Todo mundo sabe que o e-commerce se destaca por ter custos menores do que negócios físicos. Porém, isso não quer dizer que os custos são baixos. Muitas vezes, especialmente em projetos de expansão, o investimento é alto para melhorar os serviços e focar no crescimento das operações.
Para quem deseja adentrar neste mundo, a realidade é a mesma. É complicado investir muito dinheiro (e no início não se tem uma grande quantia disponível mesmo) sem ter a certeza do retorno, afinal todo negócio apresenta seus riscos.
Por isso, os empreendedores desse nicho buscam alternativas que possam reduzir esses custos sem comprometer a qualidade do processo. Uma dessas opções é o dropshipping.
Para explicar um pouco mais sobre esse processo, listamos alguns tópicos que vão apresentar tudo o que você precisa saber sobre o dropshipping. Confira!
O que é Dropshipping
Para que você saiba quais são os principais benefícios do Dropshipping e como usá-lo, vale a pena entender como funciona. Sendo assim, o Dropshipping é um sistema de gestão de estoque, no qual o lojista não precisa manter um estoque físico dos produtos que comercializa.
Por meio de um sistema integrado, ele oferece os produtos aos seus clientes e, na medida em que as compras são realizadas, você paga ao fornecedor pelo produto, que é encaminhado para a transportadora.
Esse modelo de estoque se destaca pelo seu baixo custo e segurança, e pode ser caracterizado como o recebimento de ordens de serviços (compras) feitas online, que são encaminhadas para o fornecedor, que por sua vez envia o produto para o cliente.
O envio do produto é feito em nome da sua empresa e esse fornecedor é um parceiro que se compromete apenas com a parte logística, enquanto você faz a venda, ou seja, é uma modalidade muito válida para ambas as partes.
Ao ser intermediário da venda, o proprietário do e-commerce tem menos custos e trabalho e ganha o lucro obtido da diferença entre o preço do produto cobrado pelo parceiro e o valor pelo qual ele é comercializado na loja virtual.
Compra e venda via Dropshipping
Para que haja um processo de compra e venda, via Dropshipping, que realmente funcione, alguns pontos precisam ser observados. A escolha dos fornecedores é um deles.
Não se deve focar apenas no preço, mas também na qualidade da entrega e na forma que você poderá monitorar pontos importantes de logística, como o estoque e o envio de produtos.
A partir do momento que se tem fornecedores confiáveis, é hora de oferecer os produtos para os seus clientes. O processo na modalidade Dropshipping funciona da mesma maneira que uma compra feita em uma loja virtual com estoque próprio. Ela acontece em tempo real e o pedido é gerado na hora.
No caso do Dropshipping, a loja virtual encaminha o pedido para o fornecedor específico e também gera a nota fiscal do que está sendo comercializado.
Como vender Dropshipping
Para você que deseja iniciar as vendas via Dropshipping, mas não sabe muito bem por onde começar, há um passo a passo que pode lhe ajudar nesse momento.
A primeira etapa é escolher em qual nicho de mercado você pretende atuar. Isso ajuda a loja a direcionar os produtos e também o fornecedor mais adequado.
Com base no mercado em que você pretende atuar, é possível agora escolher o fornecedor adequado. Mas, para além dos produtos, leve em conta se a plataforma permite integração com outros sites, custos de operação e agilidade do envio, dentre outras questões.
Tendo um nicho de mercado definido e o fornecedor escolhido, agora é preciso colocar o seu e-commerce em prática. Ou seja, providencie a criação do CNPJ e a devida regularização da empresa, para que possa iniciar as vendas de forma correta.
Concluindo todas essas etapas, por fim, crie um site de vendas e realize ações de marketing digital, que têm como objetivo principal atrair novos clientes. Outra opção viável é utilizar marketplaces, como Mercado Livre e Americanas, por exemplo, que já possuem nome no mercado e auxiliam no processo de vendas.
