Ao contrário de que se previa no início do e-commerce nacional, a categoria ‘Moda e Acessórios’ se consagrou como uma das cinco mais vendidas. E agora, o que não falta nesse meio é concorrência. Para se destacar, as mais novas empresas lançam mão de várias estratégias. Uma das mais promissoras visa criar um relacionamento entre a plataforma de vendas e o consumidor, e se destaca por objetivar o grande diferencial de quando se vende pela internet.
Conhecer os clientes, seus hábitos e preferências, dá ao empreendedor informações que ajudam a emplacar os negócios de empresas recém-chegadas ao mercado virtual. Testes rápidos com perguntas que analisam o perfil dos futuros compradores é um dos artifícios utilizados e que trazem bons resultados. A estratégia já começa a se estabelecer no mercado brasileiro.
De acordo com Daniel Ribas, coordenador de novos negócios da JET Tecnologia em Comércio Eletrônico, desenvolver conteúdo específico sobre os produtos do portfólio da loja virtual auxilia a tomada de decisão do e-consumidor. “Nas empresas de moda, textos e fotos com as tendências da estação já direcionados para determinado grupo de clientes, pode ajudar a aumentar a conversão”, exemplifica.
Classe C
Apenas neste último ano, 50% dos nove milhões de novos consumidores do e-commerce pertenciam à classe C. O cenário favorece o surgimento de lojas virtuais voltadas a esse público, de menor poder aquisitivo. Além de conhecer o cliente, o que é primordial para qualquer empreendimento, elas começam a desenvolver marcas próprias, comercializadas por um valor geralmente abaixo do praticado no mercado.
“Vender os produtos a preços mais baixos não significa perder lucratividade. Se houver formas facilitadas de pagamento, é possível ainda que a estratégia resulte no aumento do ticket médio da loja”, ressalta Ribas. Em tempos de acirrada competição por um espaço no mercado, inovar faz a diferença. Sempre há outras estratégias válidas e compatíveis com o plano de negócios desenvolvido com cuidado para determinar o rumo da empresa.
Compartilhe, qual foi a estratégia desenvolvida para dar aquele pontapé inicial para o sucesso do empreendimento virtual?