Fabiano Cruz é responsável pela área de criação e novos negócios da Elo Digital, agência de publicidade com foco em inovação.
Co-fundador do Macromedia Flash User Group em São Paulo, ministrou palestras e web conferences difundindo as práticas de Flash, adquirindo expertise digital e empreendedora durante sua carreira para hoje liderar a criação de ações e experiência online para diversos players do e-commerce.
Em entrevista para a JET e-Commerce, fala sobre a importância da Black Friday para as vendas online e sugere diversas ações para que os lojistas lucrem e conquistem base sólida de novos clientes.
Veja aqui, no blog da JET.
1. Porque as lojas virtuais devem participar do Black Friday?
É uma oportunidade sazonal, próxima do 13º pagamento dos brasileiros, que a cada ano cresce e reforça sua longevidade no calendário promocional devido à proximidade do Natal com descontos atrativos e conveniência ao consumidor para logística em tempo para as festas de final de ano.
2. Quais ações promocionais os pequenos e médios lojistas online podem adotar para o Black Friday?
Aproveitar a oportunidade para oferecer uma landing page para oferta de descontos realmente atrativos, com cadastro para clusterizar ainda mais a base de clientes e atingir, de forma otimizada, os resultados de vendas com a oferta de produtos.
Implantar um planejamento de mídia mais adequado e aderir a campanha BlackFriday do Busca Descontos, que leva o nome da data, também é um marco de posicionamento da loja para estar junto neste grande diretório de marcas, ganhando confiabilidade ao consumidor final.
3. O que as lojas devem fazer para preparar a estrutura de acessos à loja, equipe, estoque, entre outros fatores que influenciam para atender a demanda?
Estamos falando de uma data única, mas é um grande “beta” para o Natal. Sendo assim, deve ser uma estrutura similar com o que se está planejando para o dia 25 de dezembro devido à movimentação que deve surgir com os esforços dos departamentos de marketing e comercial.
4. No caso de lojas virtuais ativas no canal físico, vale realizar uma campanha que integre o físico com o virtual?
O consumidor com os devices móveis e internet estão cada vez mais pesquisando antes de efetuar suas compras com o objetivo de encontrar os melhores preços. Portanto, se o lojista possui um canal físico, no mínimo ele deve adequar a precificação nas ofertas com as mesmas condições da operação online.
Contudo, independente da ação, é necessário que o consumidor tenha uma clareza real do preço antes do BlackFriday, para a percepção de vantagem e apresentação de idoneidade na operação completa.
5. Como manter os clientes que compraram na minha loja no Black Friday?
Pense que é como um relacionamento. Se você só chama a namorada para sair quando se sente sozinho, certamente o enlace não vai durar por muito tempo.
A estratégia da BlackFriday, como resultado de percepção do cliente, deve ser traçada para criar afinidade e conhecer mais o seu público, para que em próximas grandes datas o impacto de sua comunicação seja mais adequado e personalizado possível.
6. Suas estimativas para o dia mundial do desconto virtual.
Segundo levantamento realizado pela ClearSale, a Black Friday somou, somente no ano passado, R$217 milhões para o comércio eletrônico (mais do que o dobro do que foi finalizado no ano anterior, que apurou R$100 milhões). Se continuar nesta progressão, teremos o mesmo crescimento para 2013.
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Por: Camila Freitas – Assessoria de Imprensa JET e-Commerce