No dia 12 de junho, os casais brasileiros vão celebrar o Dia dos Namorados. Além dos muitos programas e encontros, os presentes são parte da história. Vale lembrar que em 2015 o faturamento ficou muito próximo do Dia das Mães no comércio eletrônico.
Em 2016, o Dia das Mães apresentou resultados positivos para o comércio eletrônico brasileiro. Entre 23 de abril e 7 de maio, as lojas online venderam R$ 1,62 bilhão, crescimento nominal de 8% sobre 2015, quando o faturamento foi de R$ 1,51 bilhão. O destaque foi o aumento das conversões no m-commerce, da ordem de 100%.
Hora de preparar a sua loja para receber pessoas apaixonadas celebrando o amor.
Tempo a seu favor
O primeiro passo sempre é planejamento. Quais os melhores produtos para a data, checar sua segmentação, preparar parcerias se for o caso e pensar nas promoções. Porque em tempos de crise, uma oferta combinada à adequação ajuda sim a melhorar suas conversões e faturamento. Sem contar que a entrega sempre exige tempo e é fator sensível nas datas comemorativas.
Precificação
Isso feito é hora de preparar os preços. Se você ainda não é um gigante com grandes volumes, o ideal é selecionar itens ou categorias para aplicar descontos atraentes. Na hora de definir a sua política de preços, vale a regra de saber quanto pode oferecer de desconto em cada peça – e também quais são os produtos que estão parados no seu estoque, prejudicando o seu fluxo de caixa e rentabilidade.
Comunicar com eficiência
A eficiência da comunicação sempre será o ponto principal de qualquer estratégia de vendas. Não adianta nada ter o melhor produto, preço, a parceria ideal para a ocasião se ninguém souber. Vale conferir as nossas dicas para criar uma estratégia de marketing eficiente nas redes sociais, usar o que já funciona para o seu cliente, produzir campanhas – e usar os testes A/B a favor do seu lucro.
Segmentação sensível
Já pensou uma viúva ou viúvo recente recebendo um e-mail do dia dos namorados? Ou uma pessoa que acaba de perder a mãe e recebe uma dica exclusiva (e personalizada) de presente? Além destas situações delicadas, quase impossíveis de saber, você precisa conhecer a sua base. Segmente, refine, acompanhe os resultados.
Cliente no centro
A frase é quase um lugar comum de tão repetida por todos. Colocar o cliente no centro garante que você estabeleça uma conversa com ele, de forma respeitosa e inteligente, o que pode ser ponto para você na hora da decisão final.
Atenção para os resultados
Estabeleça uma lei fundamental em sua empresa: meça todos os resultados. Visitas, conversões, ROI, KPI’s devem ser dados e informações que todos conhecem, sabem medir, têm acesso. Medir e acompanhar cada campanha é a grande vantagem do digital – bem como a rapidez para mexer no que não funciona e aperfeiçoar o processo cada vez mais.
Boas vendas.