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Recursos para E-commerce

Saiba como escolher a plataforma de e-commerce. Aprenda aqui!

Não há como negar que dentre todos os detalhes que envolvem a abertura de uma loja virtual, a escolha da plataforma de e-commerce é um dos cuidados que merecem mais atenção.  

Afinal de contas, trata-se do sistema responsável pela gestão e exposição do negócio na internet. 

Por isso, é preciso considerar alguns fatores antes de decidir a solução a ser utilizada, as características e necessidades do negócio, assim como as funcionalidades da ferramenta.  

Estas devem ser observadas em conjunto, para então definir qual das opções é a mais adequada. 

De qualquer modo, preparamos este artigo para lhe apresentar os pontos que precisam ser analisados ao escolher uma plataforma de e-commerce. Confira!

1. Referências de mercado

Para começar, uma boa dica é buscar por referências de mercado.  

Tenha em mente que há inúmeras plataformas com qualidades diferentes, ou seja, enquanto uma se destaca pelos recursos oferecidos, outra pode ter como evidência seu custo-benefício, por exemplo. 

Por isso, vale ressaltar: saiba exatamente do que você precisa para escolher a plataforma mais aderente ao seu negócio.  

Para encontrar as referências, fique por dentro dos acontecimentos do setor, utilizando o poder da internet a seu favor. Em outras palavras, colha o máximo de informações. 

Dica importante: confira as lojas que atuam com o sistema e consulte os clientes atendidos pela empresa, porque eles poderão compartilhar suas experiências no dia a dia.

2. Planos e valores

Não é preciso nem falar que os planos e valores de contratação da plataforma de e-commerce devem ser considerados no momento da escolha, já que refletem diretamente nas finanças do negócio. 

No entanto, não se deixe levar apenas pelos preços e condições, pois nem sempre a solução mais barata será a melhor opção.  

Você, certamente, já ouviu aquele velho ditado: o barato sai caro. Pois então, avalie com bastante atenção essa questão dos valores, sempre visando o melhor custo-benefício. 

Neste sentido, uma das questões que precisam ser avaliadas com atenção é se a solução é escalável. Ou seja, o sistema terá condições de acompanhar o crescimento da operação?  

No digital, as oportunidades de crescimento são maiores e podem ocorrer rapidamente.  

Neste caso, é prioritário que o sistema consiga atender à evolução do seu negócio. É importante verificar bem esse ponto, porque vários sistemas de vendas limitam o volume de pedidos, por exemplo, e isso nem sempre está evidente nas negociações iniciais.

3. Recursos e funcionalidades

Controle financeiro, listas de desejos, comparação de preços, recomendações de produtos de acordo com os itens visitados e gestão de estoque, por exemplo, são apenas alguns dos recursos e funcionalidades que uma plataforma de e-commerce pode oferecer. 

As funções existentes visam proporcionar uma melhor experiência de navegação aos visitantes, assim como facilitar a gestão da loja virtual. Portanto, não se esqueça em hipótese alguma de avaliar esse ponto também. 

Atualmente, ainda é prioritário analisar as possibilidades de integrações. Existem diversos sistemas específicos para aprimorar o funcionamento da loja e você conseguirá fazer a implantação com facilidade, caso a fornecedora tenha as parcerias necessárias. 

Para exemplificar, listamos abaixo 12 funcionalidades que diferenciam a plataforma JET. Dessa forma, você poderá ter uma boa referência dos recursos que uma loja de sucesso pode ter:

1. JET Store Front

O JET Store Front foi especificamente desenvolvido para alcançar os melhores índices de performance, melhorar a taxa de conversão e entregar resultados superiores. 

A solução é compatível com o padrão GA4 e foi otimizada para obter máxima indexação pelos motores de busca. 

Assim, funcionalidades como geração automática de sitemap, dados estruturados e metadados asseguram que os produtos sejam encontrados mais facilmente e que sejam apresentados de maneira atraente nos resultados de busca. 

E ainda tem mais: qualquer profissional com conhecimentos mínimos consegue realizar a implementação. 

Isso é possível porque toda a complexidade da programação fica encapsulada dentro de cada ferramenta e é disponibilizada por meio de componentes. 

