Num cenário de alta concorrência e com consumidores cada vez mais exigentes, é importante que as lojas virtuais se apropriem de soluções que assegurem que o cliente encontre tudo o que precisa no site ou no mobile, sem maiores dificuldades.
Otimizar a navegação do usuário, favorecendo sua experiência e, claro, os resultados de conversão. É esta a função dos mapas de calor.
Eles vão indicar, com mais precisão, as áreas que favorecem as interações, orientando a empresa sobre a disposição ideal dos diferentes elementos que podem ser usados para incentivar a compra.
Acompanhando a evolução da tecnologia, as soluções para análise de mapas de calor evoluíram muito nos últimos anos e hoje há opções para empresas de diferentes portes.
Como funcionam os mapas de calor?
Basicamente, o que os mapas de calor indicam são as áreas de maior atividade do site, considerando a movimentação do mouse, os cliques e as rolagens feitas na página.
Trazendo para o ambiente do e-commerce, por meio desse recurso é possível entender as áreas mais atrativas e os aspectos que têm ajudado (ou não) a otimizar os resultados.
Para identificá-las, as soluções usam as cores. Assim, quanto mais tons vermelhos, maior o nível de interação, representando as áreas mais “quentes”.
Outra característica importante dos relatórios são os tipos de interação: cliques, rolagem e movimento do cursor.
Click maps – indicam quais áreas foram mais clicadas pelo usuário. A partir daí, a empresa consegue entender qual foi a resposta obtida para banners, CTAs, links ou mesmo ícones utilizados no site.
Scroll maps – no caso da rolagem de página, o objetivo é detectar até onde o usuário acessa o conteúdo. Parece simples, mas quando a rolagem está indo muito para a parte inferior, por exemplo, pode ser sinal de algo errado. O cliente pode estar tendo dificuldade para encontrar determinada informação.
Hover maps – esse tipo de relatório exige uma análise mais cuidadosa, uma vez que a movimentação do cursor durante a navegação nem sempre resultará em interação. Pensando na questão da otimização, o ideal é que a atenção esteja direcionada para sua mensagem principal ou para o CTA. Se isso não está acontecendo, é algo que precisa ser investigado.
Quais os cuidados com o uso dos heatmaps?
Apesar da sua importância, algumas questões que devem ser consideradas no emprego desse tipo de ferramenta:
– em sites com tráfego muito baixo, os heatmaps não serão representativos, até em razão da questão da consistência dos dados disponíveis para análises mais aprofundadas relacionadas à conversão.
– como há diferentes tipos de ferramentas que podem ser empregadas nessa frente, é importante analisar se os recursos são adequados para o seu negócio naquele momento.
– as análises de mapa de calor são indicativos essenciais para entender a movimentação do usuário, mas só terão valor com a devida interpretação e, claro, a possibilidade de cruzamento com outros tipos de informações.
– os aprendizados obtidos com heatmaps podem ser bastante úteis para a realização, por exemplo, dos testes A/B. Ou seja, submeter diferentes possibilidades ao usuário ajudará na geração de resultados e em aprendizados mais consistentes para o e-commerce.
Como escolher as ferramentas mais adequadas
Entre as inúmeras opções encontradas no mercado, a maioria permite os testes gratuitos, o que pode ajudar na escolha da melhor alternativa para a empresa.
Um dos mais populares do mercado, o Hotjar integra heatmaps online e outros recursos que ajudam a compreender melhor o comportamento dos usuários.
É possível utilizar, por exemplo, pesquisas em soft pop-ups, funis de conversão, análises de formulários e gravação de telas de usuários.
A relação de custo x benefício é vantajosa, assim como a configuração, feita a partir de um script colocado na página.
Uma das novidades da solução é a inclusão de recursos de IA. Os primeiros estão relacionados às pesquisas. A proposta é que as empresas possam dizer ao Hotjar AI qual é o seu objetivo de pesquisa e, a partir daí, obter sugestões de perguntas que podem ser feitas.
Na mesma linha, é possível ter acesso a relatórios de resumo automatizados, com citações e recomendações para as próximas etapas.
No final de 2020, a Microsoft lançou o Clarity, idealizado para ajudar a promover melhorias nas experiências de navegação.
Para isso, a ferramenta fornece diversas informações relacionadas à movimentação dos usuários, como erros de JavaScript e mapas de calor.
Gratuita, tem sido uma solução importante para o UX do site e para aprimorar a otimização das conversões.
Especificamente sobre os mapas de calor, assim como Hotjar, o Clarity facilita a identificação das áreas mais atrativas para os visitantes.
Pensando no dia a dia do e-commerce, as análises podem ajudar a posicionar adequadamente, por exemplo, o botão de “compra” ou mesmo o CTA.
Além da visualização do mapa, com a localização das áreas mais quentes, a ferramenta indica os elementos presentes na página analisada. Ao selecioná-los, a empresa tem acesso aos dados detalhados sobre taxa e número de cliques recebidos.
Entre os destaques do Clarity, além das gravações, estão disponíveis diversos filtros de exposição, o que possibilita a seleção de gravações por período de tempo, dispositivo, ações do usuário e outros.
Em sua página, a Microsoft informa que a ferramenta será gratuita para sempre, sem limite de tráfego. A justificativa é que o objetivo da empresa é a coleta de dados para melhorar modelos de aprendizado de máquina que impulsionam produtos e serviços.
O emprego dos mapas de calor é um importante aliado para que o e-commerce consiga aprimorar a experiência do cliente em todas as páginas.
Ter produtos e ofertas adequados fazem a diferença para o sucesso das operações, mas hoje a disputa pela atenção do cliente é muito acirrada, então, é fundamental que as lojas invistam para aumentar as taxas de conversão.
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Artigo originalmente publicado em E-commerce Brasil.