O Dia das Mães, que este ano será comemorado 12 de maio, é tradicionalmente uma das mais importantes para o varejo.
E a explicação é simples: trata-se de uma data comemorativa que ajuda a movimentar as vendas de várias categorias de produtos, uma vez que, felizmente, temos mães de diferentes perfis.
Este é um aspecto que deve ser observado na abordagem do público: quanto mais personalizada ela for, melhor.
Além do cuidado com esse direcionamento, o e-commerce deve redobrar a atenção com as experiências proporcionadas durante esse período.
Datas promocionais são importantes para atrair novos clientes para o negócio, mas a estratégia deve ser trabalhar a venda pensando no médio e longo prazo, na retenção.
Neste artigo, apresentamos as expectativas para o Dia das Mães 2024 e detalhamos as iniciativas que podem ser adotadas para fidelizar o público conquistado. Confira!
Quais as expectativas para o Dia das Mães 2024?
Pesquisa da Opinion Box traz insights importantes sobre a data:
– 77% dos consumidores têm a intenção de presentear alguém no Dia das Mães 2024.
– 72% pretendem usar o cartão de crédito para pagar pelas compras na data.
– A maior parte das pessoas que vão presentear no Dia das Mães deve gastar mais de R$50 e menos de R$200.
– 52% pretendem presentear com itens de moda e acessórios.
– 42% das pessoas afirmaram que devem pesquisar por produtos ou serviços em sites e e-commerces.
– e, mostrando a força do omnichannel, o levantamento indica que 33% das pessoas pretendem pesquisar presencialmente.
– ao avaliar os critérios de escolha dos consumidores, a pesquisa confirmou a relevância das estratégias relacionadas à ofertas mais atrativas: bons preços e promoções são os principais motivos para 64% das pessoas.
Os dados da pesquisa indicam que não deve haver grandes mudanças em relação à movimentação dos consumidores em anos anteriores, mas a expectativa é de que as vendas voltem a crescer no período.
Em 2023, segundo os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as compras online para o Dia das Mães aumentaram 11,8%. No período, houve uma queda de 6% nas vendas presenciais. Com isso, os resultados obtidos pelo varejo ficaram cerca de 4% abaixo de 2022.
Para este ano, o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV/IDV) – que produz indicadores sobre o comportamento mensal das vendas do varejo e expectativas do setor a partir de informações vindas das empresas associadas ao IDV – apresenta previsão de crescimento de 4,9% no volume total de vendas do mês de maio em relação ao ano anterior.
No setor de móveis e eletrodomésticos, a previsão de crescimento para o período é de 5,0%.
Sobre os produtos que mais vendem no Dia das Mães, em 2023 a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizou um levantamento de intenção de compras para a data. O ranking aponta as seguintes categorias:
Roupas, calçados e acessórios – 45,7%
Perfumes – 41,7%
Cosméticos – 23,1%
Chocolates – 22,9%
Flores – 17,1%
Tratamentos de beleza, como spa e procedimentos estéticos – 13,4%
Almoço ou jantar em restaurante – 12,8%
Maquiagem – 12,6%
Utensílios de cozinha – 11,1%
Eletrodomésticos – 10,1%
Celulares e smartphones – 9,7%
Quais os itens com mais destaque no Dia das Mães?
Na pesquisa realizada pela Opinion Box, sobre as expectativas para 2024, destacam-se:
Fonte: Opinion Box – Pesquisa Dia das Mães/abril 2024
Apesar da expectativa de crescimento das vendas, há consenso que a situação econômica ainda gera cautela. Ou seja, o consumidor deve privilegiar as opções de presentes mais acessíveis.
Neste período que antecede às compras, é importante que as lojas redobrem a atenção com suas plataformas digitais.
Principalmente quando o consumidor está iniciando as pesquisas, o digital tem grande importância, uma vez que essas plataformas são as primeiras a serem consultadas.
Assim, este período que antecede o evento é propício para a realização das campanhas via e-mail, WhatsApp e redes sociais.
Outra iniciativa importante é a preparação das lojas virtuais, que devem ter banners e ofertas específicos para a data.
Quais são os canais mais importantes?
A expectativa em 2024 é que as lojas físicas voltem a atrair a atenção da população, contudo, o e-commerce deve manter a sua relevância, até em razão da conveniência oferecida.
A adesão ao digital hoje é alta em todas as faixas etárias e, portanto, é fundamental ter estratégias diversificadas para cada segmento.
E vale o registro de que o comportamento do público hoje é omnichannel, ou seja, ele trafega entre os vários canais, nem mesmo fazendo distinção entre o físico e o digital.
Isso reforça a necessidade de as marcas atuarem com sistemas de vendas integrados, importantes para que a loja possa acompanhar o consumidor durante toda a sua jornada de compra, independentemente do estágio no qual se encontra ou do canal escolhido.
Como valorizar as estratégias de fidelização?
Como citamos no início do artigo, ainda que datas comemorativas como o Dia das Mães sejam importantes para atrair novos clientes para a marca, é fundamental que as operações aproveitem o período de alta demanda para reforçar o relacionamento com os clientes.
Atendendo à demanda atual dos consumidores, uma das estratégias para isso é investir nas ações personalizadas. Humanizar a comunicação da marca tornou-se fundamental e hoje as empresas dispõem de soluções propícias para realizar esse tipo de abordagem.
É a velha história: hoje as vendas devem ser baseadas em relacionamento. E, quanto mais próximas dos clientes, mais condições a marca tem para entender suas demandas e, assim, fazer ofertas mais assertivas.
Para esses períodos promocionais, as lojas não devem abrir mão de iniciativas que valorizem as vantagens que serão obtidas pelos clientes ao escolher sua marca.
Ações simples, como a oferta de vouchers de desconto para a próxima compra ou mesmo benefícios como o de frete grátis, costumam funcionar bem.
Esta é uma estratégia que permite trabalhar a venda imediata, aproveitando que existe a intenção de compra, mas atuar também em prol da retenção.
Nessa mesma linha, é fundamental valorizar os contatos estabelecidos, cuidando para que essas pessoas sejam acionadas no pós-compra.
Boas iniciativas de pós-vendas são hoje prioritárias para o e-commerce, até para minimizar os custos demandados na aquisição de clientes.
Fique atento: experiência de compra é um dos atributos mais relevantes para o cliente e ela envolve tudo o que acontece durante a jornada de compra.
Muitas vezes, a loja cria uma ação promocional para o Dia das Mães e que ajuda a gerar tráfego, mas desperdiça o investimento em razão de falhas no atendimento.
Cliente satisfeito não apenas compra mais e retorna à loja, como tende a recomendá-la.
Neste período de maior cautela por parte do consumidor, é essencial aproveitar esses períodos para criar essa conexão com o público.
As comemorações do Dia das Mães podem gerar excelentes oportunidades, mas as lojas devem se preparar, pensando na experiência do cliente e em como fazer com que a sua compra não se limite à esta data comemorativa.
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