Quem atua no varejo sabe da importância das datas sazonais. Elas criam oportunidades de contato com o público consumidor. Isso pode ajudar tanto aquecer as vendas no período como turbinar a estratégias de aproximação com o cliente.
O primeiro passo para ter ações bem-sucedidas é entender a movimentação do mercado. Para isso, é fundamental analisar os históricos de vendas e, claro, avaliar as principais tendências de consumo.
Para ajudar você a se preparar para o Dia dos Pais, que em 2024 será comemorado em 11 de agosto, separamos algumas informações que mostram o potencial dessa data para o setor de e-commerce.
Dia dos Pais: o que esperar em 2024
O planejamento de ações especiais para as datas comemorativas, como Dia dos Pais, deve começar pela análise das condições do mercado de consumo.
Olhando para 2024, o momento é promissor, ainda que as condições econômicas do país não sejam tão favoráveis no momento.
Um dos aspectos a serem considerados é que o Dia dos Pais tem ganhado cada vez mais importância para o consumidor.
Atualmente ela é a quarta data mais importante para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
Tanto é verdade que o fato de as vendas aumentarem substancialmente nesse dia reflete diretamente na geração de empregos temporários.
Em 2023, pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou a contratação de 10.380 mil pessoas para atender à demanda de vendas.
No ano passado, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) confirmou que as vendas para o Dia dos Pais, apuradas entre os dias 7 e 13 de agosto, tiveram alta de 2,3% no varejo geral em comparação com os dados apurados em 2022.
No e-commerce, o ICVA apontou crescimento de 6,3%, enquanto as vendas nas lojas físicas subiram 2%.
A expectativa para 2024 é que esses resultados sejam superados. Isso porque as comemorações do Dia dos Namorados deste ano, por exemplo, foram excelentes para o comércio eletrônico.
Segundo os dados da Neotrust, de 30 de maio a 12 de junho, o e-commerce faturou R$ 19,8 bilhões, crescimento de 23% ante aos R$ 16,2 bilhões faturados no mesmo período de 2023.
Na visão dos especialistas, isso confirma que o varejo digital está voltando a crescer fortemente.
Para o setor de e-commerce, trata-se de uma informação relevante. Evidencia a adesão do público em relação aos canais digitais, seja para pesquisa ou para a efetivação das compras.
Vale o registro de que essa movimentação dos consumidores entre diversos canais de compra impõe outro desafio para quem tem um e-commerce: tornou-se prioritário ter uma plataforma de e-commerce omnichannel.
Isso facilita a venda pelos diversos canais e viabiliza a integração do universo online com a loja física.
Neste contexto, uma das possibilidades é explorar o potencial do BOPIS (Buy Online, Pick Up in Store).
Vale o registro de que a adoção traz vantagens importantes, até por atender três premissas básicas hoje para o varejo: conveniência, velocidade e personalização.
E, para as empresas, o que está em jogo é a possibilidade de oferecer soluções que minimizem o atrito na hora da compra, o que é relevante também nas datas comemorativas.
Potencial de consumo da data
Analisar como foram as compras no período é uma medida importante para a preparação da lojas.
Em 2023, as categorias de produtos que mais se destacaram, segundo o relatório da Wake/Opinion Box, foram:
– Moda e acessórios;
– Eletrônicos e informática;
– Esportes;
– Beleza e cosméticos.
Estratégias para os e-commerces
Entendido a potencial data, separamos algumas estratégias que podem ajudar os e-commerces a aprimorarem seus resultados em datas comemorativas, como Dia dos Pais:
Presentes criativos
Esse tipo de ação não exige um grande investimento do e-commerce. Basta uma análise mais criteriosa do catálogo de produtos, selecionando alguns itens para incluir na sua “seleção”.
A proposta nesse caso é sair do lugar-comum, considerando que existem diversos tipos de pais, certo?
A faixa etária é um componente importante para essa análise, porém, é possível expandir essa análise. Estilo de vida, profissões, hobbies, enfim, é grande a lista de fatores que podem ser considerados na configuração das listas.
Sem estereótipos
Para ter uma estratégia bem-sucedida para o Dia dos Pais também é importante não se deixar levar pelos estereótipos. Separamos algumas questões que você pode considerar no seu planejamento:
– no Brasil, infelizmente, temos um alto número de pessoas que não têm o nome do pai no registro. Ou seja, a paternidade não foi reconhecida, portanto, não existe uma relação de proximidade. A estimativa é de que mais de 5 milhões de crianças estejam nessa situação.
– O que isso implica para os gestores de e-commerce? Que a elaboração das campanhas precisa ser inclusiva. Há espaço para trabalhar mensagens que não se detenham à questão biológica. É possível incentivar a promoção de itens para padrastos, avôs, tios ou outros parentes que representem essa figura paterna.
Conheça seu público
Essa ideia de que devemos ficar mais atentos aos estereótipos na abordagem do consumidor tem aparecido também em pesquisas. Ou seja, o público anda insatisfeito com a forma como é retratado.
Resulta daí a importância de valorizarmos cada vez mais os dados que ajudem a entender melhor o perfil e o comportamento do consumidor.
Num estudo realizado pelo Google, quase 40% dos entrevistados afirmaram que não se identificam com a forma como os pais são retratados na publicidade. E 27% disseram que isso raramente acontece. Apenas 35% respondeu de forma positiva.
A proposta de refletir melhor sobre esses fatores é um bom exercício para melhorar as abordagens do e-commerce.
Foco na conversão
Celebrações como Dia dos Pais importam por ajudar a movimentar as vendas, mas também pela oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente.
Neste contexto, importante lembrar que no digital a confiança do consumidor é conquistada a partir de diversos detalhes, como a descrição dos produtos.
Além de fornecer o máximo de informações para o visitante, a organização dos menus também deve ser feita com cuidado, permitindo que o cliente encontre facilmente o que procura naquele período.
De olho na data sazonal, importante que a loja esteja devidamente preparada para facilitar a busca do cliente.
Como se trata de um presente, a pessoa pode procurar mais informações sobre o produto para tomar a decisão de compra.
Nesta mesma linha, é essencial redobrar a atenção com as promoções. Além de negociar condições especiais para ter boas ofertas, vale investir em abordagens que ativem os gatilhos de compra.
Isso acontece, por exemplo, com a oferta de cupons de desconto preparados especialmente para o Dia dos Pais. Este é um recurso que ajuda na fidelização e promove a recuperação de carrinhos abandonados.
A performance da loja em datas comemorativas é avaliada pelas vendas, mas lembre-se de que o Dia dos Pais também pode ser uma boa oportunidade para ampliar a base de clientes do e-commerce.
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