
Qual produto mais vendeu? Qual o horário? Qual foi o retorno da campanha? Qual a informação demográfica? Quantas reclamações no serviço de atendimento? Estas informações, fundamentais para os profissionais avaliarem seu planejamento, a campanha, o desempenho do e-commerce, entre outras muitas coisas, ficam a cargo.
Números, sabemos e sempre dizemos, são uma das grandes vantagens dos negócios digitais – e do e-commerce. O sucesso depende deles? Sim, com certeza. Afinal, é dos relatórios de dados que saem do Analytics a cada instante que nascem não só as estratégias, mas também as correções delas.
Dicas para usar os dados de forma inteligente
Há informação para ser consumida por humanos e informação para os computadores. As duas formas têm que andar juntas – e ser compreendidas por todos dentro da sua empresa. Do diretor ao analista, do gerente ao vendedor, é importante que todos os envolvidos na cadeia do e-commerce entendam os dados – e saibam como extrair o melhor deles.
- Estude. Mantenha toda a equipe atualizada. Webminars, White papers, vídeos. Valem todas as ferramentas para incorporar informação de qualidade à sua empresa.
- Ferramentas devem ser bem utilizadas. Para que suas ferramentas funcionem, é preciso cumprir diligentemente os passos, preencher todos os campos, criar marcadores, manter registros. O trabalho prévio resulta em informação de mais qualidade. Talvez seja preciso treinar a equipe para que saibam como cada sistema funciona e a importância de evitar atalhos – que costumam economizar tempo no momento e atrasar a entrega de resultados quando precisamos consultar bases.
- Foque no resultado que precisa. Se você precisa de números para planejar a produção, vai precisar saber as taxas de conversão por produto. Se você precisa de desempenho de campanhas, precisará saber como e quando as conversões acontecem – muitas vezes, os carrinhos são abandonados até a noite ou final de semana, pois as pessoas começam a compra em um lugar ou equipamento e terminam em outro. Cada área precisa conhecer muito bem o painel de administração de suas ferramentas, o que podem entregar e, importante, como consultar as bases.
- Administre os níveis de acesso de sua plataforma. Nem todos os funcionários precisam de todas as informações em seus painéis. Mesmo assim, continua importante que todos os envolvidos tenham acesso à informação completa. Espalhar informação sempre é uma forma inteligente de produzir eficiência e inovação.
- Saiba o que fazer com a informação. De nada adiantam dados fresquinhos, fiéis à realidade, se eles não ajudam a chegar a objetivos concretos: realinhar o planejamento com a realidade; estabelecer e cumprir metas; checar se o ROI estabelecido foi alcançado, entre muitos outros.
- Crie ideias. Os relatórios são ótimos para a contabilidade. Nos negócios, o que realmente faz a diferença são os alertas, as ideias e as derivações. Para fazer isso é preciso saber fazer as perguntas e relacionar as informações que você já tem.
A mágica dos dados aparece quando as pessoas entendem as suas possibilidades e suas perguntas são menos sobre o acerto das decisões passadas e mais sobre as informações para tomar melhores decisões agora.
E assim você aperfeiçoa seu marketing, aumenta conversões, faz suas campanhas desempenharem mais.