Como seu e-commerce se preparou para o Dia das Mães? A data é uma das que mais movimentam o comércio no Brasil – seja digital ou físico – e as empresas precisam pensar em como oferecer produtos e serviços aos seus clientes.
A começar pelo público. Se o dia é das mães é preciso falar com filhos, netos, maridos. Se você vai criar uma campanha não adianta falar com as mães, afinal são elas quem ganharão os presentes no dia 8 de maio.
Boas ideias não faltam na hora de criar oportunidades. Trabalhar o ciclo de varejo de sua base de clientes é importante – e isso vai ajudar tanto no planejamento das campanhas como na conversão e na descoberta de novas possibilidades.
Um exemplo? Trabalhar vendas corporativas – e oferecer kits personalizados para as empresas que homenageiam as suas funcionárias mães (ou qualquer outro caso).
Antes de criar estratégias, entenda o que mudou
Hoje, já somos mais de 120 milhões de brasileiros com acesso a internet, 40 milhões já acessam sites, redes sociais e outros serviços online através de mais de um tipo de dispositivo (PC, Smartphone, Tablet, TV, etc.), os chamados usuários multitelas. Além disso, mais de 61 milhões de pessoas já compraram através da internet, movimentando mais de 29 bilhões de Reais.
O YouTube se tornou o segundo maior site de pesquisa do mundo, ultrapassando Bing e Yahoo e tendo mais de 11 bilhões de vídeos assistidos online.
Com acesso à internet a qualquer hora e em qualquer lugar, os estudos mostram que 60% entram na rede quando estão no trânsito, 18% no banheiro, 29% quando acordam e 45% perto da hora de dormir.
As mães brasileiras somam 53 milhões de mulheres e está na hora do marketing entender alguns números:
- 80% das mulheres são responsáveis pelas decisões de compra da casa;
- 58% trabalham
- 40% são chefes da família, com cerca de 3,5 pessoas
- 11% estudam.
Um estudo feito pela Sigu em 2015 mostrou que cerca de 16 milhões de mães praticam esportes ou se exercitam regularmente. Cerca de 15 milhões, gostam de se manter atualizadas sobre moda, 30 milhões valorizam produtos de higiene pessoal de qualidade e 18 milhões valorizam a opinião de outras pessoas sobre a sua aparência. E, sim, as mães também são adeptas a eletrônicos, são 10 milhões que desejam novos eletrônicos e 19 milhões que querem estar em dia com as novas tecnologias. Claro, que para algumas, a casa segue como importante, 24 milhões de brasileiras consideram a cozinha a parte mais importante da casa e 27 milhões buscam novas ideias para melhorar o lar.
Para atingir os filhos destas mulheres, há que pensar numa boa campanha que reúna inteligência, criatividade, emoção e experiência.
1. Crie guias de compras – Uma pesquisa mostrou que 59% dos consumidores ingleses acham as experiências de compra online mais personalizadas que as que têm nas lojas físicas. Use seu mix de produtos para criar guias de compras e entregar uma experiência mais redonda para o seu cliente – além de ajudar a conquistar os indecisos.
2. Emoção vende – O MIT concluiu em estudo que há uma forte relação entre as emoções e a eficiência dos anúncios. Use textos, imagens e vídeos para traduzir as personas e estilos de vida que podem ser “conquistados” através de determinados produtos.
3. Experiência de compra – Como emocionar uma mãe ao entregar o presente? Dia das Mães não é uma data qualquer, é importante para os filhos, para a mãe que recebe o presente. Faça sugestões, ajude seu cliente a personalizar o presente sempre que for possível, produza conteúdo.
4. Entrega garantida – Além de cumprir a exigência legal, este item é fundamental em qualquer data comemorativa. E você pode conquistar uma venda simplesmente pela facilidade de compra – e a garantia de entrega na data. Lembre-se de estudar os custos logísticos e a possibilidade de cumprir a sua promessa, para evitar atritos desnecessários com os clientes.
5. E-mail Marketing – Com taxas de conversão de 2,53%, o canal é um item fundamental no e-commerce brasileiro. E as taxas aumentam com mensagens personalizadas. Que tal um depoimento de quem já é seu cliente e deu um produto de sua loja para a mamãe? Ou uma campanha que mostre o seu guia de compras para a base de clientes? Sempre é possível trabalhar bases de clientes.
Isso feito, é hora de preparar a sua infra-estrutura. Além de cuidar bem do atendimento ao cliente e da logística, garanta que seu site está preparado para um eventual aumento de visitas e que há estoque disponível para atender a todos os clientes.