A JET acredita que é possível fazer o negócio crescer e aparecer durante uma crise. E também sabemos que para fazer isso acontecer é preciso saber exatamente quais são seus objetivos e como conquistá-los.
Em primeiro lugar é preciso entender a crise. Como está o mercado, de onde a crise veio e para onde vai. Como os consumidores estão se comportando? Qual é o serviço ou produto fundamental no cenário atual? Quem consegue responder e atender estas perguntas tem vantagem – e costuma conquistar sucesso com seu trabalho.
Manter a sua visão de mercado atualizada exige ferramentas. Acompanhar notícias, ler muito, saber o contexto em que seu negócio está inserido. Economia, política, administração, comunicação e marketing são os grandes temas que precisam e devem ser acompanhados. Para conquistar conhecimento talvez ler os principais jornais (nacionais e internacionais de preferência); usar com frequência o RSS; assinar newsletters de interesse.
Como vender em tempos de crise
Claro que o objetivo de todos é vender. Não importa se produto ou serviço, por que o cliente escolhe você e não o concorrente? O básico é conhecer o seu produto, seu negócio e mostrar que você é a melhor escolha. Como? Preço; diferenciais competitivos expostos com clareza; bom serviço e atendimento.
Em tempos de economia em retração, produtos com valor alto são, em geral, mais difíceis de vender. É preciso oferecer boas condições de pagamento, financiamento e ainda abrir possibilidade de negociação. Você tem todos os canais de que vai precisar? Como construir diálogos com seus clientes? Sim, o SAC é a saída para acompanhar o seu público – e ele tem que agir em todos os canais possíveis, com agilidade, processos bem estruturados e autonomia, muitas vezes, para poder resolver problemas.
Negócios? Tenha um plano, sempre
Sim, é preciso ter um plano de negócios. Invista seu tempo em criar um plano claro e executável. Nesta hora todos os empreendedores podem contar com a ajuda do SEBRAE, que oferece todas as ferramentas para ajudar o empreendedor em todos os passos da sua jornada. Há, inclusive, orientação exclusiva para o e-commerce – seja gratuita ou paga.
Se você também acredita que é na crise que os negócios podem se fortalecer e inovar, prepare-se para fazer isso. Estude cada detalhe, prepare sua equipe e direcione seus investimentos para conquistar mais sucesso – e lucros.
Foto: Sal Falko, CC-BY-NC