Para quem possui uma loja virtual, investir em atendimento ao cliente e em comunicação são passos fundamentais para se diferenciar no mercado e aumentar as conversões no seu negócio.
Atualmente, existe uma ferramenta essencial, que desempenha um papel chave para que você possa alcançar esse objetivo, pois ela foi desenvolvida para contribuir com o empresário e facilitar a comunicação entre estabelecimento e consumidor.
Estamos falando do chat online, uma ferramenta que se tornou indispensável para os donos de loja virtual, e possui grande potencial para resolver algumas necessidades comuns, que talvez você nem saiba que exista no seu negócio, e que também ajudará a melhorar as suas vendas da sua loja.
Por isso, no artigo de hoje, iremos apresentar o potencial do uso desta ferramenta e como ela é fundamental para impulsionar as conversões dentro da sua loja virtual.
Qual é a função de um chat online e por que ele é importante?
Se você ainda não utiliza esse recurso ou não entende bem como ele funciona, saiba que se trata de uma tecnologia utilizada para melhorar a comunicação entre empresas e clientes e que vai muito além de um canal de atendimento.
Diferentemente dos outros canais, o chat online permite que você atenda o cliente em tempo real, se assemelhando ao atendimento que ocorre em lojas físicas, permitindo que o consumidor não se sinta abandonado durante o processo de compra no seu site.
Existem muitos benefícios em utilizar um chat na sua loja, e a partir dele será possível reconhecer e resolver gargalos do processo de compras que impedem a sua loja de se tornar líder de vendas.
Como ele pode ajudar na geração de mais conversões?
Sabemos que um chat na loja é uma ferramenta essencial para quem deseja manter seus negócios em alta e aumentar suas conversões na sua loja, ou site, independentemente do tipo de produto que você revende.
Para entender como e o porquê esse processo pode acontecer iremos apresentar alguns dos principais recursos e aplicabilidade de um chat online.
Dessa forma, você conhecerá quais são os diferentes usos dessa ferramenta, e como sua utilização pode apresentar bons resultados para a sua loja virtual.
É um canal à disposição do cliente
Uma das principais funcionalidades de um chat online é permitir que o cliente tenha um canal de atendimento à disposição dele e no momento que ele precisar.
A maioria dos chats online funciona como um botão dentro do seu site que o cliente pode apertar se achar que necessita de ajuda durante a navegação na sua loja, ou também pode aparecer como uma janela pop-up, estimulando o cliente a iniciar uma conversa.
Dessa maneira, não é preciso que o cliente se desloque para um outro aplicativo para ser atendido, sendo uma maneira mais cômoda e fácil de atender um cliente, do que gerar um link do whatsapp para realizar esse atendimento, por exemplo.
Oferece atendimento fora do horário comercial
Oferecer atendimento via chat já é um aspecto positivo e faz com que menos consumidores desistam de realizar uma compra por falta de informações ou dúvidas que poderiam ser solucionadas durante o atendimento. Mas você já parou para pensar que os clientes também fazem compras fora do horário comercial?
Graças a um recurso, que é bastante comum de encontrar em um chat online, você não precisa contratar mais atendentes para atender clientes nesse período. Você pode simplesmente utilizar o recurso de Chatbot.
Esse recurso permite você solucionar dúvidas básicas como cálculo de frete, status da compra e dúvidas frequentes sem que o cliente tenha que esperar um atendente estar disponível ou então o dia seguinte.
Permite integrações com múltiplos canais de atendimento
Se você utiliza outros canais para promover o seu serviço, já sabe que é possível ganhar dinheiro também em redes sociais como o Instagram, por exemplo.
Algumas dessas redes sociais oferecem seus próprios mensageiros que permitem que o consumidor utilize para entrar em contato com um atendente da sua loja virtual.
Entretanto, apesar de prático para o consumidor, você pode acabar perdido no fluxo de mensagens e ignorar boas oportunidades de vendas. Com um chat na sua loja, contudo, é possível integrar todos esses canais e receber mensagens em um único lugar para resolver as dúvidas dos seus clientes mais rapidamente.
Aumenta a credibilidade do seu negócio
Ao verificar que existe um chat disponível no seu site, o cliente se sente mais seguro em adquirir um produto dentro da sua loja, pois ele sabe que esse canal também pode ser utilizado caso ele precise de um atendimento pós venda.
Comprar um produto online exige uma série de etapas, então, mostrar para os clientes que você disponibiliza um canal no qual eles podem buscar uma solução é fundamental para que eles se sintam seguros em comprar na sua loja.
Além disso, ter um chat na loja pode dar vantagens competitivas. Pesquisas mostram que 77% dos consumidores preferem comprar em lojas que disponibilizam o chat.
Avanço para próxima etapa do funil de vendas mais rapidamente
Um outro recurso muito importante para quem deseja impulsionar suas conversões na loja virtual é a utilização de convites pró-ativos. Embora seja um recurso menos comum de encontrar em chats, eles são fundamentais para aumentar sua taxa de conversão.
Os convites pró-ativos podem ser utilizados de diversas maneiras, seja entregando cupons de desconto para incentivar o cliente a avançar para a próxima etapa do funil de vendas quanto para incentivar o cliente a buscar ajuda, caso ele permaneça por muito tempo na mesma página.
Essas ações estimulam o consumidor a também realizar uma ação que pode levá-los a próxima etapa do funil de vendas deixando-os cada vez mais próximos da conversão.
Aumente os seus ganhos instalando um chat na sua loja
Nesse conteúdo apresentamos alguns recursos de um chat online que podem contribuir para que você passe a investir na comunicação com o consumidor e resolver eventuais problemas dentro da sua loja virtual.
Ao oferecer um atendimento de qualidade e investir em treinamentos para a sua equipe é bem provável que você consiga ver os resultados mais rapidamente, e terá mais clientes fidelizados e recorrentes na sua loja virtual.
Artigo produzido pelo parceiro Jivochat.