Envio de pedidos
Conforme mencionado, o preparo e o envio do produto para o cliente são responsabilidade do fornecedor. Ele também gera o código de acompanhamento para que a sua empresa possa monitorar o andamento das ações.
Quando houver a necessidade de o cliente devolver ou trocar o produto comprado, basicamente todo o processo também será feito pelo fornecedor, ficando a cargo da loja virtual apenas o contato com o cliente.
Algo importante a ser mencionado é que o cliente não sabe que a sua loja virtual não tem estoque e utiliza o Dropshipping. Por isso, ele entende que a sua empresa é responsável por tudo e sempre vai contatá-la no caso de existir algum problema.
Vantagens do Dropshipping
As vantagens do Dropshipping são muitas. Veja algumas delas:
– Capital de giro menor: nessa modalidade não é preciso ter estoque próprio e nem pagar funcionários para cuidarem do envio, o que exige menos capital de giro para as operações;
– Facilidade para iniciar o negócio: essa é uma grande vantagem para quem planeja iniciar um negócio de forma estruturada sem ter que fazer um grande investimento;
– Aumento de catálogo: aumentar o catálogo de produtos oferecidos sem ter grandes custos para isso é talvez a maior vantagem do Dropshipping para quem busca expandir as suas operações e até mesmo explorar novos nichos de vendas;
– Ajuda a escalar o negócio: escalar o negócio é o desejo de muitos empreendedores. O Dropshipping é um excelente aliado nessa missão por permitir um crescimento em grande escala sem que haja o investimento proporcional para isso (crescer o dobro sem precisar investir o dobro, por exemplo).
Pontos de riscos
Como todo modelo de negócios, o Dropshipping apresenta riscos. Alguns fatores citados, como a escolha dos fornecedores e o contato com o cliente, podem se tornar riscos se não forem bem gerenciados.
Um fornecedor mal escolhido pode gerar grandes problemas, como o não envio de produtos, o fornecimento de produtos abaixo da qualidade do que foi comercializado e o envio de produtos errados. Por sua vez, uma falta de gerenciamento de pedidos por parte da loja virtual, principalmente no quesito relacionamento com o cliente, pode comprometer a imagem da sua marca.
É preciso estar ciente de que a venda não acaba quando o fornecedor envia o pedido e o cliente recebe, e sim quando o cliente não solicita a troca/devolução e parte, assim, para uma nova compra. Até esse momento, a transação ainda pode gerar demandas. Logo, abandonar esse cliente achando que tudo é responsabilidade do fornecedor é um erro que não pode ser cometido.
Implementação da operação
Para implementar a sua operação de Dropshipping é preciso seguir algumas etapas obrigatórias. Caso você já tenha uma loja virtual, pode ir direto para a primeira etapa. Caso ainda não tenha, será necessário cumprir a etapa e montar uma, especialmente contando com a ajuda de uma empresa especializada em e-commerce para tirar o máximo proveito dessa ferramenta.
O primeiro passo é definir o tipo de produto que você pretende comercializar e ver em qual nicho ele se encaixa. Com base nisso, é possível partir para o segundo momento, que envolve a pesquisa e a escolha dos fornecedores.
Já tendo a loja virtual montada, o fornecedor escolhido e os produtos cadastrados no site, é hora de divulgá-los para os clientes, o que pode ser feito via tráfego pago ou orgânico.
Com as primeiras vendas sendo realizadas, é possível medir o desempenho dos fornecedores, o que ajuda a aprimorar o processo e fazer o Dropshipping trabalhar a seu favor.
Essa alternativa veio para ficar e a sua utilização só tende a crescer. Assim, é válido começar a utilizá-la e obter um diferencial competitivo capaz de oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.
E que tal contar com a nossa ajuda para ter uma loja virtual de sucesso? Temos as ferramentas certas para guiar a sua empresa nessa jornada. Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!