Dessa forma, o cliente pode escolher qual ferramenta utilizar e qual a melhor posição para colocá-la na sua página.

2. JET Search

Focado no aprimoramento da experiência do cliente na loja durante o processo de compra, o JET Search possibilita personalizar a exibição de produtos e as buscas realizadas no site. 

O resultado disso para o e-commerce é imediato: performance até 70% maior no carregamento dos produtos. 

O diferencial do JET Search é que, por meio de operação simples, é possível parametrizar o comportamento da busca do usuário.

3. JET Envios

O JET Envios facilita a operação online, gerando aumento de vendas e possibilidade de redução dos custos de frete. 

Sem a necessidade de contrato com as transportadoras, a loja pode integrar diversas opções de frete ao seu e-commerce, com tarifas especiais com até 60% de desconto. 

Outro diferencial importante: coleta unificada de todos os transportadores. 

Na mesma linha, com o JET Envios os lojistas recebem uma única fatura para pagamento, independentemente do fato de usar várias transportadoras.

4. Venda Assistida

O Venda Assistida empodera o vendedor e oferece uma experiência diferenciada de compra para os clientes. 

A solução, que é fácil e rápida de implantar, possibilita: 

– vender o estoque do e-commerce na loja física. 

– vender via redes socias e WhatsApp, compartilhando link de pagamento do seu checkout. 

– que o time de vendas tenha acesso a carteira de clientes, inteligência de vendas, venda presencial ou via link de pagamento, agilidade e controle das vendas. 

– criar e gerenciar um time de call center focado em vendas. 

5. Produto Personalizado 

Essa funcionalidade foi desenvolvida para que o e-commerce aumente as vendas e fidelize o cliente, oferecendo opções para adquirir produtos únicos, personalizados por ele mesmo. 

Com essa solução, a loja consegue: 

– Personalizar a experiência do cliente. 

– Agregar valor ao produto. 

– Adotar um visual totalmente adaptado ao layout da sua loja. 

– Gravar os dados do produto personalizado no pedido e na API de integração. 

6. Código do vendedor no check-out 

A proposta desta funcionalidade é permitir o e-commerce leve o vendedor da loja física para a digital. 

Como funciona na prática? A loja cria códigos identificadores para seus vendedores, o que facilita a oferta de condições especiais para o consumidor, além de garantir uma gestão de venda mais eficiente. 

Do ponto de vista operacional, a ferramenta proporciona inúmeros benefícios, como: 

– incentivo à integração dos canais de vendas, na medida em que o vendedor da loja física pode facilitar o fechamento da aquisição via site; 

– aprimoramento da gestão das vendas, uma vez que a loja consegue ter mais controle sobre o comissionamento da força de vendas, independentemente do canal empregado. 

– aumento das vendas e o ticket médio do e-commmerce por meio da atuação do vendedor, que pode disponibilizar descontos e fretes grátis para os clientes que usarem o seu código. 

7. JET Checkout 

O modelo de checkout foi pensado para otimizar a taxa de conversão de vendas da loja. Para isso, adota o conceito de guest checkout (compra de convidado), que permite que os compradores que não tenham cadastro (senha) na loja também possam realizar pedidos. 

Para isso, basta informar os dados básicos no momento do fechamento da compra.  O modelo gera aumento da conversão, garante mais velocidade na primeira compra e facilidade da recompra. 

O JET Checkout conta ainda com outros diferenciais importantes para facilitar o fechamento da venda, como: 

– Open Front-end 

Liberdade total para customização visual da loja e do carrinho de compras; 

– Carrinho não obstrutivo 

O usuário tem acesso ao resumo do pedido a qualquer momento durante a jornada de compra; 

– Identificação rápida 

O processo de cadastro é simples e intuitivo, tudo na mesma tela. 

– Auxílio visual 

Processo de preenchimento do cartão é simples e visual, facilitando e aumentando a sua conversão. 

– Identificação automática para recompra 

A identificação de recompra é automática e no final do processo o usuário é também convidado a criar um login para acompanhar o pedido. 

8. JET HUB 

O JetHub foi desenvolvido para facilitar a conexão entre os lojistas e os principais marketplaces do mercado, de forma inteligente e segura, respeitando as particularidades e processos de negócios da empresa. 

