Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Dinamismo na aprovação de pedidos traz agilidade e melhora desempenho

By 12/07/2011abril 8th, 2022No Comments

O mesmo dinamismo da internet é exigido pelos clientes nas lojas virtuais. Com tantas opções no mercado, já não se espera para chegar ao objetivo único de quem opta pelo comércio eletrônico, o de comprar com agilidade, comodidade e, mais importante, facilidade. O bom gerenciamento dos pedidos garante todos esses aspectos.

Comprar à distância ainda é um mito para alguns dos 45,7 milhões de usuários ativos da internet no Brasil – número recém-divulgado pelo Ibope, apurado entre maio de 2010 e maio de 2011 e 23% maior do que o anteriormente levantado. E para muito deles, uma experiência frustrada pode encerrar as incursões pelas lojas virtuais.

É importante informar por e-mail, pelo cadastro do pedido e outros métodos todos os avanços do pedido, entre aprovação e entrega. Inclusive, já é possível atualizar o cliente por meio de SMS em qual estágio está o processo da venda. Agora, automatizar os processos pode ser a saída quando o fluxo de pedidos supera a capacidade do setor de acompanhá-los.

Alerta de alteração de status

Para minimizar problemas como erros humanos na atualização de pedidos, a JET e-Commerce desenvolveu a ferramenta gerenciamento de alertas. De acordo com o analista de sistemas da empresa Vinicius Cassiolato, o sistema de aviso deve ser previamente agendado pelo gestor, para que ele ou qualquer outro funcionário seja alertado por e-mail quanto à falha em algum processo de aprovação – ou qualquer outro que possa prejudicar nos resultados de venda da loja.

“Esse módulo é de grande apoio ao gerente de e-commerce e já rendeu elogios de clientes”, conta Cassiolato. Ele ainda reforça a importância de administrar com qualidade cada processo da loja. “É bom lembrar que o cliente não quer problemas. Comprar é uma atividade prazerosa e pela internet ela traz ainda mais benefícios. É muito difícil hoje em dia ter a fidelidade extrema do cliente, mas se a experiência for renovada, sempre para melhor, ele vai clicar rumo ao caminho já conhecido: a sua loja.”

Em qualquer ambiente, físico ou virtual, o que conta para o cliente é o bom atendimento. O consumidor gosta de sentir importante e bem assessorado. Investir em ferramentas para qualificar todos os processos é uma medida inteligente, que pode transformar qualquer negócio, dos mais diversos segmentos.

Compartilhe