O Dia das Mães, que em 2025 ano será comemorado 11 de maio, é tradicionalmente uma das mais importantes para o varejo.
E a explicação é simples: trata-se de uma data comemorativa que ajuda a movimentar as vendas de várias categorias de produtos, uma vez que, felizmente, temos mães de diferentes perfis.
Este é um aspecto que deve ser observado na abordagem do público: quanto mais personalizada ela for, melhor.
Além do cuidado com esse direcionamento, o e-commerce deve redobrar a atenção com as experiências proporcionadas durante esse período.
Datas promocionais são importantes para atrair novos clientes para o negócio, mas a estratégia deve ser trabalhar a venda pensando no médio e longo prazo, na retenção.
Neste artigo, apresentamos as expectativas para o Dia das Mães 2025 e detalhamos as iniciativas que podem ser adotadas para fidelizar o público conquistado. Confira!
Quais as expectativas para o Dia das Mães 2025?
Os dados disponíveis sobre a data indicam que não deve haver grandes mudanças em relação à movimentação dos consumidores em anos anteriores, mas a expectativa é de que as vendas voltem a crescer no período.
Apesar do clima de instabilidade na economia, gerado, entre outras razões, pela turbulência internacional, o varejo tem apresentado resultados positivos em 2025.
Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, indica que o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,5%, quando comparado ao mesmo período de 2024.
Entre os setores, tiveram alta: móveis e eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (8,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e combustíveis e lubrificantes (1,5%).
Pesquisa proprietária da Globo, sobre a intenção de compras para o Dia das Mães em 2025 indica que 82% dos brasileiros pretendem comemorar a data – em 2024, este índice era de 77%.
E, quando questionados se pretendem presentear as mães, 71% dos entrevistados declararam ter essa intenção, contra os 58% registrados no ano passado.
São informações importantes e que mostram a disposição do consumidor em ir às compras, ainda que o cenário atual não seja o ideal do ponto de vista econômico.
Vale o registro de que, em 2024, a data movimentou cerca de R$ 34,4 bilhões no varejo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Quais os itens com mais destaque no Dia das Mães?
Como se trata de uma data comemorativa que envolve diferentes perfis de mulheres, as vendas neste período movimenta várias categorias de produtos.
Na pesquisa realizada pela Globo, as principais, indicadas por mais de 10% da amostra, são:
– Perfumes e cosméticos, indicada por 34%;
– Roupas – 22%;
– Chocolates e doces – 15%;
-Calçados – 12%;
– Flores – 12%;
– Acessórios – 11%
– Refeição fora de casa – 11%
Em relação aos presentes, interessante observar a diferença entre o que as mães querem ganhar e o que os filhos pretendem comprar.
Viagens, por exemplo, é um presente indicado como o preferido por 30% das mães, mas apenas 3% dos filhos coloca essa opção entre suas intenções de compra.
Ainda investigando essa relação estabelecida entre pais e filhos, o levantamento mostra que 42% dos entrevistados têm a intenção de levar as mães junto na hora de comprar o presente, justamente pela dificuldade em escolher.
E 52% declararam que a mãe/pessoa que a criou já sabe o que quer ganhar e, por isso, deve seguir as dicas dela para não errar na escolha do presente.
Segundo os entrevistados, contudo, preço é o principal fator na decisão de compra, seguido por confiança na loja, variedade de produtos, qualidade do item, facilidade, formas de pagamento etc.
Em relação aos gastos, 54% pretende manter o mesmo valor do último ano, 34% espera aumentar e 13% declarou que deve gastar menos.
Quanto ao valor, 49% pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 200 reais no presente de Dia das Mães.
Como será o comportamento das vendas no digital?
Neste período que antecede às compras, é importante que as lojas redobrem a atenção com suas plataformas digitais.
Principalmente quando o consumidor está iniciando as pesquisas, o digital tem grande importância, uma vez que essas plataformas são as primeiras a serem consultadas.
Assim, este período que antecede o evento é propício para a realização das campanhas via e-mail, WhatsApp e redes sociais.
Outra iniciativa importante é a preparação das lojas virtuais, que devem ter banners e ofertas específicos para a data.
Quais são os canais mais importantes?
A expectativa em 2025 é que as lojas físicas voltem a atrair a atenção da população, contudo, o e-commerce deve manter a sua relevância, até em razão da conveniência oferecida.
A adesão ao digital hoje é alta em todas as faixas etárias e, portanto, é fundamental ter estratégias diversificadas para cada segmento.
E vale o registro de que o comportamento do público hoje é omnichannel, ou seja, ele trafega entre os vários canais, nem mesmo fazendo distinção entre o físico e o digital.
Isso reforça a necessidade de as marcas atuarem com sistemas de vendas integrados, importantes para que a loja possa acompanhar o consumidor durante toda a sua jornada de compra, independentemente do estágio no qual se encontra ou do canal escolhido.
Como valorizar as estratégias de fidelização?
Como citamos no início do artigo, ainda que datas comemorativas como o Dia das Mães sejam importantes para atrair novos clientes para a marca, é fundamental que as operações aproveitem o período de alta demanda para reforçar o relacionamento com os clientes.
Atendendo à exigência atual dos consumidores, uma das estratégias para isso é investir nas ações personalizadas.
Humanizar a comunicação da marca tornou-se fundamental e hoje as empresas dispõem de soluções propícias para realizar esse tipo de abordagem.
É a velha história: hoje as vendas devem ser baseadas em relacionamento. E, quanto mais próximas dos clientes, mais condições a marca tem para entender suas demandas e, assim, fazer ofertas mais assertivas.
Para esses períodos promocionais, as lojas não devem abrir mão de iniciativas que valorizem as vantagens que serão obtidas pelos clientes ao escolher sua marca.
Ações simples, como a oferta de vouchers de desconto para a próxima compra ou mesmo benefícios como o de frete grátis, costumam funcionar bem.
Essa é uma estratégia que permite trabalhar a venda imediata, aproveitando que existe a intenção de compra, mas atuar também em prol da retenção.
Nessa mesma linha, é fundamental valorizar os contatos estabelecidos, cuidando para que essas pessoas sejam acionadas no pós-compra.
Boas iniciativas de pós-vendas são hoje prioritárias para o e-commerce, até para minimizar os custos demandados na aquisição de clientes.
Fique atento: experiência de compra é um dos atributos mais relevantes para o cliente e ela envolve tudo o que acontece durante a jornada de compra.
Muitas vezes, a loja cria uma ação promocional para o Dia das Mães e que ajuda a gerar tráfego, mas desperdiça o investimento em razão de falhas no atendimento.
Cliente satisfeito não apenas compra mais e retorna à loja, como tende a recomendá-la.
Neste período de maior cautela por parte do consumidor, é essencial aproveitar esses períodos para criar essa conexão com o público.
As comemorações do Dia das Mães podem gerar excelentes oportunidades, mas as lojas devem se preparar, pensando na experiência do cliente e em como fazer com que a sua compra não se limite à esta data comemorativa.
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