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Clientes, Experiência e Atendimento

Conteúdo para e-commerce: por onde começar?

By 19/12/2022No Comments

top-viewtop-view-of-manager-and-employee-doing-teamwork-in-business-office-looking-at-charts-on-laptop-displayNinguém questiona o fato de que o comércio virtual revolucionou as relações entre empresas e consumidores. 

E embora esse modelo garanta uma série de vantagens para ambas as partes, também não podemos negar que um dos principais desafios é a concorrência acirrada.

Os números ajudam a entender melhor essa dinâmica do mercado: no primeiro semestre de 2022, o e-commerce atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no país, alta de 6% em comparação com o mesmo período em 2021, quando o volume somou R$ 111,8 bilhões. Os dados são do relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay.

Diante desse cenário de elevação das vendas e, consequentemente, da concorrência, o conteúdo para e-commerce é uma estratégia importante para atrair consumidores e gerar aumento nas conversões.

No entanto, apesar dos benefícios evidentes que o marketing de conteúdo traz a esse tipo de negócio, muitos gestores ainda têm dificuldade para definir o que devem publicar. 

Se você também tem essa dúvida, este artigo vai ajudá-lo. Vamos mostrar qual é a importância dessa estratégia e o que fazer para destacar a sua marca por meio de suas publicações. Confira!

A importância do marketing de conteúdo para e-commerce

O e-commerce coloca sua loja ao alcance de praticamente qualquer habitante do planeta com acesso à internet. 

Isso significa que, potencialmente, seu público-alvo se torna muito maior, bem como suas chances de aumentar as vendas. 

Porém, ao lado dessa vantagem, vem um grande desafio: fazer o seu comércio se destacar diante de tantos concorrentes.

Existem grandes lojas virtuais que fizeram isso por meio de anúncios. No entanto, além de exigir um investimento altíssimo, essa estratégia não é igualmente eficaz em todos os casos. 

Vemos que alguns desses players conseguiram solidificar sua marca no mercado, enquanto outros tiveram um baixo índice de sucesso, precisaram repassar o custo ao consumidor e se tornaram menos competitivos.

Nesse cenário, o inbound marketing é uma estratégia eficaz e com um custo reduzido. 

Na medida em que provê as respostas que o usuário busca para solucionar seus problemas, ele facilita a criação de um relacionamento entre os seguidores e a marca, que se torna uma referência. 

Além disso, o fato de o contato acontecer a partir da iniciativa do cliente torna esse processo menos invasivo e mais compatível com o comportamento do consumidor atual.

Passos para a produção de conteúdo relevante para e-commerce

Porém, mesmo entendendo que o inbound é uma estratégia eficaz para o e-commerce conquistar seu espaço, muitos gestores têm dúvidas quanto ao que podem ou devem publicar para alcançar esse resultado. 

Por isso, fizemos um passo a passo para quem pretende utilizar ou impulsionar suas estratégias de marketing de conteúdo.

1- Conheça bem seu público-alvo

Esse é o princípio fundamental para toda ação de marketing. É imprescindível que a empresa tenha uma descrição precisa de seu público-alvo, envolvendo não só os dados demográficos (gênero predominante, faixa etária, renda, ocupação etc), mas principalmente o perfil comportamental.

É importante saber o que eles valorizam, quais são suas necessidades e problemas e como seu produto pode ajudar a solucioná-los. 

Também é essencial entender o que os influencia, o que levam em conta para a tomada de decisão e os melhores canais para encontrá-los e estabelecer uma comunicação frequente.

2- Analise a concorrência

Depois de conhecer bem o seu público, é essencial estudar a estratégia de quem também o aborda — seus concorrentes. 

Confira o que eles publicam, a linguagem que usam e os temas que chamam a atenção dos consumidores. 

Verifique quais são os conteúdos que obtêm maior engajamento, como interações, comentários, curtidas e compartilhamentos.

3- Defina as palavras-chave mais adequadas para o público

Além de analisar o conteúdo que faz sucesso entre os seus concorrentes, algumas ferramentas podem ajudá-lo a identificar as palavras-chave mais importantes para o seu negócio. 

Elas apontam o que o seu público procura nos mecanismos de busca e, se bem utilizadas, fazem com que o seu site apareça nos primeiros lugares da página de resultados.

Essa posição é importante para receber visitas e facilita a conversão de usuários em clientes.

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4- Alie texto e imagem

As imagens são um elemento importantíssimo da comunicação digital. No caso de um conteúdo explicativo, elas tornam a compreensão mais fácil. 

E, quando se trata da promoção de produtos, boas fotos despertam o desejo e dão ao cliente a segurança de que a mercadoria realmente atende suas expectativas.

Lembre-se sempre de que a qualidade das imagens utilizadas passa ao consumidor a ideia de que seu negócio é profissional ou não. Portanto, a resolução deve ser alta, com iluminação e cenário perfeitos.

5- Seja educativo

É muito provável que o consumidor chegue ao seu blog ou canal para solucionar um problema que tem. 

Por isso, seu conteúdo precisa ser educativo, criado para instruir, e não simplesmente para promover produtos. 

Há muitas opções que o e-commerce pode explorar nesse sentido, independentemente do segmento em que atua. Um bom exemplo são os vídeos tutoriais, fundamentais para que o cliente entenda melhor os diferenciais do produto e a melhor forma de uso.

Mais uma vez, conhecer a estratégia dos concorrentes e pesquisar o que o seu público-alvo busca a respeito do assunto vai ajudá-lo a ter boas ideias.

6- Aproveite o conteúdo enviado por clientes

Em muitos segmentos, a empresa pode utilizar conteúdo enviado por clientes, também chamado de UGC (User Generated Content)

Aliás, essa estratégia é muito eficiente nos e-commerces de decoração e acessórios para casa e nos de moda e beleza, por exemplo.

Imagens, vídeos, reviews e até mesmo tutoriais espontâneos têm um papel importante no marketing. O comprador, neste caso, entende que, se o produto garantiu a satisfação de outro consumidor, ele realmente tem os benefícios que a marca divulgou, o que o incentiva a tomar uma decisão positiva.

7- Promova seu conteúdo

Finalmente, depois de criar conteúdo relevante, a empresa deve explorar todo o potencial dessa estratégia. 

Para isso, é preciso impulsionar suas publicações usando suas redes sociais, ativando sua base de seguidores, e aplicando técnicas de SEO. 

Porém, especialmente no início de um projeto como esse, é importante recorrer à publicidade para obter o máximo de retorno do seu investimento.

Neste sentido, é válido atuar com links patrocinados no Facebook, no Instagram, no Google AdWords e demais plataformas.

Outra maneira de promover seu conteúdo é entrar em contato com negócios que não sejam concorrentes, mas que atuem junto ao mesmo público, para criar guest posts e gerar backlinks.

O conteúdo para e-commerce é fundamental para destacar o seu negócio em diversas frentes:

– criar uma oportunidade de você se tornar uma referência em sua área;

– desenvolver um relacionamento com possíveis clientes;

– conquistar sua confiança e torná-los mais abertos às suas ofertas e promoções.

– fidelizar o seu público e aproximá-lo da sua marca.

Seguindo essas dicas, você conseguirá estabelecer uma estratégia eficiente e, assim, alavancar as suas vendas.

Que tal começar entendendo melhor como funciona o primeiro passo — o conhecimento do público-alvo? Então, continue aqui no blog e confira nosso infográfico sobre Comportamento do Consumidor. Você vai gostar!

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