Skip to main content
Webinar/Eventos

Diversificação de canais de venda: entenda a estratégia da Nutrata para acelerar evolução da marca 

By 02/07/2025julho 4th, 2025No Comments

Em episódio patrocinado pela JET, o podcast Central do Varejo recebeu, em meados de junho, Roberto de Luna, diretor comercial da Nutrata. 

A marca, que pertence ao Grupo Vacccaro, é atualmente uma das principais referências da área de suplementos vitamínicos do Brasil. 

E, vale o registro, este é um segmento que cresce em ritmo acelerado não apenas no Brasil, como em todo o mundo. 

A “virada” no consumo consolidou-se no período da pandemia do Covid-19, em razão da preocupação da população com a saúde imunológica. 

Desde então, o setor continua ampliando suas vendas, alcançando um público cada vez mais diversificado. 

Mais conveniência para os novos consumidores 

Como revelou Roberto de Luna durante o podcast, o crescimento das vendas da Nutrata tem sido baseado, justamente, na diversificação das linhas de produtos, importante para atender aos novos consumidores dessa categoria. 

“Até a pandemia, as vendas se concentravam basicamente em canais especializados, ou seja, nas lojas dedicadas à área de suplementos. Mas as barreiras foram quebradas com a adoção dos canais farma e alimentar. E eles têm sido fundamentais para atendermos um público cada vez mais diverso”, analisou o executivo. 

Para se ter ideia do crescimento nessa frente, hoje o canal alimentar responde por 40% das vendas da Nutrata; 50% ainda se concentra nos especializados; e farma representa de 10% a 15%, mas é um dos que mais crescem atualmente. 

No caso da marca, houve uma preparação para atender essa mudança de percepção da população sobre a categoria de suplementos vitamínicos. 

Um dos pontos mais importantes da estratégia da empresa, como explicou Roberto, é a diversificação dos modelos de atuação. 

Hoje a Nutrata atua com o B2B e B2C e mantém um canal de vendas online, inclusive integrado aos marketplaces. 

“O e-commerce tem tracionado bem, mas entendemos que existe um campo importante de evolução”, afirmou Roberto, reconhecendo que não é fácil para a indústria fazer esse trabalho de vendas no varejo. 

Na Nutrata, uma das vantagens neste momento foi a preparação prévia da empresa, uma vez que antes de iniciar as vendas diretas para o consumidor a marca estudou bastante tudo o que estava acontecendo no ponto de venda. 

“O principal desafio hoje é garantir o acesso ao produto, explorando o potencial de cada um dos canais de venda”, reforçou o executivo. 

Segundo Roberto, nesse caminho de evolução da marca, os esforços agora devem ser direcionados para o online, para fazer a venda direta, mas sem abrir mão da conexão com o varejista. 

O episódio do Central do Varejo com Roberto Luna, da Nutrata, foi coordenado por Gustavo Chapchap, CXO da JET, e José Fugice, da Goakira e co-fundador do Central do Varejo. 

Para acessar o conteúdo na íntegra do podcast, clique aqui. E, para conhecer melhor os diferenciais da loja, visite o site da marca. 

Compartilhe