O apelo visual é um dos principais estímulos ao consumo.
Por esse motivo, há muito tempo, as lojas estudam o comportamento e as expectativas do consumidor para tornar seu principal chamariz — a vitrine — cada vez mais atrativa. O e-commerce, que não dispõe desse recurso, está aprendendo a usar as redes sociais com essa finalidade. Por isso é tão importante saber como vender pelo Instagram.
Mas por que falar especificamente do Instagram? Neste post, vamos tratar de algumas características dessa rede que a tornam muito eficaz para vender mais no comércio eletrônico.
Além disso, vamos abordar boas práticas que vão ajudar você a alcançar os resultados desejados com a plataforma. Confira!
Por que usar o Instagram para aumentar as vendas?
Apesar de conhecermos apenas as redes sociais mais comuns, a verdade é que novas plataformas surgem a cada dia. Algumas são voltadas para nichos específicos, enquanto outras são bastante abrangentes e envolvem milhões (ou bilhões) de usuários.
O fato é que essas plataformas têm características completamente diferentes. Você dificilmente verá alguém compartilhando um gif animado, cheio de brilhos e cores para desejar bom dia por meio do LinkedIn, por exemplo. Por isso, cada uma é usada com objetivos específicos.
O Instagram tem como uma de suas principais características o forte apelo visual. A disposição dos elementos torna a interação mais dinâmica, não dá destaque aos conhecidos “textões” e oculta inicialmente até mesmo a maior parte dos comentários.
Isso faz com que o usuário deslize pela tela com maior facilidade, transformando a imagem no maior atrativo para as publicações — o que faz dessa rede uma verdadeira vitrine virtual. Mas vamos analisar mais alguns dados:
- no mundo, o Instagram tem mais de 800 milhões de usuários que acessam a rede todos os meses;
- 500 milhões desses usuários acessam a plataforma diariamente;
- 80% das contas seguem pelo menos uma empresa;
- o índice de engajamento no Instagram (4,1%) é quase seis vezes maior que o do Facebook (0,7%), o que faz dele uma excelente ferramenta para vendas on-line;
- 38% dos clientes afirmam que compram produtos encontrados no Instagram com frequência;
- o Instagram tem desenvolvido uma série de recursos para ajudar as empresas a venderem na própria plataforma, como links de ação “compre agora”.
Portanto, não faltam razões para usar o Instagram como parte importante da estratégia de marketing digital. As publicações nessa rede podem contribuir para projetar a sua marca e alavancar as vendas.
Descubra como fazer isso de forma eficiente no próximo tópico!
Como vender pelo Instagram?
Muitas empresas estão experimentando a eficácia do Instagram para atrair consumidores e aumentar suas vendas. Mas para que isso aconteça, é preciso usar as melhores práticas. Você pode conferir as principais agora:
1. Use imagens de boa qualidade
Se as fotos são o principal atrativo do Instagram, isso significa que o primeiro cuidado que as empresas precisam tomar é em relação às imagens publicadas. Elas devem ser memoráveis pelo conteúdo que oferecem e pela qualidade.
Seja devido à disposição dos elementos ou a aspectos técnicos (como definição e tratamento da imagem), o público precisa ter a percepção de um trabalho profissional. Isso é fundamental para chamar a atenção e conferir credibilidade ao negócio.
2. Interaja com seus seguidores
A participação em redes sociais nunca é uma via de mão única, em que a empresa comunica uma mensagem e o consumidor apenas a recebe. Colocar seu negócio nesses meios significa disponibilidade para estabelecer um relacionamento.
Por isso, é muito importante interagir com o público. Responda seus questionamentos de forma rápida e precisa para não transmitir a ideia de descaso em relação a quem prestigia a sua marca.
3. Use CTAs
As call-to-action (chamadas para ação) já são bastante conhecidas no marketing. Afinal, mesmo que o público se interesse por um produto, ele pode precisar de um convite direto para realizar algo que a empresa deseja, como comprar o item.
Existem várias CTAs possíveis e cada uma delas é mais adequada a etapas específicas do funil de vendas. Em um primeiro momento, uma opção interessante é conduzir o usuário ao seu blog ou site.
Em etapas posteriores, a empresa pode transformá-lo em lead oferecendo um e-book ou newsletter em troca de uma informação de contato (como o e-mail). Já em outras circunstâncias, ele pode ser convidado diretamente a comprar ou baixar um aplicativo.
É importante usar a CTA mais apropriada ao estágio de interesse do público-alvo. Nem sempre a pressa é a melhor estratégia na construção desse relacionamento.
4. Eduque o consumidor
O conteúdo publicado no seu perfil do Instagram pode ser educativo e trazer informações relevantes para o público-alvo. Um e-commerce de moda, por exemplo, deve não só exibir as fotos e propagandas de seus produtos.
Uma estratégia interessante, nesse caso, seria publicar vídeos curtos e diários mostrando como usar as tendências da próxima estação de forma apropriada e nos diferentes ambientes (trabalho, lazer, dia a dia).
Esse seria o primeiro passo para despertar o interesse e o desejo dos consumidores pelas peças oferecidas pela loja on-line, além de realizar um excelente trabalho de branding para o negócio.
5. Use hashtags, mas com moderação
As hashtags têm uma finalidade: encontrar com mais facilidade o conteúdo referente a um assunto. Por isso, não deixe de usá-las em seus posts para atrair quem tem interesse em produtos ou serviços que o seu negócio oferece.
Mas é importante não exagerar na quantidade. Além da hashtag de sua marca ou de uma campanha específica, utilize apenas algumas poucas que sinalizem para a plataforma qual é o tema do seu post.
Outra dica importante é acrescentar essas hashtags no primeiro comentário, e não no post. Isso vai evitar uma legenda visualmente poluída e tem o mesmo efeito para rastreamento.
6. Seja consistente
Não deixe o seu público esquecer que a sua empresa existe. Publique constantemente, de forma consistente. Não faça apenas posts promocionais, mas crie conteúdo relevante e divulgue-o em períodos previsíveis.
Faça a marca ser lembrada de forma positiva, para que seus seguidores fiquem ansiosos pela próxima publicação. Também é possível criar um calendário para essas postagens, publicando tipos de conteúdos específicos em determinados dias da semana.
7. Coloque seu público-alvo em primeiro lugar
Para ter sucesso no Instagram — ou qualquer outra rede social — é fundamental entender que o perfil é sobre a sua empresa, mas não para sua empresa. Produzir e publicar aquilo que interessa ao público-alvo vai ajudar a ganhar clientes.
Estude o perfil desse público, identifique suas necessidades, interesses e expectativas. Descubra qual é o formato preferido (vídeos, imagens, carrossel) e os temas que despertam atenção e engajamento.
Entendeu como vender pelo Instagram e usar essa rede social para alavancar suas vendas? Gostou das dicas? Você pode receber outros conteúdos valiosos para o seu negócio em seu e-mail. Inscreva-se em nossa newsletter!