Assim, utilizando tecnologias de integração, é possível fazer o monitoramento 24×7 de toda comunicação da operação de e-commerce. 

Trata-se uma funcionalidade prioritária para o mercado atualmente, uma vez que os marketplaces lideram hoje as vendas via e-commerce e são uma excelente opção para a empresa diversificar seus canais de vendas. 

Com o JET HUB, é possível gerenciar todas as suas ações que serão realizadas nessas operações por meio da própria plataforma. 

9. JET Omnichannel 

Por meio dessas funcionalidades, os clientes JET fazem a integração entre seus canais de venda com facilidade, porque contam com o “vitrine infinita”, que permite que a operação venda na loja física o estoque do e-commerce e vice-versa. 

E, entendendo que o comércio eletrônico não está restrito ao site, a solução JET permite que as vendas sejam feitas no mobile, nas redes sociais, no televendas e nos marketplaces, além da venda via WhatsApp.

10. JET Analytics

O JET Analytics agiliza o processo de tomada de decisão do e-commerce. 

Para isso, são disponibilizados diversos tipos de relatórios para analisar o comportamento e a jornada de compra dos clientes, avaliar o perfil dos consumidores e mensurar o desempenho da loja. 

Confira os principais relatórios: 

– Comportamento e jornada de compra 

– Melhores clientes, funil de compras, novos clientes mensais e comparativos por faixa etária e sexo. 

– Relatório de carrinhos abandonados 

– Analise o comportamento do consumidor para tomadas de decisão ágeis, recuperando mais vendas. 

– Estatísticas gerais 

– Visitantes de loja, clientes cadastrados, e-mails cadastrados, pedidos e uma série de estatísticas disponíveis a um clique. 

– Análise de Visitas a Loja Virtual 

– tabela comparativa de profundidade de visitas x faturamento

11. Ferramentas de gestão

Desenvolvidas especificamente para facilitar a gestão de vendas da operação, a plataforma possui diferenciais exclusivos, como: 

– Sistema administrativo com interface amigável, navegação intuitiva e autonomia sobre os dados. 

– Dashboard completo, que permite visualizar rapidamente a evolução de vendas, perfil dos clientes, carrinhos abandonados e produtos mais vendidos. 

– Integração total com meios de pagamento, antifraude, marketplaces, integradores, certificações, comparadores e logística. 

– Ferramentas de promoção e marketing digital, com painel integrado às principais ferramentas Google, Facebook, Instagram e diversos recursos para gestão de promoções. 

– Workflow personalizado, o que facilita a gestão e rastreamento de pedidos dos clientes.

12. Ferramentas de promoção

A plataforma dispõe também de uma série de funcionalidades desenvolvidas para otimizar o trabalho da área de marketing. 

Para facilitar a personalização, atuamos com uma tecnologia open front-end, aberta para customização de códigos html, css e javascript, garantindo que os clientes proporcionem a melhor experiência visual e de navegação. 

E, para o dia a dia, os clientes têm à disposição os seguintes recursos: 

– Leve X, Pague Y 

Ferramenta de promoção que permite ao lojista cadastrar uma campanha, vincular produtos e estipular a quantidade de produtos comprados para ativar a promoção. 

Na área pública, a cada X produtos adicionados ao carrinho de compras o sistema concederá um desconto no valor do produto mais barato. 

– Quem comprou, comprou também 

Módulo que permite ao lojista agrupar produtos que foram comprados juntos, em compras anteriores na loja. 

Os produtos são apresentados na página de detalhes do produto como uma sugestão ao consumidor que está interessado em um determinado item. 

A configuração é feita pelo lojista, que pode sugerir a mercadoria que desejar, otimizando assim suas estratégias de venda. 

– Cupom de desconto 

Possibilidade que o lojista promova descontos e bonificação aos clientes. Essa ferramenta é indicada para dar descontos em compras pela internet a alguns clientes por meio do envio de um código promocional (via e-mail). 

Gostou do artigo? Entendeu melhor os critérios que devem ser adotados na escolha da plataforma de e-commerce? Você também pode baixar agora este conteúdo: Guia completo para sucesso no e-commerce: escolha de plataforma, ferramentas de gestão e usabilidade. 

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