Ninguém questiona o fato de que o comércio virtual revolucionou as relações entre empresas e consumidores.
E embora esse modelo garanta uma série de vantagens para ambas as partes, também não podemos negar que um dos principais desafios é a concorrência acirrada.
Os números ajudam a entender melhor essa dinâmica do mercado: no primeiro semestre de 2022, o e-commerce atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no país, alta de 6% em comparação com o mesmo período em 2021, quando o volume somou R$ 111,8 bilhões. Os dados são do relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay.
Diante desse cenário de elevação das vendas e, consequentemente, da concorrência, o conteúdo para e-commerce é uma estratégia importante para atrair consumidores e gerar aumento nas conversões.
No entanto, apesar dos benefícios evidentes que o marketing de conteúdo traz a esse tipo de negócio, muitos gestores ainda têm dificuldade para definir o que devem publicar.
Se você também tem essa dúvida, este artigo vai ajudá-lo. Vamos mostrar qual é a importância dessa estratégia e o que fazer para destacar a sua marca por meio de suas publicações. Confira!
A importância do marketing de conteúdo para e-commerce
O e-commerce coloca sua loja ao alcance de praticamente qualquer habitante do planeta com acesso à internet.
Isso significa que, potencialmente, seu público-alvo se torna muito maior, bem como suas chances de aumentar as vendas.
Porém, ao lado dessa vantagem, vem um grande desafio: fazer o seu comércio se destacar diante de tantos concorrentes.
Existem grandes lojas virtuais que fizeram isso por meio de anúncios. No entanto, além de exigir um investimento altíssimo, essa estratégia não é igualmente eficaz em todos os casos.
Vemos que alguns desses players conseguiram solidificar sua marca no mercado, enquanto outros tiveram um baixo índice de sucesso, precisaram repassar o custo ao consumidor e se tornaram menos competitivos.
Nesse cenário, o inbound marketing é uma estratégia eficaz e com um custo reduzido.
Na medida em que provê as respostas que o usuário busca para solucionar seus problemas, ele facilita a criação de um relacionamento entre os seguidores e a marca, que se torna uma referência.
Além disso, o fato de o contato acontecer a partir da iniciativa do cliente torna esse processo menos invasivo e mais compatível com o comportamento do consumidor atual.
Passos para a produção de conteúdo relevante para e-commerce
Porém, mesmo entendendo que o inbound é uma estratégia eficaz para o e-commerce conquistar seu espaço, muitos gestores têm dúvidas quanto ao que podem ou devem publicar para alcançar esse resultado.
Por isso, fizemos um passo a passo para quem pretende utilizar ou impulsionar suas estratégias de marketing de conteúdo.
1- Conheça bem seu público-alvo
Esse é o princípio fundamental para toda ação de marketing. É imprescindível que a empresa tenha uma descrição precisa de seu público-alvo, envolvendo não só os dados demográficos (gênero predominante, faixa etária, renda, ocupação etc), mas principalmente o perfil comportamental.
É importante saber o que eles valorizam, quais são suas necessidades e problemas e como seu produto pode ajudar a solucioná-los.
Também é essencial entender o que os influencia, o que levam em conta para a tomada de decisão e os melhores canais para encontrá-los e estabelecer uma comunicação frequente.
2- Analise a concorrência
Depois de conhecer bem o seu público, é essencial estudar a estratégia de quem também o aborda — seus concorrentes.
Confira o que eles publicam, a linguagem que usam e os temas que chamam a atenção dos consumidores.
Verifique quais são os conteúdos que obtêm maior engajamento, como interações, comentários, curtidas e compartilhamentos.
3- Defina as palavras-chave mais adequadas para o público
Além de analisar o conteúdo que faz sucesso entre os seus concorrentes, algumas ferramentas podem ajudá-lo a identificar as palavras-chave mais importantes para o seu negócio.
Elas apontam o que o seu público procura nos mecanismos de busca e, se bem utilizadas, fazem com que o seu site apareça nos primeiros lugares da página de resultados.
Essa posição é importante para receber visitas e facilita a conversão de usuários em clientes.
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4- Alie texto e imagem
As imagens são um elemento importantíssimo da comunicação digital. No caso de um conteúdo explicativo, elas tornam a compreensão mais fácil.
E, quando se trata da promoção de produtos, boas fotos despertam o desejo e dão ao cliente a segurança de que a mercadoria realmente atende suas expectativas.
Lembre-se sempre de que a qualidade das imagens utilizadas passa ao consumidor a ideia de que seu negócio é profissional ou não. Portanto, a resolução deve ser alta, com iluminação e cenário perfeitos.
5- Seja educativo
É muito provável que o consumidor chegue ao seu blog ou canal para solucionar um problema que tem.
Por isso, seu conteúdo precisa ser educativo, criado para instruir, e não simplesmente para promover produtos.
Há muitas opções que o e-commerce pode explorar nesse sentido, independentemente do segmento em que atua. Um bom exemplo são os vídeos tutoriais, fundamentais para que o cliente entenda melhor os diferenciais do produto e a melhor forma de uso.
Mais uma vez, conhecer a estratégia dos concorrentes e pesquisar o que o seu público-alvo busca a respeito do assunto vai ajudá-lo a ter boas ideias.
6- Aproveite o conteúdo enviado por clientes
Em muitos segmentos, a empresa pode utilizar conteúdo enviado por clientes, também chamado de UGC (User Generated Content).
Aliás, essa estratégia é muito eficiente nos e-commerces de decoração e acessórios para casa e nos de moda e beleza, por exemplo.
Imagens, vídeos, reviews e até mesmo tutoriais espontâneos têm um papel importante no marketing. O comprador, neste caso, entende que, se o produto garantiu a satisfação de outro consumidor, ele realmente tem os benefícios que a marca divulgou, o que o incentiva a tomar uma decisão positiva.
7- Promova seu conteúdo
Finalmente, depois de criar conteúdo relevante, a empresa deve explorar todo o potencial dessa estratégia.
Para isso, é preciso impulsionar suas publicações usando suas redes sociais, ativando sua base de seguidores, e aplicando técnicas de SEO.
Porém, especialmente no início de um projeto como esse, é importante recorrer à publicidade para obter o máximo de retorno do seu investimento.
Neste sentido, é válido atuar com links patrocinados no Facebook, no Instagram, no Google AdWords e demais plataformas.
Outra maneira de promover seu conteúdo é entrar em contato com negócios que não sejam concorrentes, mas que atuem junto ao mesmo público, para criar guest posts e gerar backlinks.
O conteúdo para e-commerce é fundamental para destacar o seu negócio em diversas frentes:
– criar uma oportunidade de você se tornar uma referência em sua área;
– desenvolver um relacionamento com possíveis clientes;
– conquistar sua confiança e torná-los mais abertos às suas ofertas e promoções.
– fidelizar o seu público e aproximá-lo da sua marca.
Seguindo essas dicas, você conseguirá estabelecer uma estratégia eficiente e, assim, alavancar as suas vendas.
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