso. E escolher o melhor nicho para atuar é fator fundamental para o sucesso. Não há como definir objetivos e metas (e muito menos KPI, ROI e outras métricas importantes) sem este plano. O que deve estar no seu plano de negócios?
- Análise de mercado;
- Análise de concorrência;
- Análise do meio envolvente;
- Análise SWOT;
- Posicionamento competitivo;
- Marketing Mix;
- Quadro de ações para implementar;
- Orçamentos;
- Estrutura de implementação, padrões e método de controle;
- Fatores críticos de sucesso e análise de contingência.
A cada mudança importante em qualquer premissa que você usou: revisão. Novas ideias e oportunidades também costumam causar essa necessidade: é preciso revisar seu plano, adaptá-lo às novidades, criar novos parâmetros, gerenciar os resultados…
A fase mais trabalhosa de tudo isso é exatamente o estudo de mercado. Como isso dá muito trabalho, os empreendedores mais apressados tentem a buscar, encontrar e copiar o que já está pronto – e aí perdem exatamente o que pode trazer sucesso: a diferença!
O nicho sai exatamente durante o estudo de mercado. Nesta etapa, você vai avaliar o ramo; a organização do setor; como ele funciona, o tamanho do mercado, a concorrência, nicho e oportunidades (clientes que não são atendidos).
Claro que não há receita pronta para você escolher o melhor nicho para o seu e-commerce. Todavia, entretanto, contudo, um bom estudo de mercado (lembre sempre de consultar o SEBRAE, que tem ótimos recursos para empreendedores) costuma ser o melhor ponto de partida. Se você seguir os pontos listados acima, pela ordem, quando chegar ao posicionamento competitivo terá a resposta na ponta da língua – quais são seus diferenciais e onde você vai ter o melhor nicho de atuação.
Um nicho de mercado, de um modo geral, nada mais é que um sub-mercado que uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.
Nichos, mercados e subnichos são mais do que importantes. Todos esses conceitos e ideias são importantes aprender. Com eles bem claros, fica mais fácil criarmos e lucrarmos com nosso empreendimento online.
Como uma regra geral, para se achar nichos de mercado você precisa ir subdividindo o seu mercado principal:
- Casa & Lar > Manutenção > Limpeza > Limpeza de Venezianas
- Esportes > Skate> Capacetes> Capacetes de Skate > Capacetes de Skate para crianças > Capacetes de skate para meninas.
Não há uma regra totalmente precisa do que é ou não é nicho de mercado. Em geral, se você conseguir combinar bem “O QUE” com “QUEM”, poderá encontrar bons nichos.
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