Não é difícil entender a importância do uso das técnicas de SEO para a descrição de produtos do e-commerce. Basta pensar no seu comportamento como consumidor: quantas vezes você já começou a sua navegação na internet por um serviço de busca?
Portanto, ter uma boa posição no ranking das páginas de busca é essencial. E, vale o registro, os usuários são seletivos. Assim, a maioria das pessoas limita a sua pesquisa às primeiras posições.
Ou seja, sem trabalhar bem com as informações, é alto o risco de a loja não ser encontrada, o que vai representar a perda de negócios.
Para evitar isso, confira as dicas que separamos para ajudar você a melhorar a performance da sua loja nas buscas orgânicas!

Entenda o que está por trás do SEO
Antes de explicarmos as técnicas que devem ser aplicadas na descrição de produtos, algumas observações sobre o assunto, para que você entenda o que está por trás do conceito:
– Apesar de o termo ter se popularizado nos últimos anos, nem sempre os gestores de e-commerce dominam o assunto. Começando, então, pelo básico, a sigla SEO faz referência ao Search Engine Optimization.
– Em português, podemos traduzir como Otimização para Mecanismos de Busca. Quando falamos em técnicas de SEO, portanto, estamos nos referindo a um conjunto de estratégias que podem ser empregadas para melhorar o posicionamento das nossas páginas nos serviços de busca.
– Por que precisamos isso? Simples: no caso do Brasil, por exemplo, o Google é a porta de entrada para a internet de boa parte do público. É por ali que a pessoa começa a sua navegação pela internet, mesmo quando sabe o endereço.
– E, como mostram várias pesquisas, os usuários são impacientes. Limitam a sua procura às primeiras posições. Ou seja, se o site da loja não estiver bem-posicionado, aparecer nas primeiras colocações, diminuem as chances de o cliente chegar à sua página.
– O Google utiliza diversos critérios para selecionar os conteúdos que vão ser mostrados primeiro. Assim, é imprescindível entender melhor os atributos que são considerados como mais relevantes.
– Essa frente do negócio tem passado por mudanças importantes, em razão do surgimento e do crescimento das plataformas de IA, hoje também usadas para pesquisas. Contudo, do ponto de vista do lojista, isso aumenta ainda mais a demanda por conteúdos devidamente otimizados. Afinal, os modelos de IA buscam e sintetizam as informações disponíveis na internet.
Como melhorar os resultados de SEO da sua loja virtual
Pensando especificamente no ambiente do e-commerce, a adoção de estratégias adequadas de otimização para os motores de busca deve ser planejada desde o início do negócio, na escolha da plataforma de e-commerce.
Isso porque o ideal é contratar um sistema de vendas pela internet que seja SEO Friendly. Na prática, isso significa ter acesso a alguns diferenciais, como:
– páginas construídas com base nas melhores práticas de otimização, justamente para que a loja obtenha relevância nas buscas orgânicas.
– URLs amigáveis, construídas diretamente via painel, para produtos, categorias e sessões.
– recursos para gerenciar sitemaps e robots.txt diretamente no painel;
– acesso ao Google Apps via painel, o que facilita a integração com as ferramentas de mensuração.
Descrição de produto: como aplicar técnicas de SEO
Esse cuidado com a organização da estrutura do site da loja é importante, mas para ter melhores resultados é importante dedicar mais atenção também à descrição de produtos.
Nesse caso, lembre-se de que esses textos cumprem duas funções: informam os visitantes sobre as características dos produtos da loja e funcionam como atrativo (ou não) para o algoritmo dos motores de busca.
Para não errar ao elaborar esse tipo de material, preste atenção nessas dicas:
1- Utilize palavras-chave
As palavras-chaves não servem apenas para as campanhas de links patrocinados ou estratégias de marketing de conteúdo. Elas são muito úteis para as descrições de produto.
Portanto, certifique-se de descobrir quais são mais importantes para aquele tipo de produto e inclua no seu texto.
Uma boa forma de fazer isso da forma correta é usar planejadores de palavras-chave, que ajudam bastante.
Hoje é possível encontrar vários sistemas, com camadas de IA, que auxiliam nessa tarefa.
2- Apresente primeiro as vantagens
Ao elaborar suas descrições, comece apresentando as vantagens dos seus produtos ou serviços. Tenha em mente que, na maior parte dos casos, os clientes estão atrás de soluções para os seus problemas.
Assim, procure focar nas vantagens, sejam elas financeiras ou relacionadas a outros fatores, como segurança proporcionada ao cliente ou mesmo aumento do seu status social.
A regra aqui é a mesma válida para as abordagens publicitárias: as chances de sucesso aumentam quando conseguimos remeter o cliente às necessidades humanas.
3- Valorize a descrição técnica
Essa parte mais “apelativa” é importante, contudo, não de descuide da qualidade da descrição técnica. Nesse caso, quanto mais detalhes, melhor, uma vez que vamos deixar o cliente mais confiante para fazer aquela aquisição.
Não deixe nenhuma especificação de fora: peso, tamanho, material usado, acessórios, cores, funções etc.
4- Ajude o cliente
Para a descrição de produtos no e-commerce, há outro aspecto importante: o foco na utilidade daquele item.
Como o cliente não tem contato físico com o material, é importante enumerar situações de uso, facilitar a visualização por parte do consumidor.
5- Seja original
Essa dica é fundamental para a otimização para os motores de busca: desenvolva textos autênticos. Esse é um dos critérios usados para avaliar a qualidade do material. Assim, se for algo repetido em outras páginas, as chances de uma boa colocação diminuem.
O pior é que esse é um erro comum no comércio eletrônico. Muitas lojas optam por republicar os textos que constam, por exemplo, nas páginas dos fabricantes.
Dicas para usar geradores de descrição de produtos com IA
Com a difusão dos modelos de IA, muitas empresas têm recorrido aos recursos, até para otimizar as tarefas.
Separamos algumas dicas que podem ajudar a obter materiais mais eficientes para o seu negócio:
– forneça informações detalhadas: quanto mais dados você disponibilizar sobre o produto (características, benefícios, público-alvo, palavras-chave), melhor será a descrição gerada pela IA.
– defina o tom de voz: se a ferramenta permitir, escolha o tom de voz desejado (ex: formal, descontraído, persuasivo) para que o texto se alinhe à sua marca.
– sempre revise e edite: as descrições geradas por IA precisam de uma revisão humana. Verifique a precisão, adicione detalhes importantes e ajuste o conteúdo para refletir a personalidade da sua marca.
– otimize para SEO: a IA pode ajudar a incluir palavras-chave, mas é preciso complementar a otimização com a pesquisa da empresa, garantindo que o texto tenha a expertise e a autoridade que o Google valoriza.
– crie variações: algumas ferramentas permitem gerar múltiplas versões da descrição. Teste diferentes opções para ver qual atende melhor às demandas do seu público.
Como você viu, não é complicado aplicar técnicas de SEO na descrição de produtos da sua loja. E se a sua plataforma for SEO SEO Friendly, melhor ainda, uma vez que isso quer dizer que o website (e suas versão mobile) já está devidamente preparado para os motores de busca, cumprindo todos os requisitos técnicos.
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