Skip to main content
Dicas para Vender Mais

Como escolher nicho do e-commerce

By 20/05/2015dezembro 6th, 2022No Comments

como encontrar o nicho de mercado

No e-commerce, como em qualquer outro negócio, todos os passos de planejamento são fundamentais para o sucesso. E escolher o melhor  nicho para atuar é fator fundamental para o sucesso. Não há como definir objetivos e metas (e muito menos KPI, ROI e outras métricas importantes) sem este plano. O que deve estar no seu plano de negócios?

  • Análise de mercado;
  • Análise de concorrência;
  • Análise do meio envolvente;
  • Análise SWOT;
  • Posicionamento competitivo;
  • Marketing Mix;
  • Quadro de ações para implementar;
  • Orçamentos;
  • Estrutura de implementação, padrões e método de controle;
  • Fatores críticos de sucesso e análise de contingência.

A cada mudança importante em qualquer premissa que você usou: revisão. Novas ideias e oportunidades também costumam causar essa necessidade: é preciso revisar seu plano, adaptá-lo às novidades, criar novos parâmetros, gerenciar os resultados…

A fase mais trabalhosa de tudo isso é exatamente o estudo de mercado. Como isso dá muito trabalho, os empreendedores mais apressados tentem a buscar, encontrar e copiar o que já está pronto – e aí perdem exatamente o que pode trazer sucesso: a diferença!

O nicho sai exatamente durante o estudo de mercado. Nesta etapa, você vai avaliar o ramo; a organização do setor; como ele funciona, o tamanho do mercado, a concorrência, nicho e oportunidades (clientes que não são atendidos).

Claro que não há receita pronta para você escolher o melhor nicho para o seu e-commerce. Todavia, entretanto, contudo, um bom estudo de mercado (lembre sempre de consultar o SEBRAE, que tem ótimos recursos para empreendedores) costuma ser o melhor ponto de partida. Se você seguir os pontos listados acima, pela ordem, quando chegar ao posicionamento competitivo terá a resposta na ponta da língua – quais são seus diferenciais e onde você vai ter o melhor nicho de atuação.

Um nicho de mercado, de um modo geral, nada mais é que um sub-mercado que uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.

Nichos, mercados e subnichos são mais do que importantes. Todos esses conceitos e ideias são importantes aprender. Com eles bem claros, fica mais fácil criarmos e lucrarmos com nosso empreendimento online.

Como uma regra geral, para se achar nichos de mercado você precisa ir subdividindo o seu mercado principal:

  • Casa & Lar > Manutenção > Limpeza > Limpeza de Venezianas
  • Esportes > Skate> Capacetes> Capacetes de Skate > Capacetes de Skate para crianças > Capacetes de skate para meninas.

Não há uma regra totalmente precisa do que é ou não é nicho de mercado. Em geral, se você conseguir combinar bem “O QUE” com “QUEM”, poderá encontrar bons nichos.

Quer contar para a gente como tomou esta decisão? Use os comentários!

Compartilhe